sexta-feira, 8 de outubro de 2021

O estelionato esotérico

Eu sou uma pessoa privilegiada, por procurar, pesquisar e ler um pouco de tudo. Então eu fico à vontade para analisar e criticar o Advaita Vedanta e a não-dualidade. O interessante de eu efetivamente ter lido sobre o Advaita Vedanta é que fica fácil entender os grupos que vivem de vender fórmulas mágicas de sucesso, prosperidade e abundância.

Muitas águas passaram por esse rio. O Ocidente tem um longo histórico em invadir e roubar outros países [Neocolonialismo]. A burguesia é mestra em copiar e assimilar conceitos culturais, filosóficos, místicos e esotéricos de outros povos para parecer culto e sofisticado.

Eu falei sobre a Teosofia. Essa escola é, em si mesma, uma mistura de diversas escolas esotéricas. A senhora Blavatsky não teve qualquer escrúpulo ao se apropriar de trechos e obras de outras culturas para estabelecer sua doutrina esotérica.

Mas a senhora Blavatsky não foi a única. O genial Aleister Crowley sucumbiu diante da egitomania que dominava o cenário esotérico.

Igualmente falso e fraudulento é a Yoga tal como é comumente conhecida, bem como o Hare Krishna. Essas práticas espirituais são arremedos e adaptações da exploração comercial capitalista ocidental do Esoterismo Seven-Eleven.

Mas espere que tem muito mais. O sucesso da obra “O Segredo”, que pode ser resumido na “Lei da Atração”, que deu início à picaretagem da Programação Neurolinguística, apenas muda o nome do bode expiatório de “corpo” [tal como aponta a espiritualidade judaico-cristã] para “mente”, “pensamentos” e até “emoções”.

“Em linhas gerais, a lei da atração postula que você pode alcançar tudo o que quiser apenas com a condição de querê-lo o suficiente e de visualizá-lo com intensidade. Em outras palavras, o universo se encarregaria de satisfazer os seus desejos. Pelo mesmo princípio, o pensamento negativo atrairia eventos negativos”.

[https://lifeterapias.com.br/os-perigos-da-lei-da-atracao-de-do-segredo]

“Como a lei da atração é baseada na ideia de que a realidade é composta de pensamentos, os resultados que podemos obter, dependendo de como visualizamos nossos objetivos, podem ser materiais ou, digamos, imaginários. Agir como se os resultados esperados tivessem sido alcançados é, por si só, obter os resultados esperados”.

[https://maestrovirtuale.com/a-lei-da-atracao-e-o-segredo-pseudociencia-com-massa-quantica/]

“A chamada Lei da Atração é um tipo de lei que muitas pessoas acham atrativa. Ela provê a ilusão de que elas possuem o controle da própria vida. Tudo o que eu tenho de fazer é mudar minhas atitudes e intenções e eu irei atrair dinheiro como um ímã (ou perder peso, ou qualquer coisa que você queira alcançar). Se não funcionar, é minha culpa pois não mudei as minhas atitudes e intenções genuinamente”.

[...]

“A Lei da Atração originou-se no século 19 em um movimento chamado de Movimento Novo Pensamento. Um proponente da ideia foi William Walker Atkinson (1862-1932), que atribuía a recuperação de vários desastres financeiros, físicos e psicológicos à crença. Ele escreveu um número de livros populares sobre isso. A crença no poder da crença tem sido uma mensagem bastante atrativa para milhões de pessoas por centenas de anos, embora não haja sequer nenhuma evidência para suportar isso, apenas anedóticas. Tudo isso, de acordo com a ciência, não passa de efeito placebo. Testes científicos relacionados ao poder da crença na cura de doenças sérias foram totalmente negativos. Aqueles que alegam que algo deu certo em virtude de orações e de pensamentos positivos são motivados mais pelo desejo de acreditar do que pela real evidência. O mesmo é dito para testes científicos da habilidade que as pessoas têm de afetar algo físico usando apenas o pensamento”.

[https://universoracionalista.org/nao-existe-lei-da-atracao/]

Portanto, toda e qualquer pessoa que se apresente dizendo que tem essa fórmula mágica que vai te conceder sucesso, prosperidade e abundância é um farsante, um falsário, um estelionatário. O “produto” ou “serviço” que ele [ou ela] tem a oferecer é uma salada que mistura filosofia hindu, teosofia, neurolinguística e metafísica quântica [uma enorme baboseira baseada na física quântica].

O que eu posso dizer é baseado em meus estudos e experiências. Esqueça essa ideia ridícula de que a mente constrói a realidade. Quando nós falamos, conceitualmente, que semelhante atrai semelhante, isso deve ser entendido como algo comportamental, no sentido de afinidade. Quando se fala em energias, o mais provável é que aconteça a lei de Pierre de Maricourt: “opostos se atraem, iguais se repelem”.

O que nós podemos fazer é analisar nosso pensamento e memória, removendo o esbulho emocional que certamente influenciou nossa interpretação sobre esse evento, tentando entender sobre outra perspectiva e, com alguma sorte e esforço, sermos capazes de superar, perdoar e aceitar.

Você só pode mudar a imagem que você formou dos fatos, não os fatos em si mesmos. Entender os eventos, as pessoas envolvidas e você mesmo podem resultar no fim da culpa, do medo, do remorso e da mágoa.

Mas isso não significa que você deve negar ou esquecer a experiência, pois “quem esquece o passado está condenado a repeti-lo”.

Você consegue ser uma pessoa melhor e mudar seus hábitos e comportamentos. Mas isso não vai mudar magicamente as leis da vida, da natureza, ou o comportamento das outras pessoas. Esse passado e experiência foram fundamentais para a sua história, o seu crescimento e amadurecimento.

Isso deve ser entesourado. Nós devemos [além de perdoar, aceitar e superar] agradecer pela oportunidade, sobretudo agradecer aos nossos ancestrais e Deuses, pois vem deles [diariamente] a força e disposição que nós precisamos para seguir nessa caminhada.

Nenhum comentário: