quarta-feira, 6 de outubro de 2021

As origens de Hércules





O caro e eventual dileto leitor deve ter ouvido falar de Hércules e provavelmente o tem como o "arquétipo do herói ocidental".

Mas e se as origens de Hércules forem... orientais?

Sim, caro e eventual leitor. Não são apenas os Judeus e os Cristãos que são plagiadores. Os Gregos Antigos também o eram. E os Romanos Antigos também são bons copiadores, afinal, é de conhecimento de qualquer pagão decente que conhece história o fato que a estátua de Cibele foi trazida para Roma em júbilo. Aliás, Vênus, que é a versão Romana de Afrodite, que é a versão Grega de Astarte, que é a versão Fenícia de Ishtar, que é a versão Acadiana de Inanna, dos Sumérios.

Permitam-me lembrar que os mitos de Hércules são pálidos diante dos mitos de Gilgamesh, que foram inspirados pelos mitos de... Marduk.

Sim, Marduk. Provavelmente seus mitos deram origem aos mitos de Merdakle, Melqart, Mehercle, Heracles e, por fim, Hércules.

Hércules, bem como o ideal de herói, pode ter influenciado os mitos de Aquiles e, porque não dizer, os mitos nórdicos, de Bewulf e da Saga dos Nimbelungos.

Nenhum comentário: