sábado, 16 de outubro de 2021

O daemon no Helenismo

Daimon (Gr. Daímon , daemon . Plural é daemones . Etim. de daiomai, "distribuidor, divisor [do destino ].")

No Helenismo, a antiga religião grega, a palavra daimôn não tem conotação de mal. Na verdade, é um termo neutro, mas geralmente é usado em um contexto positivo. Daimôn se refere a um ser divino benevolente , ou uma força ou poder benevolente (há exceções) e, mais geralmente, daimôn se refere a um Deus.

Freqüentemente encontramos a palavra daimôn sendo usada para se referir a uma divindade inferior ou subordinada, mas o termo pode ser usado para qualquer Deus, bem como para seres semidivinos. A palavra daimôn também pode ser usada como sinônimo da palavra psiquê (ψυχή), a alma, mas aqui significa uma alma sem corpo mortal. No entanto, é possível referir-se à própria alma como um daimôn, mas seria mais apropriado fazê-lo ao discutir a alma como ela existe entre vidas quando está sem um corpo mortal. Disto podemos derivar uma definição: um daimôn é uma alma sem corpo mortal, seja de boa ou má natureza, seja esta alma sujeita a renascimento ou seja imortal.

A palavra daimôn foi corrompida pelos cristãos como "demônio", dando-lhe um significado pernicioso. Isso se tornou a convenção da igreja no Império Romano Ocidental de língua latina, mas no Império Oriental de língua grega, a palavra daimôn não tem esse estigma negativo. Daimôn é usado para significar qualquer alma sem corpo. Por exemplo, o Espírito Santo, parte da Trindade Cristã, é chamado de daimôn, sem nenhuma implicação negativa, e isso ainda é verdade na Igreja Ortodoxa hoje. No Ocidente, o significado negativo é onipresente e denota algo mau.

No entanto, em nossa religião, estamos cientes de daimonæs malévolos, almas de indivíduos imorais que, depois de morrer, desejam continuar seus atos nocivos. Esses seres são habitantes do céu inferior e são conhecidos como kakodaimonæs (κακοδαίμονες , plural). Kακός significa "mau" ou "mau". Eles são, geralmente, o prósyeia pnévmata (πρόσγεια πνεύματα), o pousadodaimonæs, ou seja, aquelas almas que não progrediram, que podem ter cometido crimes, e que, por suas próprias ações, são apegadas e amarradas mais perto da terra terrestre no céu inferior. Eles sussurram nos ouvidos de indivíduos suscetíveis e tentam convencê-los a tomar decisões erradas e levar uma vida perversa. Eles enganam os desavisados ​​e entregam falsos oráculos a fim de enganá-los, e aqueles que se submetem à sua traição estão sujeitos a se tornarem daimonizmós (δαιμονισμός), possuídos por um kakodaimôn (κακοδαίμων , singular).

O Agathós Daimôn (Ἀγαθὸς Δαίμων) é o oposto do kakodaimôn. Agathós significa "bom". Este é um tipo particular de daimôn, aquele que protege, um tipo de entidade tutelar que todos nós acreditamos possuir. Na verdade, existem duas variedades de Agathós Daimôn. Aquele que a maioria das pessoas conhece é o daimôn que protege a casa, mas existe outro tipo de Agathós Daimôn que protege cada pessoa, semelhante à ideia cristã de um anjo da guarda.

No nível mais fundamental, somos protegidos por nosso próprio caráter.

O caráter de um homem determina seu destino. Por que a palavra daimôn está sendo traduzida como "destino"? É porque a etimologia da palavra está conectada com o grego antigo δαίομαι , "dividir, distribuir". Daimonæs são pensados para ser de alguma forma ligado com o destino, eo destino é pensado para ser determinado pelo Mirai (Moiras, Μοῖραι ), essas três deusas que imputar ou dividem a nossa sorte. Irákleitos está aqui dizendo que nosso destino não é determinado por poderes completamente fora de nosso controle, mas, ao contrário, nosso destino é o resultado de vivermos ou não em arǽti (arete, ἀρετή), quer vivamos ou não vidas virtuosas. No entanto, há uma crença desde a antiguidade de que temos uma mão amiga nesse sentido, que existe um poder daimônico, possivelmente até uma alma, que zela por nós, e essa alma ou influência é o referido segundo tipo de Agathós Daimôn. O Agathós Daimôn é a alma de quem sacrificou uma vida em benefício de alguém a quem ama. Em outras palavras, ao invés de renascer e continuar com um novo corpo, os Agathós Daimôn colocam seus próprios interesses de lado para proteger uma alma que ela ama. O Agathós Daimôn geralmente não é um Deus, mas uma alma mais evoluída do que aquela de quem cuida.

Original: https://www.hellenicgods.org/daimon-in-hellenismos

Traduzido [resumido] com Google Tradutor.

Nenhum comentário: