domingo, 31 de outubro de 2021

Os gigantes de Albion

Capítulo. XVI. — Albion dividido entre Brutus e Corineus.

A ilha era então chamada de Albion e habitada por ninguém, exceto alguns gigantes.

Apesar disso, a situação agradável dos lugares, a abundância de rios repletos de peixes e a paisagem envolvente de seus bosques tornaram Brutus e sua companhia muito desejosos de fixar morada ali.

Eles, portanto, passaram por todas as províncias, forçaram os gigantes a voar para as cavernas das montanhas e dividiram o país entre eles de acordo com as instruções de seu comandante. Depois disso, começaram a lavrar o solo e a construir casas, de modo que em pouco tempo o país parecia um lugar há muito habitado.

Por fim, Brutus chamou a ilha com seu próprio nome de Grã-Bretanha e seus companheiros de bretões; pois por esses meios ele desejava perpetuar a memória de seu nome. De onde, posteriormente, a língua da nação, que a princípio recebeu o nome de Troia, ou em grego grosseiro, foi chamada de Bretanha.

Mas Corineus, em imitação de seu líder, chamou aquela parte da ilha que caiu sob sua responsabilidade, Corinea, e seu povo Corineans, após seu nome; e embora tivesse escolhido as províncias antes de todo o resto, ele preferia este país, que é chamado em latim Cornubia, ou por ter a forma de um chifre (em latim cornu), ou pela corrupção do dito nome. Pois foi uma distração para ele encontrar os ditos gigantes, que estavam em maior número ali do que em todas as outras províncias tão bem para a parte de seus companheiros.

Entre os outros estava um monstro detestável, chamado Goëmagot, em estatura de doze côvados, e de tal força prodigiosa que com uma sacudida ele puxou um carvalho como se fosse uma varinha de avelã. Certo dia, quando Brutus estava realizando uma festa solene para os deuses, no porto onde eles pousaram pela primeira vez, esse gigante com mais vinte de seus companheiros se aproximou dos bretões, entre os quais fez um massacre terrível.

Mas os bretões finalmente se reuniram em um corpo, os colocaram na debandada e mataram a todos, exceto Goëmagot. Brutus havia dado ordens para mantê-lo vivo, com o desejo de ver um combate entre ele e Corineus, que sentia um grande prazer em tais encontros. Corineus, muito feliz com isso, se preparou e, jogando os braços de lado, o desafiou a lutar com ele. No início do encontro, Corineus e o gigante, de pé, frente a frente, abraçaram-se fortemente nos braços e ofegaram em voz alta, mas Goëmagot agarrou Corineus com toda a força e quebrou três de suas costelas, duas em seu lado direito e outro à esquerda. Ao que Corineus, muito enfurecido, despertou toda a sua força e, agarrando-o nos ombros, correu com ele, tão rápido quanto o peso lhe permitiu, para a próxima margem, e lá chegando ao topo de uma rocha alta, arremessou derrubar o monstro selvagem no mar; onde, caindo nas laterais de rochas escarpadas, ele foi feito em pedaços e tingiu as ondas com seu sangue. O lugar onde ele caiu, tomando o nome da queda do gigante, é chamado Lam Goëmagot, ou seja, Salto de Goëmagot, até hoje.

Godofredo de Mounmounth, Historia Regnum Britanniae.

Nenhum comentário: