sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O outro povo

Faz tempo que eu tinha visto esse “folheto pagão” e demorou um bocado para achar novamente. Eu creio que eu tenho o dever de traduzi-lo.

Vamos a uma apresentação:

Escrito originalmente por Oberon Zell-Ravenheart, da Church of All Worlds, a primeira igreja pagã legalmente reconhecida nos Estados Unidos (os Frosts começaram a primeira igreja Wiccan legalmente reconhecida nos Estados Unidos). Foi impresso em folhetos por Pete Pathfinder da Aquarian Tabernacle Church, uma igreja pagã no estado de Washington”.

A capa lembra muito os folhetos criados por Jack Chick, conhecido cristão fundamentalista [embora eu considere uma redundância falar “cristão” e “fundamentalista”]. A contracapa tem o seguinte aviso [traduzido]:

“Este folheto tem a intenção de parodiar a literatura de ódio publicada por outros, literatura que ataca as crenças dos outros, exceto, evidente, a religião patrocinada pelos seus autores. Não tem a intenção de fazer proselitismo para o Paganismo, uma vez que pagãos não fazem proselitismo. Não há necessidade de converter quando se crê, como nós cremos, que todos os rios desembocam no mar. Dito isso, os pagãos acreditam que todas as religiões, quando seguidas por pessoas sinceras, conduzem ao Centro, para qualquer forma que se considere  divina. Nós esperamos que este folheto lance alguma luz sobre as origens dos pagãos, conforme documentado pela bília cristã. Nós não queremos desrespeitar, mas nós apontamos que a bíblia é clara sober Adão e Eva não serem os primeiros humanos criados e sobre a existência de outras pessoas, pessoas não escolhidas por Jeová, o Deus de Israel, como sendo seu povo. Essas pessoas foram os povos pagãos originais da Terra. Nós esperamos também rir, embora o assunto seja real o suficiente, pois, como pagãos, nós sabemos que a alegria e a reverência andam de mãos dadas e nós tentamos não nos levar muito a sério, como algumas outras pessoas fazem. A vida é muito curta e breve, nós acreditamos que todos viveremos mais se tentarmos aproveita-la aqui e agora, especialmente porque também acreditamos que esta vida não é um ensaio geral para outra coisa, a vida é isso e nós fazemos da vida um Paraíso ou um Inferno, por nossas próprias ações. Nós realmente criamos a nossa própria realidade”.

Eu vou pular a parte onde cita o nome do autor, a organização à qual este pertence, o nome do desenhista que fez as ilustrações e os avisos de copyright. Eu passo, então, para o conteúdo dos quadrinhos que estão no folheto.

Ezequiel: Eu não sei se devemos ir nessa casa, Enoque. Eu ouvi falar que pecadores realmente impenitentes vivem aqui.

Enoque: Que vergonha, Ezequiel! Ninguém precisa mais de nossa ajuda do que esse pobres desgraçados que vagueiam pelas trevas.

Enoque: Bom dia, senhor! Nós estamos aqui para dividir a Boa Nova de Jesus Cristo com você!

[morador]: Que bom...

Ezequiel: Sim, senhor! Você, também, pode ser salvo, não importa quão graves forem seus pecados, Deus irá te perdoar!

[moradora]: Querem chá de camomila?

Enoque: Deus quer te perdoar por seus pecados, senhor. Ele quer transformar sua vida...

[morador]: Ah, sim... isso é legal, mas eu realmente não preciso disso. Ah, você quer limão ou mel?

Ezequiel: Todos nós precisamos da salvação, senhor. Mesmo que você nunca tenha pecado em sua vida e todos nós pecamos, você carrega o Pecado Original.

[morador]: Mas isso não se aplica a nós! Nós não precisamos da salvação porque nós somos o “outro povo” e nós não temos o seu Pecado Original.

Enoque: Mas todo mundo tem o Pecado original. Todos nós nascemos pecadores.

[morador]: Não. Está tudo na sua bíblia. Aqui, deixe-me ver e eu irei te mostrar exatamente onde a bíblia diz isso...

[morador]: Ah, aqui está, bem no Genesis!

Ezequiel: Eu te disse, Enoque!

[citação]: Genesis 1:26 - E disse [Elohim]: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

[morador]: Então, Elohim é um coletivo da língua hebraica que inclue tanto masculino quanto feminino e poderia ser devidamente traduzido como “Deuses” ou “Panteão”.

[citação]: Genesis 1:27 - E criou [Elohim] o homem à sua imagem; à imagem de [Elohim] o criou; homem e mulher os criou.

[citação]: Genesis 1:28 - E [Elohim] os abençoou, e [Elohim] lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

[morador]: Está bem claro que aqui nós estamos falando da criação original da espécie humana: macho e fêmea. Todos os animais e plantas foram criados nos versículos anteriores. Isso aconteceu antes do Jardim do Eden e Jeová não é mencionado como o criador dessas pessoas. O capítulo seguinte fala como Jeová, um simples membro desse Panteão, vai organizar seu pequeno Jardim do Eden e fazer seu pequeno homem habita-lo. O Jardim do Eden foi um tipo de experiência pessoal de Jeová.

[citação]: Genesis 2:7~9 - E formou [Jeová] o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o [Jeová] um Jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E [Jeová] fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

[citação]: Genesis 2:15~17 - E tomou [Jeová] o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. [Essa parte é crucial, anote as palavras precisas de Jeová] E ordenou [Jeová] ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

[morador]: Essas palavras são fatídicas. Nós voltaremos a esta advertência mais tarde na história. Então Jeová decide fazer uma mulher para o homem. Não se esqueça que o Panteão tinha criado anteriormente toda uma população de pessoas, machos e fêmeas, que estavam presumivelmente em algum lugar fora do Jardim do Eden. Mas o pequeno experimento irá desdobrar seu próprio destino.

[citação]: Genesis 2: 21~22 - Então [Jeová] fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que [Jeová] tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

[morador]: Isso mesmo. O pequeno homem pariu uma mulher. Certamente ele o fez. Mas, ainda assim, é assim que essa história é contada na bíblia.

[citação]: Genesis 2:25 - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

[morador]: Bem, evidente que não! Por que teriam? Mas preste bastante atenção a estas palavras, pois elas irão em breve provar serem significantes. Agora, a próxima parte é onde vai ficar interessante. Aparece a Serpente.

[citação]: Genesis 3:1~5 - Ora, a Serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que [Jeová] tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que [Jeová] disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Disse a mulher à Serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse [Jeová]: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a Serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque [Jeová] sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deuses, conhecendo o bem e o mal.

[morador]: Que declaração admirável! “Abrirão os vossos olhos, e sereis como Deuses, conhecendo o bem e o mal”. A Serpente contradiz Jeová diretamente. Obviamente, os dois não podem estar certos, então um deles deve estar mentindo. Qual deles, você pode adivinhar? E, se a Serpente fala a verdade, você não iria querer comer desse fruto mágico? Não seria uma boa coisa, ser “como os Deuses, conhecendo o bem e o mal”? Ou é preferível permanecer na ignorância? Essa ideia merece alguma reflexão.

[citação]: Genesis 3:6~7 - Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

[morador]: O autor faz uma suposição interessante: de que se você perceber que está nu, você irá querer se cobrir . Futuras implicações irão se desdobrar em breve. Então o homem e sua esposa se escondem entre as árvores.

[citação]: Genesis 3:9~11 - E chamou [Jeová] a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E [Jeová] disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

[morador]: E então o sinal da queda tornou-se vergonha. Anote isso. Os descendentes de Adão e Eva serão distinguidos através da história de virtualmente todas as outras pessoas pelo seu tabu corporal obsessivo e sentirão vergonha por estarem nus. Isso quer dizer que aqueles que não sentem vergonha por estarem nus estão, por definição, livres de carregar a herança do Pecado Original.

[morador]: Aqui nós chegamos ao ponto crucial da queda. Jeová disse, a respeito da fruta da árvore do conhecimento que, “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. A Serpente, por outro lado, contradisse Jeová e disse: “certamente não morrereis” e “[Jeová] sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deuses, conhecendo o bem e o mal”. Então, o que realmente aconteceu? Quem mentiu e quem disse a verdade sobre esse fruto mágico? A resposta é dita nesse versículo.

[citação]: Genesis 3:22 - Então disse [Jeová]: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente”.

[morador]: Isso não é curioso? Por que não, eu imagino? Entendeu? Jeová admite que ele mentiu! De fato, nas palavras dele, a Serpente falou a verdade! Além disso, Jeová disse aos demais Deuses que ele pretende expulsar Adão [e Eva] para evitar que ele adquirisse a imortalidade juntamente com o seu conhecimento divino recentemente adquirido. Para evitar que ele, em outras palavras, se tornasse Deus! Então quem, nessa história, se tornou um benfeitor da humanidade e quem se tornou um tirano? A Serpente nunca mentiu!

[morador]: Isso resume a queda. Mas a história de Adão e Eva não termina aqui.

[citação]: Genesis, 3:23 – [Jeová], pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Genesis 4:1~5 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim [...]. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta [para Jeová].

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou [Jeová] para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

[morador]: Bem, você não ficaria? Ambos os irmãos trouxeram suas oferendas, mas Jeová rejeitou os vegetais e aceitou apenas o sacrifício de sangue. Isso se tornaria um horrível precedente.

[citação]: Genesis 4:8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

[morador]: Maldito e marcado como homicida, [Genesis 4:16] “E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden”. Fica implícito na frase que Jeová era uma divindade local e que não era onipresente. Agora, de acordo com Genesis, o Eden estava situado na fonte dos rios Eufrates e Tigre. O “lado oriental do Eden”, portanto, pode ser em algum lugar na orla do Mar Cáspio, no território indo-europeu. Cain se estabeleceu ali, entre os habitantes de Node, casando-se com uma mulher local. Aqui é citado pela primeira vez o “outro povo”, os pagãos, que não são descendentes de Adão e Eva.

[morador]: Vamos olhar essa história de outro ponto de vista. Existia, há cerca de seis mil anos atrás, uma pequena comunidade no Mar Cáspio, na Terra de Node, quando esse garoto com uma terrível cicatriz conta uma história bizarra como seu pai e mãe foram criados por Jeová, sendo responsáveis pela guarda de um belo jardim em algum lugar ao oeste e como eles foram banidos por ter comido um fruto mágico de Deus. Ele conta que matou seu irmão , que esse Deus só aceita sacrifício em sangue e ele recebeu dele essa cicatriz horrível para que todos soubessem que ele era um homicida. Ele acreditava que ele estava maculado pelos pecados de seus pais que, de alguma forma, estava em seu sangue e irá continuar a contaminar seus descendentes. Uma de nossas curadoras teve pena e casou-se com ele. [Genesis 4: 17] “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque”.

[morador]: Bom, com o seu único filho sobrevivente até então não indo tão bem, Adão e Eva decidem tentar de novo. [Genesis 4: 25~26] “E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome [de Jeová].

[morador]: Veja, não é mencionada de onde a esposa de Sete veio. Outra mulher de Node, possivelmente, ou talvez outra comunidade neolítica. Mas o povo dela também não é descendente de Adão e Eva e deve ser contado entre o “outro povo”. Mas o que aconteceu com Adão? Afinal, depois de ter advertido para não comer do fruto do conhecimento, Jeová disse que “dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Então, quando Adão morreu?

[citação]: Genesis 5:4~5 - Depois que gerou Sete, Adão viveu 800 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 930 anos e morreu.

[morador]: Adão viveu o total de 930 anos e gerou muitos filhos. Nada mal para um homem a quem foi dito que morreria no dia seguinte!

[morador]: Fica claro que não são descendentes dos Semitas, que não são descendentes de Adão e Eva, não compartilham o Pecado Original ligado a eles. Uma vez que a história da bíblia é a história de Adão e Eva e seus descendentes e de sua relação especial com Jeová, segue-se que esta não é a história do resto de nós. Nós podemos ser descendentes do povo da esposa de Caim, ou da esposa de Sete, ou de algum outro, mas qualquer que seja o povo que o restante de nós seja, nós somos o “outro povo” que é continuamente citado na bíblia. Outros livros da bíblia estão cheios com advertências aos seguidores de Jeová para que [Jeremias 10:2] “"não aprendam as práticas das nações [...]”.

[morador]: [Levitico 18:3] “Não procedam como se proce­de no Egito, onde vocês moraram, nem como se procede na terra de Canaã, para onde os estou levando. Não sigam as suas práticas”. Para Jeová, como ele claramente enfatiza, ele não é o Deus dos pagãos. Nós temos nossa própria linhagem e herança. E nossa história não é a história da bíblia. Nós não somos bonecos de barro feitos por um Deus, tirados do pó do chão. Nós nascemos de nossa Mãe, a Terra e nós evoluímos através dos séculos em seu abraço carinhoso.

[morador]: Nós não nascemos em pecado, nós não precisamos da salvação e não precisamos de um messias para resgatar nossas almas pecaminosas. Nem Paraíso nem Inferno é o nosso destino após a vida, nós temos os nossos próprios vários arranjos com os nossos vários Deuses. A bíblia não é a nossa história, nós temos a nossa própria história para contar e elas são muitas e diversas. Aprenda muito mais, lendo sobre religião comparada e suas histórias em sua biblioteca local.

[moradora]: Eles parecem bons companheiros, querido, mas muito quietos.

Ezequiel: Eu te disse, Enoque.

Enoque: Ah, cale-se Ezequiel.

Original: http://serpentinegrove.com/The_Other_People.htm

Traduzido [com edições] com Google Tradutor.

Trechos citados foram coletados no site https://www.bibliaon.com

Nenhum comentário: