terça-feira, 5 de outubro de 2021

Doze razões - terceira parte

Um cristão me perguntou na seção de comentários porque eu sigo os deuses pagãos. Tenho muitas respostas sobre o motivo, e é por isso que você pode ler sobre isso na Parte Um e na Parte Dois .

Por favor, note que essas não são as únicas razões pelas quais eu sou um pagão, e porque um cristão perguntou, eu quero apontar a loucura óbvia por trás de suas crenças também. Olha, eu engoli o Kool-Aid cristão por anos e, eventualmente, minha lógica venceu. Eu provavelmente teria permanecido agnóstico ou até mesmo me tornado ateu, não fosse por Tyr e Thor. Mais sobre isso mais tarde. Vamos examinar os últimos quatro motivos (e o quinto motivo do bônus).

4. A história de todo o Cristo é absurda por várias razões

Oiy! Estou de volta a criticar o Cristianismo novamente. Mas vamos falar sobre o mito de Cristo por um momento, certo? Eu voltarei a explicar porque sigo os deuses pagãos em um momento. A Bíblia Cristã vai para uma vasta linhagem de José - que tecnicamente NÃO era o pai de Jesus de acordo com o mito, mas provavelmente era - desde Adão e Eva.

Problemas de tempo ou você pode perguntar ao médico sobre isso

Você sabia que eu precisava conseguir uma referência ao Doctor Who de alguma forma. Então, por que não, já que estamos falando do passado?

Toda a “geração” de Jesus é basicamente a besteira que os criacionistas usam para justificar sua crença de que a Terra tem apenas 6.000 anos. Isso e todos os outros “geram” e afirmam que alguém viveu 500 anos aqui e 1000 anos ali. Não importa que a ciência tenha provado que a Terra tem vários bilhões de anos e não havia como os humanos existirem por apenas 6.000 anos . Sabemos por meio da arqueologia que o Homo Sapiens - nossa raça - existe há cerca de 200.000 anos , de acordo com o registro fóssil. Isso não inclui nossos ancestrais hominídeos que vieram antes de nós.

A Terra tem bilhões de anos. Deixe isso para trás.

Sabemos que o registro fóssil é legítimo. Sabemos que milhares de arqueólogos, paleontólogos e geólogos não estão em uma conspiração gigantesca para encobrir a “verdade”. Merdas como essa simplesmente não acontecem. Claro, houve boatos . Mas sabemos que são fraudes porque algum cientista realmente se adiantou e disse que tinha que ser.

A ciência nem sempre está certa, mas essa é a beleza disso. Fazemos as melhores suposições informadas possíveis com a quantidade de dados de que dispomos (hipóteses e depois teorias). Quando se apresenta um fato novo que vai contra o que acreditamos, modificamos nossas declarações de acordo. Estamos certos de que algumas teorias são de fato fatos (com base na prova física e repetível), como a teoria da gravidade.

Sabemos que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos, pelos registros geológicos e fósseis. Sim, é uma grande diferença em relação aos 6.000 anos que os Cristãos da Nova Terra afirmam que é. Então, toda a coisa do Jardim do Éden não poderia ter acontecido. A prova da idade da Terra tem a ver com medidas e fatos. A prova que os cristãos da Nova Terra têm? Um livro escrito por um grupo de pessoas da Idade do Bronze. Hmm. Eu me pergunto qual é o mais preciso?

A Terra não foi feita em seis dias, não havia Adão e Eva (ou Ask e Embla, por falar nisso), e não havia um Jardim do Éden. Essas são apenas histórias para fornecer uma resposta a um grupo de povos do deserto sobre como o mundo foi criado. Muito disso é alegoria, semelhante às nossas próprias histórias. Mas as pessoas olham para a Bíblia como se fosse um texto científico. Não é.

Todo o sacrifício da crucificação não faz sentido

Jesus supostamente morreu pelos pecados do mundo por causa do “Pecado Original” herdado - ser Adão e Eva comendo o fruto da Árvore do Conhecimento. Isso Yahweh colocou lá. Junto com uma cobra.

Yahweh decide punir os humanos por serem tolos ignorantes, fazendo com que seus descendentes herdem o pecado de seus pais. Em seguida, envia seu filho (que é o deus deles) e se sacrifica para se livrar do pecado. So que, ele não faz. Você tem que ser batizado para limpar isso. E as pessoas ainda pecam apesar do batismo. Então, Jesus morre e permanece morto por um fim de semana de três dias. Para se apaziguar.

O que?

Ok, se não há Adão e Eva, Jardim do Éden, etc, então por que Jesus passou pelo sacrifício para supostamente nos purificar desse pecado?

E Jesus desaparece em um sopro de lógica ...

3. O paganismo sempre me fascinou

Juro pela verdade dos deuses aqui: se eu não fosse um pagão ou pagão, provavelmente seria agnóstico ou até mesmo ateu. Na verdade, antes de me tornar um pagão, estava no caminho do ateísmo. Mas, algo sempre me impediu de ser ateu, e por causa disso, eu sigo os deuses pagãos.

Crescendo Cético

Quando eu era jovem, rapidamente descobri que Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa não existiam. Eu diria que antes dos cinco anos já tinha tudo planejado. Isso não significa que eu não queria acreditar em coisas sobrenaturais. Pelo contrário. Eu procuraria fadas, elfos e outras criaturas na floresta fora de minha casa.

Lembro-me de algumas crianças falando sobre “fadas” em um lugar que eu conhecia. Questionando-os sobre as fadas, percebi que estavam falando sobre sementes de dente-de-leão e barba de cabra, e não sobre gente pequenina de verdade. Fiquei, como você pode imaginar, bastante decepcionado. Então, eu praticamente decidi que eram todas atividades de imaginações hiperativas. Dito isso, nunca tive o prazer de conhecer Landvaetr . Eu conheço muitos pagãos na Internet que lidam com eles, então sou agnóstico quando se trata deles.

Histórias sobre os deuses me intrigaram o suficiente para seguir os deuses pagãos
Lembro-me de quando criança era totalmente fascinado por histórias sobre Loki e Thor. A história de Tyr sobre como ele sacrificou sua mão. Maçãs de Idunn. O edifício de Asgard. As histórias me inspiraram de uma forma que a Bíblia nunca poderia. Eram ótimas histórias sobre deuses com quem eu poderia me relacionar. As histórias contavam com humor, coragem, confiança, honra, traição, amor e abnegação. A bíblia pode ter essas coisas, mas as histórias nunca me atraíram, exceto quando falavam sobre anjos.

Crescendo com Runas, Tolkien e Fantasia

Eu estava na sexta série quando fui apresentado a O Hobbit de Tolkien . Um professor meu - em uma escola paroquial, nada menos! - leu O Hobbit e O Mágico da Terra de Ursula K. LeGuin .

Isso, isso era o que eu queria. Principalmente Tolkien. A história, enquanto ficção, continha algumas verdades antigas. Anões minam e criam coisas lindas. Elfos leves cantam e estão em sintonia com a natureza. Trolls são perigosos; dragões acumulam ouro. As obras de Tolkien foram inspiradas nas histórias pagãs. Mesmo que ele tenha crescido como católico - algo que ele e eu tínhamos em comum - ele usou seu conhecimento para pintar um mundo pagão imaginativo.

Meu irmão abertamente cristão deve ter sido atingido por Thor ou outro dos deuses nórdicos, porque eles me deram minhas primeiras pedras rúnicas. Logo memorizei o Futhark mais velho. Voltei às pedras repetidas vezes, mesmo quando realmente não acreditava nelas. Eles geralmente me deram bons conselhos ao longo dos anos.

2. Minhas crenças são minhas. Não preciso seguir um conjunto de regras ridículas para obter uma recompensa

Embora eu seja altamente opinativo quando se trata de minhas crenças (não, realmente ?!), no final minhas crenças são minhas. Suas crenças são suas. Contanto que isso não impeça a liberdade de outra pessoa ou não infrinja a lei, você pode acreditar no que quiser. Posso pensar que você é um idiota, um racista ou um idiota de reconhecimento, mas se você não está violando leis, assassinando inocentes ou impedindo as pessoas de adorarem nossos deuses, não me importa.

Meus Deuses não se importam com as minúcias da minha vida cotidiana

Honestamente, há dias em que não tenho sido o meu melhor. Acho que há dias em que você não é o seu melhor. Mas tentamos ser honrados se somos pagãos. Isso significa viver de acordo com um código de conduta moral. Nossos deuses aceitam isso.

É improvável que Thor me abata porque estou atrasado nas postagens. Freyja e Freyr não vão ficar chateados porque eu não pude cozinhar um porco assado em <nomeie um feriado pagão>. Tyr não vai me punir porque procurei outra religião, ou praguejei fortemente quando caí e machuquei um joelho. Eles querem que eu me comporte com honra, o que faz parte da ética da reciprocidade . A base da ética da reciprocidade afirma tratar as pessoas da maneira como você deseja ser tratado, também conhecida como Regra de Ouro . O paganismo aceita isso porque não trate os outros da maneira que você não quer ser tratado . Em outras palavras, faço o meu melhor e percebo que sou humano com falhas humanas. Os deuses sabem disso.

Olha, eu sei que alguns de vocês são homossexuais, praticam poliamor ou são trans. Eu não sou. Sou heterossexual e monogâmico. Essa é minha escolha. Qual é a sua escolha não me preocupa, contanto que você não esteja explorando menores ou prejudicando animais. Eu vejo você como uma pessoa, e se acontecer de você ser um idiota, então não gosto de você. Mas a sexualidade não entra na equação, seja você meu amigo ou não, e suspeito que o mesmo se aplique aos nossos deuses. Duvido seriamente que os deuses se importem com o que você faz em seu quarto, desde que seja entre adultos consentindo. É quando você viola juramentos, comete adultério ou mata alguém que a pessoa fica seriamente ofendida.

Meus Deuses se importam com o mundo

Muitos deuses pagãos são deuses da natureza. Isso significa que seus poderes vêm da natureza. Assim como Skadi traz o frio e a neve, Thor traz os raios e a chuva. Sif e Freyr trazem a colheita. Nossos deuses fazem parte do nosso mundo e, sim, dói-lhes quando os humanos o contaminam. Os humanos não receberam a administração do mundo; somos parte dela e devemos viver de acordo com suas leis. É tolice quando as religiões tratam nosso mundo como se o possuíssemos. Ok, estamos aqui e somos a espécie dominante, mas pelos deuses, muitas coisas como doenças, asteróides e vulcões podem nos varrer da face da Terra.

Como pagãos, precisamos mostrar respeito à natureza e sua generosidade. Nem tudo deve ser pavimentado, construído ou controlado de outra forma. Ainda estamos à mercê do clima, terremotos e outras catástrofes naturais. Precisamos trabalhar com nossos deuses e os Landvaetr para tratar nosso mundo como o único lugar em que vivemos. Porque vivemos.

1. Eu conheci e me comuniquei com meus deuses

Esta é provavelmente a crença mais controversa, mas sim, eu conheço Tyr, Thor, Odin, Freyr, Freyja, Loki e uma série de outras divindades. Isso é puro UPG ou Gnose Pessoal Não Verificada . Eles me visitam em sonhos. Eles falam comigo durante a meditação ou ocasionalmente em outros momentos. Eu conheci Odin pessoalmente. (Me assustou.) Tyr me possuiu por um curto período de tempo. (Foi estranho - não pergunte). Tenho sentido amor por eles e posso sentir seu amor por mim. E isso é bom.

Meus deuses trabalham com os vivos. Minha recompensa não vem depois que eu morrer; minha recompensa está aqui e agora, dia após dia. A vida é uma dádiva e vale a pena ser vivida.

Já sei para onde irei quando morrer. Não é o caso de quanta penitência eu faço, ou se eu acredito nelas. O fato de eu saber que eles estão conosco apenas melhora o negócio. Estou feliz que eles foram pacientes o suficiente para me convencer de que existiam.

Motivação Bônus: a maioria dos cristãos são idiotas

Para tornar este post ridiculamente longo ainda mais longo, eu tive que adicionar esta crítica aos cristãos. A maioria dos cristãos são idiotas. Claro, existem cristãos que são legais. Assim como conheço bons e gentis ateus, agnósticos, judeus, wiccanos, muçulmanos e pessoas de outras religiões. O problema que tenho é que muitos cristãos tendem a ser egoístas e farisaicos. Eles “sabem” porque crêem em Jesus que irão para o céu, não importa o que façam. Eles usam sua fé na manga. E eles não fariam boas obras se não lhes desse pontos de brownie no céu. Eles se tornam passivo-agressivos quando você não concorda com eles, dizendo que eles orarão por sua alma. Adivinha? Eu não preciso da atitude de hipocrisia deles.

Também tive cristãos que presumiram que, como não sou cristão, não tenho um código moral de conduta. Eles estão errados, é claro. De fato, tenho um código de conduta e me ressinto de suas implicações. Não preciso de um deus para me dizer para fazer a coisa certa (embora Tyr tenha reclamado quando eu estraguei tudo). Tento muito viver com honra. Às vezes consigo.

Acho que já escrevi o suficiente sobre o assunto. Como sempre, sinta-se à vontade para me dizer o que você pensa na seção de comentários.

Original: https://www.rationalheathen.com/2021/06/02/12-reasons-why-i-follow-the-heathen-gods-and-not-the-christian-one-part-three/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: