quinta-feira, 14 de outubro de 2021

A árvore huluppu

Nos dias de outrora, nos dias distantes de outrora, nas noites de outrora, nas noites longínquas de outrora, nos dias de outrora, nos dias distantes de outrora, depois de dias passados, todas as coisas necessárias foram trazidas à existência, depois de dias passados, todas as coisas necessárias foram encomendadas, depois que o pão foi provado nos santuários da Terra, depois que o pão foi assado nos fornos da Terra, depois que o céu foi afastado da terra, depois que a terra foi separada do céu , depois que o nome do homem foi corrigido, depois que An levou o céu , depois de Enlil tinha levou a terra, depois que Ereshkigal foi levada para o mundo inferior como seu prêmio.

Depois que ele zarpou, depois que o pai partiu para o mundo inferior , contra o rei, os pequenos foram lançados, contra Enki, os grandes foram lançados, suas pequenas pedras da mão, suas grandes pedras de junco dançante, a quilha do barco de Enki, domina a batalha como uma tempestade de ataque, contra o rei, a água na proa do barco, devora como um lobo, contra Enki, a água na parte traseira do barco, ataca como um leão.

Era uma vez, uma árvore huluppu, que tinha sido plantado na margem do Eufrates, foi regada pelo Eufrates. A violência do Vento Sul arrancou suas raízes, arrancou sua copa, o Eufrates a carregou em suas águas.

A mulher, vagando de medo com a palavra de An, vagando com medo pela palavra de Enlil, pegou a árvore nas mãos e trouxe-a para Erech:

“Eu vou trazê-lo para o puro jardim de Inanna.”

A mulher cuidou da árvore com a mão, colocou-a ao lado do pé, Inanna cuidou da árvore com a mão, colocou-a ao lado do pé.

"Quando será um trono para eu sentar ", disse ela,

“Quando será uma cama para eu deitar?”, disse ela.

A árvore cresceu grande, seu tronco não tinha folhagem, em suas raízes a cobra que não conhece encanto montou seu ninho, em sua copa o pássaro Imdugud colocou seus filhotes, em seu meio a empregada Lilith construiu sua casa.

A empregada, sempre rindo, sempre alegre, a empregada de Inanna - como ela chora! Quando a luz quebrou , enquanto o horizonte clareou, quando Utu saiu do "campo do príncipe", sua irmã, a sagrada Inanna, diz a seu irmão Utu:

"Meu irmão, depois de dias passados ​​os destinos foram decretados, depois que a abundância saciou a terra, depois que An levou o céu, depois que Enlil levou a terra, depois que Ereshkigal levou o rei para o mundo inferior como seu prêmio, depois que ele zarpou, depois que zarpou, depois que o pai partiu para o mundo inferior, contra o rei, os pequenos foram lançados, contra Enki, os grandes foram lançados, suas pequenas pedras da mão, suas grandes pedras de junco dançante, a quilha do barco de Enki, domina a batalha como uma tempestade de ataque, contra o rei, a água na proa do barco, devora como um lobo, contra Enki, a água na parte traseira do barco, ataca como um leão".

Era uma vez, uma árvore huluppu, ela havia sido plantado na margem do Eufrates, foi regada pelo Eufrates, a violência do Vento Sul arrancou suas raízes, arrancou sua copa, o Eufrates o carregou em suas águas. A mulher, vagando de medo com a palavra de An, vagando com medo pela palavra de Enlil, pegou a árvore na mão e trouxe para Erech :

“Eu vou trazê-lo para o puro jardim de Inanna".

A mulher cuidou da árvore com a mão, colocou-a ao lado do pé, Inanna cuidou da árvore com a mão, colocou-a ao lado do pé.

“Quando será um trono para eu sentar ", disse ela,

“Quando será uma cama para eu me deitar ", disse ela.

A árvore cresceu grande, seu tronco não tinha folhagem, em suas raízes a cobra que não conhece encanto montou seu ninho, em sua copa o pássaro Imdugud colocou seus filhotes, em seu meio a empregada Lilith construiu sua casa.

A empregada sempre rindo, sempre alegre, [disse] "eu, a empregada de Inanna, como eu choro!”

Seu irmão, o herói, o valente Utu , não a apoiou nesse assunto.

Quando a luz quebrou, enquanto o horizonte clareou, quando Utu saiu do "campo do príncipe", sua irmã, a sagrada Inanna, fala ao herói Gilgamesh:

"Meu irmão, depois de dias passados ​​os destinos foram decretados, depois que a abundância saciou a terra, depois que An voltou para o céu, depois de Enlil ter levado o rei para a terra, depois que Ereshkigal levou o rei para o mundo inferior como seu prêmio, depois que ele zarpou, depois que o pai partiu para o mundo inferior, contra o rei, os pequenos foram lançados, contra Enki , os grandes foram lançados, suas pequenas pedras da mão, suas grandes pedras de junco dançante, a quilha do barco de Enki, domina a batalha como uma tempestade de ataque, contra o rei, a água na proa do barco, devora como um lobo, contra Enki, a água na parte traseira do barco, ataca como um leão".

Era uma vez, uma árvore huluppu, ela havia sido plantada na margem do Eufrates, foi regada pelo Eufrates. A violência do Vento Sul arrancou suas raízes, arrancou sua copa, o Eufrates a carregou em suas águas.

A mulher, vagando de medo com a palavra de An, vagando com medo pela palavra de Enlil, pegou a árvore na mão e trouxe para Erech:

“Eu vou trazê-lo para o puro jardim de Inanna."

A mulher cuidou da árvore com a mão, colocou-a ao lado do pé, Inanna cuidou da árvore com a mão, colocou-a ao lado do pé.

“Quando será um trono para eu sentar", disse ela,

“Quando será uma cama para eu me deitar", disse ela.

A árvore cresceu grande, seu tronco não tinha folhagem, em suas raízes a cobra que não conhece encanto montou seu ninho, em sua copa o pássaro Imdugud colocou seus filhotes, em seu meio a empregada Lilith construiu sua casa.

A empregada sempre rindo, sempre alegre, [disse]: "eu, a empregada Inanna , como eu choro!”

Seu irmão, o herói Gilgamesh, a apoiou neste assunto, ele vestiu uma armadura pesando cinquenta minas na cintura, cinquenta minas foram tratadas por ele como trinta siclos, seu “machado da estrada”, [pesando] sete talentos e sete minas - ele pegou em sua mão.

Nas raízes, ele abateu a cobra que não conhece nenhum encanto, na sua copa o pássaro Imdugud pegou seus filhotes, escalou as montanhas. No seu meio, a empregada Lilith derrubou sua casa, fugiu para o deserto.

A árvore - ele arrancou suas raízes, arrancou sua copa, os filhos da cidade que o acompanhavam cortaram seus galhos, ele dá para a sagrada Inanna como seu trono, dá a ela para sua cama.

Ela transforma as raízes em um pukku para ele, molda sua coroa em um mikku para ele.

O pukku de convocação - na rua e na via ele fez o pukku ressoar, a batida alta da bateria - na rua e na viela ele fez a batida ressoar.

Os jovens da cidade, convocados pelo pukku, [com] amargura e angústia - ele é a aflição de suas viúvas,

“Ó minha companheira, ó minha esposa”, lamentam,

"Quem tinha mãe - ela traz pão para o filho, quem tinha uma irmã - ela traz água para o irmão. Depois que a estrela da noite desapareceu e ele marcou os lugares onde seu pukku estivera, ele carregou o pukku diante de si, trouxe-o para sua casa, ao amanhecer nos lugares que ele havia marcado - amargura e gemidos! Cativos! Morto! Viúvas!"

Por causa do grito das jovens donzelas, seu pukku e mikku caíram na " grande morada ", ele colocou na mão, não conseguiu alcançá-los, colocou no pé, não conseguiu alcançá-los, ele se sentou no grande portal "Ganzir", o [portal] do mundo inferior, Gilgamesh chorou, seu rosto ficou pálido.

Original: https://www.mesopotamiangods.com/the-huluppu-tree/

Traduzido [com edições] com Google Tradutor.

Observação: eu citei esse mito no artigo " O mito das tábuas". Essa é a referência mais antiga encontrada sobre Lilith e sua origem em comum com Inanna/Ishtar. A árvore huluppu pode ser assemelhada à Arvore da Vida, o Axis Mundi, tão presente e frequente em inúmeros mitos antigos.

Nenhum comentário: