sábado, 23 de outubro de 2021

O problema do romantismo ideológico

Caturo, aquele pagão português estranho e avesso aos fatos históricos, étnicos e antropológicos, que mantém seu racismo e xenofobia sem se dar conta de que isso é um produto oriundo das tradições judaico-cristãs, divulga e comemora a seguinte "notícia":

"Na zona rural de Minnesota, um grupo pagão conhecido como Asatru Folk Assembly comprou uma igreja local - e a membresia é estritamente apenas para brancos. Esta associação presta culto aos Deuses nórdicos pré-cristãos e auto-denomina-se como 'religião popular' que só aceita aqueles com ancestrais do norte da Europa."

Mas será? Vamos aos fatos:

"Durante a Idade Viking, a região que hoje compreende a Dinamarca, a Noruega e a Suécia era uma colcha de retalhos ocupada por tribos muitas vezes inimigas entre si. Tinham em comum a língua, o modo de vida, a religião, a tecnologia da fabricação de barcos e a predileção por atacar ou comerciar. Pode-se dizer, de maneira geral, que havia três nacionalidades vikings e cada uma delas delimitou sua própria esfera de ação. Os suecos atravessaram o Báltico e, descendo pelos grandes rios da Europa Central, penetraram no território russo chegando até Constantinopla. Os dinamarqueses, dominaram o Mar do Norte e o Canal da Mancha, aterrorizando a Inglaterra e a França. Os noruegueses ocuparam a Irlanda, a Escócia, a Islândia e a Groenlândia."
Fonte: https://ensinarhistoria.com.br/vikings-ficcao-e-historia/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues.

"O facto de estarem alocados ao norte da europa, não faz deles um povo 100% nórdico. Os Vikings faziam trocas com a Ásia e o Médio Oriente. Também capturavam escravos em Itália, Espanha, Reino Unido, Portugal, França e Rússia, o que eventualmente fez com que muitos se integrassem na sociedade Viking. Por isso não se pode dizer que eram uma "raça pura", como se diz. Apesar de o cabelo loiro ser bastante comum nos países escandinavos, muitos Vikings eram morenos ou ruivos."

Fonte: https://www.amctv.pt/blog/11-mitos-sobre-os-vikings-que-sao-totalmente-mentira

Esses povos foram chamados de vikings pelos povos que foram invadidos por eles. Os "vikings" são bem parecidos com seus descendentes, os europeus: invadem outros povos e culturas, causa-lhe danos, pobreza, guerras e miséria. Suas contrapartes modernas, repleta de romantismo ideológico, como o Caturo, acredita realmente que os "vikings" eram uma etnia, uma "raça" e que a "religião" que professavam era uma "religião popular". Ora, a noção de "povo" é uma invenção da Era Moderna. Os povos dos quais falamos atualmente, nos referindo à Idade Antiga, não se viam assim e, como vimos, costumavam lutar entre si. Mesmo a noção de que temos das religiões antigas sofre com a falta de documentos, muito do que se diz ou se sabe da "religião antiga" é fruto do romantismo ideológico da Era Moderna.

Nenhum comentário: