sábado, 11 de outubro de 2025

Doutrinação reacionária

Conversa com o Gemini


https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/projeto-bolsonarista-que-iguala-socialismo-ao-nazismo-avanca-nas-escolas/

O pior é que isso foi sério. Escreva um texto crítico em tom de denúncia.

Resposta:

A Invasão da Mentira nas Salas de Aula: O Projeto que Trivializa a História para Fazer Propaganda

É com profunda indignação e um dever cívico de denúncia que assistimos ao avanço do Projeto de Lei 762/2021 na Câmara Municipal de São Paulo. A proposta, de autoria do vereador bolsonarista Rubinho Nunes, que visa incluir no currículo municipal a equiparação de "socialismo" e "comunismo" a regimes genocidas como o "nazismo" e o "fascismo", não é um ato de educação, mas sim de terrorismo intelectual e revisionismo histórico disfarçado de zeladoria escolar.

A gravidade do que está em curso é incalculável. Sob o falso pretexto de alertar sobre "riscos de regimes autoritários", o que se impõe é uma falácia política destinada a demonizar a esquerda e a reescrever a história. O nazismo, uma ideologia de extrema-direita, racista, ultranacionalista e responsável pela barbárie industrializada do Holocausto, jamais pode ser colocado no mesmo plano que o socialismo, um vasto espectro político-econômico que, em sua essência, busca a igualdade social.

Este não é um debate acadêmico. É uma operação de propaganda ideológica que utiliza o ambiente escolar — um espaço que deveria ser de formação crítica e plural — como campo de batalha para a guerra partidária. Ao aprovar um projeto que ecoa o obscurantismo e as distorções da extrema-direita global (como a referência ao extremista Charlie Kirk), a Comissão de Educação da Câmara chancelou uma agenda de doutrinação, não de ensino.

O cinismo da proposta reside em sua estratégia: desqualificar a oposição política, atrelando-a, pela força da lei, aos maiores crimes da humanidade. O resultado prático é triplo e desastroso:

Distorção Histórica: Impede a análise séria e complexa das diferenças e das causas de cada sistema, forçando uma visão simplista e maniqueísta.

Trivialização do Nazismo: Ao ser apenas mais um item numa lista de "autoritarismos" ao lado de conceitos vagos de socialismo, o horror singular do fascismo e do Holocausto é perigosamente relativizado.

Ataque à Pedagogia: Minando a autonomia pedagógica dos professores e gestores, o projeto impõe uma grade curricular ideologicamente carregada, transformando educadores em meros reprodutores de narrativas políticas.

O nome desta manobra é claro: doutrinação reacionária. É uma tentativa vil de contaminar a mente dos jovens com preconceitos políticos para atender a uma agenda partidária. A escola deve ser um farol de luz e crítica, não um instrumento de obscuridade e mentira.

É urgente que educadores, historiadores, pais e todos os defensores da verdade e da democracia se levantem contra este avanço pernicioso. O projeto não é sobre educar; é sobre manipular. E a manipulação da história, especialmente nas salas de aula, é o primeiro passo para o esvaziamento da própria democracia. É nosso dever denunciar e impedir que a mentira se torne lei e que a ignorância seja ensinada como conhecimento.

Criado com Gemini, do Google.

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