segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Doze razões - segunda parte

Na última peça, critiquei a fé cristã, mas percebi que não abordei realmente as crenças pagãs. Portanto, embora isso inclua comentários sobre como o cristianismo difere, meu foco principal é o paganismo.

Então, vamos começar e ver porque eu prefiro o paganismo ao invés do cristianismo.

8. O pagão não se importa a quem você adora ou quem adora nossos deuses pagãos

Na maioria das formas, o paganismo realmente não se importa se você adora nossos deuses, o deus cristão, algum outro panteão ou nenhum deus. No passado, os pagãos adoravam deuses de diferentes culturas ao lado dos deuses nórdicos / germânicos. Certo, parece um pouco incongruente adorar o Cristo branco ao lado de Thor, mas aí está. Pessoalmente, acho que é tolice adorar o deus cristão ao lado de nossos deuses, porque o deus cristão deixou bem claro que não deseja ser adorado ao lado de deuses pagãos.

Mas, se eu quero homenagear Tyr, Skadi, Perun, Zisa e algum outro deus, isso não é grande coisa para os pagãos, na maior parte. (Sim, existem idiotas em todas as religiões, incluindo a nossa, que dirão que isso não é pagão, mas eles não são asa-papas, então ignore-os.) A parte principal do paganismo é que você aceita nossos deuses e deusas nórdicos, e é sobre isso.

Nossos deuses são daltônicos

Além disso, nossos deuses e deusas são daltônicos. Isso significa que não importa de qual etnia você vem, se você é pagão, você está conosco. Sim, existem alguns tipos folclóricos (também conhecidos como racistas) que decidiram, por alguma razão bizarra, que apenas os brancos do norte podem adorar nossos deuses, mas isso é totalmente incorreto, especialmente devido às recentes composições de DNA e minerais ósseas descobertas na arqueologia. Pessoas que ocuparam túmulos Viking provaram ser originários da Polônia, Rússia, países eslavos, países mediterrâneos (incluindo Itália e Espanha), Mongólia e Norte da África.

Aviso: CIÊNCIA! ou como sabemos de onde as pessoas vêm

Sabemos que os vikings vieram de diferentes etnias porque os cientistas analisaram os isótopos de estrôncio em seus dentes e os compararam com o solo de muitos lugares. A terra em que você cresceu deixa uma assinatura de estrôncio duradoura que é exclusiva dessa terra. Os cientistas podem determinar onde a pessoa em um túmulo específico cresceu devido ao conjunto único de isótopos. Assim, embora tenhamos apenas alguns escritos sobre um viking negro, podemos inferir a partir dos isótopos de estrôncio que aqueles que receberam sepulturas de guerreiros (ou, pelo menos, sepultamentos com túmulos) não eram apenas da Escandinávia (embora muitos fossem), muitos eram de outras regiões e de outras cores de pele. Muitos tinham pingentes de Mjolnir. Surpresa!

Os Vikings Estiveram EM TODA PARTE

Isso não deve surpreender ninguém, porque os vikings viajaram para o leste até Bagdá, para o sul até o norte da África e para o oeste até a costa leste da América do Norte. Sabemos por novas descobertas na arqueologia que havia um comércio oriental próspero entre os vikings e lugares como Constantinopla, Bagdá e várias cidades ao redor do mar Cáspio. Os vikings deixaram runas, esculturas de seus navios e outros artefatos por onde foram. Faz sentido que eles se misturassem com a população local e até conseguissem companheiros nesses locais.

Heathenry é igualitário

Portanto, faz sentido que o paganismo seja igualitário em relação a outras religiões. Os pagãos incorporaram os deuses dos outros com seus próprios deuses e adoraram todos os deuses que faziam sentido para eles.

O Cristianismo, entretanto, é uma religião de perseguidores. Tenho muitas evidências documentadas de como os pagãos eram constantemente forçados a se converter - muitas vezes sob a ponta de uma espada. A chamada perseguição cristã pelos romanos não se sustenta realmente quando comparamos os textos bíblicos aos historiadores romanos. Ocorreu perseguição? Não tenho dúvidas de que alguns sim, mas eu suspeito que essas histórias foram inventadas para fornecer mártires para a igreja.

7. O paganismo trata homens e mulheres mais como iguais; O cristianismo é misógino

Heathenry trata nossos homens e mulheres como iguais agora, e no passado, eles eram tratados quase como iguais. Sabemos que o conceito da escudeira não é uma história fantasiosa, visto que agora estamos descobrindo sepulturas com espadas e armas de guerra incluindo mulheres, cujos esqueletos foram confundidos com os de homens até que alguém pensou em fazer uma análise de DNA neles.

Misoginia como tradição cristã

Infelizmente, a maioria de nossas crenças modernas e misoginia vem de nossas tradições cristãs. Que as mulheres nunca poderiam ser guerreiras, que não tinham um papel na sociedade, a não ser produzir bebês, e que não viajavam com os homens Viking. E, no entanto, agora estamos encontrando mais e mais túmulos que supostamente tinham homens Viking contendo esqueletos femininos com espadas.

Agora, algumas pessoas desconsideram isso, dizendo que não achavam que as mulheres realmente usavam as espadas, mas como um arqueólogo tão habilmente disse : "Haveria ao menos um argumento de que a pessoa enterrada com a espada era um guerreiro, se isso pessoa era homem? " Excelente ponto.

As mulheres costumavam ser sacerdotisas chamadas Gydhja . Os pagãos reverenciavam essas mulheres e ajudavam as pessoas quando se tratava de cura, vendo o futuro e conversando com os deuses. Sim, havia padres ( Godhi ), mas as mulheres também desempenhavam um papel significativo.

Embora hoje em dia algumas seitas do Cristianismo permitam mulheres padres, isso é algo que tem ocorrido nos últimos cinquenta anos. Mesmo assim, muitas seitas - incluindo a Igreja Católica - não permitem sacerdotisas. Obviamente uma farsa e se alinha com o que está em sua bíblia.

Mulheres lutaram e negociaram ao lado de homens vikings

À parte as noções preconcebidas, sabemos por enterros que as mulheres acompanhavam os homens que recebiam isótopos de estrôncio nos dentes. E embora mais homens vikings do que mulheres viessem da Escandinávia, havia uma facção grande o suficiente em ambos os sexos que vinha de outros lugares. Em outras palavras, havia mais diversidade nas mulheres do que nos homens, mas, ao mesmo tempo, havia homens suficientes vindos de diferentes lugares que receberam túmulos no estilo viking para sugerir que as mulheres não eram escravas ou concubinas, necessariamente. Os bens da sepultura nos cemitérios sugerem que eles eram pessoas com algum status diferente de escravos.

No entanto, nem todas as mulheres que vieram com os vikings eram guerreiras. Muito provavelmente muitos deles eram comerciantes, artesãos, artesãos qualificados de mercadorias e outros trabalhadores de apoio. Claro, havia seguidores do acampamento, mas também havia a necessidade de alguém para apoiar os exércitos ou grupos de invasão, bem como estabelecer conexões com os moradores da área. Homens e mulheres poderiam facilmente preencher esse papel.

Mulheres na sociedade Viking tinham mais direitos

Sabemos que uma mulher pode se divorciar de um homem em certas circunstâncias. Também sabemos que as mulheres podem possuir terras, títulos e uma boa quantidade de propriedades, especialmente se forem viúvas. Mulheres eram sacerdotisas, e seidr era considerado mais magia feminina do que magia masculina. Freyja era uma divindade principal, ao lado de Odin e Thor. Sabemos que Freyja escolhe primeiro os guerreiros mortos - o que provavelmente inclui guerreiras. Sim, Odin fica com a segunda parte. Pense sobre isso.

Não estou afirmando que tudo era justo para as mulheres. Na verdade, vemos em nossos mitos que Odin era e poderia ser totalmente misógino. Basta ler as passagens do Havamal sobre sua crença em relação às mulheres e encerrarei meu caso.

O cristianismo é misógino

Ok, então vamos ver o que o Cristianismo diz sobre as mulheres. Paulo diz que as mulheres devem obedecer a seus maridos em Coríntios . Timothy tem um monte de besteiras. Fora da Bíblia, você tem pessoas como Martinho Lutero dizendo: “Se uma mulher ficar cansada e finalmente morrer de ter filhos, não importa. Deixe-a morrer de parto, ela está lá para fazer isso. ” Uau. Que idiota.

As mulheres quase sempre foram vítimas de caça às bruxas desde o início do cristianismo. O “Não permitirás que uma bruxa viva” na Bíblia (Êxodo 22:18) deu aos líderes religiosos uma razão para assassinar mulheres inocentes ao longo dos tempos. E embora os homens sejam pegos nessa merda, mais frequentemente as mulheres são os alvos.

6. A maioria dos pagãos aceita a ciência como um fato; cristãos, nem tanto

A maioria dos pagãos aceita a ciência e as informações que ela nos trouxe sobre como nosso mundo foi formado. Claro, temos nossa própria versão de fundamentalismo, mas, se pressionados, acho que a maioria dos pagãos aceitaria as últimas descobertas arqueológicas.

Histórias de criação nórdica

Nossa religião tem suas próprias histórias de criação. Certamente não aceitamos que o mundo foi criado em seis dias como os cristãos. A maioria de nós também não acredita que nosso mundo surgiu quando o fogo e o gelo se juntaram e fizeram com que uma vaca lambesse para criar Gigantes de Gelo e deuses. E a maioria de nós não acredita que Odin e seus irmãos mataram Ymir para criar nosso mundo. Se pressionado, eu diria que os pagãos consideram a história da criação nórdica como um mito e não um fato. Eu acredito que a história é uma espécie de alegoria, explicando a uma cultura da Idade do Bronze à Idade do Ferro como o mundo veio à existência. É uma história satisfatória que as pessoas gostam de ouvir.

As histórias da criação Viking são tradições orais, semelhantes ao jogo infantil do telefone

As histórias Viking eram tradições orais. Isso significa que eles não foram escritos. Claro, temos imagens de certas histórias que mostram que os componentes-chave ainda foram contados, mas as tradições orais mudam com o tempo. Como a história da criação foi escrita bem depois da Era Viking, é provável que tenha mudado bastante com o passar dos anos. Provavelmente, a história que as pessoas contaram antes do início da Era Viking e o que eles contaram depois que a Escandinávia foi cristianizada foram provavelmente muito diferentes, já que nossos ancestrais do norte contaram e recontaram as histórias inúmeras vezes, embelezando-as para o público, semelhante ao jogo infantil de telefone. (Ou é chamado de “operador?” Não me lembro.)

Meu ponto é que os pagãos geralmente não consideram essas histórias como evangelho. São histórias sobre nossos deuses e heróis que contêm elementos de verdade, mas não são consideradas um texto científico. Mesmo assim, temos sagas que nos levaram a descobertas como o assentamento Viking na América do Norte e outros achados arqueológicos interessantes.

5. Os pagãos consideram nossos escritos incompletos e escritos por humanos; Os cristãos acreditam que sua Bíblia é a palavra de seu deus

Idade do Bronze para os povos da Idade do Ferro escreveram a Bíblia, não seu deus. Existem tantas inconsistências na Bíblia que você realmente não pode esperar tomar o texto como lei. Os pagãos, por outro lado, sabem que nossas histórias foram transmitidas em uma tradição oral até que alguém como Snorri Sturluson as escreveu. Sabemos que não são completos e sabemos que foram influenciados pelo Cristianismo.

Também sabemos que existem temas comuns nas histórias nórdicas que lemos. Por exemplo, sabemos que Tyr sacrificou sua mão para Fenrir porque vemos imagens de Fenrir e Tyr em artefatos.

E o Havamal?

Alguns acreditam que o Havamal são escritos do próprio Odin. Não posso dizer com certeza, mas pode haver um vislumbre de verdade nisso. Ainda assim, se você acredita que Havamal são as próprias palavras de Odin, tudo bem. Ele fornece diretrizes e não leis como o deus cristão sobre como viver sua vida. São simplesmente palavras de sabedoria vindas do Pai Todo.

O Havamal contém declarações misóginas. Mas você tem que considerar a fonte - se de fato Odin a escreveu. Não considero Odin um modelo de comportamento para mulheres, e você também não deveria. Então, como qualquer coisa, os pagãos interpretam a história com cautela. Ou deveriam.

Os pagãos aceitam Gnose Pessoal Não Verificada ou UPG (mais sobre isso mais tarde)
Como pagãos, aceitamos que os deuses pagãos ainda estão por aí e falam conosco pessoalmente. Não exigimos uma igreja para ouvir nossos deuses.

Ok, eu já defendi o suficiente por que o paganismo é infinitamente melhor do que o cristianismo. Espero ter um encerramento em breve. Mais uma vez, tire o que quiser disso e me diga o que você acha na seção de comentários.

Original: https://www.rationalheathen.com/2021/05/17/12-reasons-why-i-follow-the-heathen-gods-and-not-the-christian-one-part-two/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: