sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Nove pés

Na Wicca tradicional, o círculo que serve como espaço de adoração tem um tamanho canônico de quase três metros. Por que esse tamanho? Nove tem todos os tipos de significados simbólicos na magia e no folclore; em particular, é o número da lua na magia cerimonial, o que o tornaria particularmente apropriado para uma religião em que a lua desempenha um papel tão proeminente quanto na Wicca. Mais mundanamente, alguns sugeriram que é o menor círculo de treze pessoas que podem caber confortavelmente. (Eu vi isso invertido, que o número tradicional de treze membros em um coven é baseado no tamanho do círculo.) Então, qual é o motivo?

Quando Gerald Gardner estava construindo a Wicca, uma das principais fontes de seus rituais era The Key of Solomon, na tradução de MacGregor Mathers. Isso é especialmente verdade para o lançamento do círculo. Aidan Kelly (p. 47) apresenta o ritual tal como se encontra na versão de 1949 do Livro das Sombras:

Tendo encontrado um lugar adequado, pegue a foice ou cimitarra de Arte ou um Athame de Bruxa, se puder obtê-lo, e cole coloque-o no centro, pegue um cordão e seria bom usar o reboque de cabo para isso e faça um laço sobre o instrumento, quatro pés e meio, e assim trace a circunferência do círculo, que deve ser traçada também com a Espada, ou com a faca de cabo preto, ou de pouco servirá, mas deixe sempre aberta uma porta para o Norte.

Esta é uma versão ligeiramente editada de um ritual na Chave:

Tendo escolhido um local para preparar e construir o Círculo, e todas as coisas necessárias sendo preparadas para a perfeição das Operações, pegue a Foice ou Cimitarra de Arte e cole-a no centro do local onde o Círculo será feito; em seguida, pegue uma corda de nove pés de comprimento, prenda uma das pontas na foice e, com a outra, trace a circunferência do círculo, que pode ser marcada com a espada ou com a faca com o punho preto. ... deixando um espaço aberto lá para o Norte ... (p. 99).

As semelhanças são interessantes, uma vez que mostram claramente que a formação do círculo Gardneriano não pode ser rastreada antes de 1888, a data de publicação da tradução de Mathers. Para o propósito deste ensaio, porém, é uma diferença que me interessa.

Na versão da Chave, somos instruídos a pegar uma corda de quase três metros e usá-la como o raio do círculo. Mas em Gardner somos instruídos a pegar um cabo de quase três metros, enrolá-lo em dois e usá-lo como o raio. O círculo na Chave teria, portanto, dezoito pés de diâmetro, com o de Gardner tendo nove pés. Esta, então, é a origem do círculo de três metros, uma modificação do círculo de dezoito metros da Chave.

Por que Gardner fez essa pequena mudança? O motivo mais provável para mim é simplesmente o tamanho: um círculo de dezoito pés não caberia na maioria das salas inglesas. Ele pode ter hesitado, no entanto, em abandonar completamente a ideia do cordão de três metros, especialmente porque os cordões figuravam em alguns dos outros rituais. O laço da corda de modo a formar um círculo de três metros teria sido uma solução atraente.

Por que a própria chave usa um círculo de dezoito pés (em outras palavras, que significado aquele tamanho teria para o (s) autor (es) da chave) é outra questão, que pode recompensar algumas pesquisas.

A questão de por que um círculo de três metros se tornou a regra tem uma resposta dupla, então. Primeiro, um tanto mágico: o tamanho foi baseado no encontrado em The Key of Solomon. Em segundo lugar, um bastante mundano: o círculo criado ali era muito grande. Assim, o círculo de quase três metros é um meio-termo entre o desejo e a necessidade.

Referências:
Kelly, Aidan A. Crafting the Art of Magic, Livro I: A History of Modern Witchcraft , 1939-1964. St. Paul, MN: Llewellyn, 1991.

The Key of Solomon the King (Clavicula Salomonis) . tr. S. Liddell MacGregor Mathers. York Beach, ME: Samuel Weiser, 1974.

Original: http://ceisiwrserith.com/wicca/circlesize.htm

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: