sexta-feira, 23 de julho de 2021

Você não escolheu sofrer

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Por que coisas ruins acontecem a qualquer pessoa? Mais importante, por que coisas ruins acontecem conosco?

Implícito na pergunta está a suposição de que algo está errado – as coisas não deveriam ser assim. Se apenas entendêssemos o motivo poderíamos fazer algo para eliminá-lo. E se não pudéssemos eliminá-lo, pelo menos poderíamos encontrar um significado nisso – nós poderíamos entender que o nosso sofrimento serve a um propósito maior.

Diferentes religiões têm ideias diferentes sobre a causa do sofrimento. O Cristianismo diz que é por causa do pecado. O Budismo diz que é por causa do desejo. Essas ideias têm pontos fortes e fracos, mas não é sobre isso o que eu quero falar nesse texto.

O que eu quero falar aqui é uma ideia particularmente insidiosa que eu vejo flutuando na comunidade da Nova Era – ela ocasionalmente chega ao Paganismo. Essa ideia é de que, aconteça o que acontecer, não importa o quanto ruim tenha sido, “você pediu por isso”.

Conceitos dármicos fora do contexto

O Hinduísmo e o Budismo ensinam o conceito de karma – a ideia que as ações nesta vida impactam nossas condições em vidas futuras. Isso é o que você ganha quando combina causa e efeito com a crença da reencarnação. Por enquanto, tudo bem.

Mas quando você tira o karma e a reencarnação de seu contexto dármico e os mistura com a religião oficial do ocidente contemporâneo – que diz que a autonomia do ser humano individual é o maior bem – você tem a ideia de “contratos espirituais” e outras besteiras.

Você é um ser infinitamente poderoso, então, se algo ruim acontecer, é porque você escolheu deixar acontecer. Talvez seja algum trabalho que você está fazendo para outra pessoa. Provavelmente é uma lição que você precisa aprender. Portanto, se algo ruim acontecer, não culpe ninguém – e definitivamente não culpe nossa sociedade em geral, seus sistemas e instituições. Lembre-se de que você escolheu isso, então pare de reclamar e descubra que lição isso está tentando te ensinar.

Eu tenho uma palavra para isso: besteira.

As implicações da reencarnação

Eu estou convencido de que a essência do que e quem nós somos é imortal. Após a morte, passamos algum tempo no Outro Mundo – o mundo dos Deuses e ancestrais. Eu acredito que este seja principalmente um momento de descanso e reflexão, mas pode muito bem ser que haja algum trabalho que devemos fazer lá, porque não podemos fazer aqui. Em qualquer caso, depois de algum tempo, nós renascemos nesse mundo e o processo de aprender, crescer e trabalhar para construir um mundo melhor recomeça.

Mas o que determina onde nascemos? Novamente, as tradições dármicas ensinam que as nossas ações em vidas passadas impactam nossas condições na vida atual. É um processo bastante impessoal de causa e efeito.

Isso não é bom o suficiente para o pessoal da Nova Era. Bom, talvez seja bom o suficiente para pessoas pobres – eles fizeram algo ruim na vida passada e agora têm que sofrer nesta vida. Mas e nós? Nós não poderíamos estar sofrendo por causa dos pecados de uma vida passada – nós somos boas pessoas! Portanto, o único motivo para estarmos sofrendo é que nós escolhemos voluntariamente sofrer.

Não há necessidade de examinar o seu comportamento. Não há necessidade de alterar sistema algum.

E nenhuma necessidade de contemplar a aleatoriedade da vida.

A vida é aleatória e aleatoriedade assusta

Por que algumas pessoas acreditam em teorias da conspiração, apesar da falta de evidências de que são verdadeiras e de fortes evidências de que não são? Porque elas fornecem significado. Muitas pessoas acham mais reconfortante acreditar que o mundo é governado por uma conspiração maligna de bilionários do que aceitar a verdade óbvia: ninguém está no comando.

Da mesma forma, muitas pessoas preferem acreditar que causam o próprio sofrimento do que aceitar a verdade óbvia: coisas ruins acontecem sem motivo.

E eles realmente não querem contemplar outra verdade óbvia: a vida não é sobre nós. Tudo isso é feito sem levar em conta o impacto sobre os humanos, porque nós não somos o centro do universo.

O significado está em nossas respostas

Para os nossos ancestrais, a vida geralmente era muito difícil e frequentemente curta.

Leia a história de nossos ancestrais. Ser um herói não significava vencer apesar das probabilidades ruins.  Ser um herói era viver com coragem e virtudes, mesmo diante da morte iminente.

Nós podemos aprender com experiências difíceis. Nós podemos demonstrar caráter diante do sofrimento. Mas nós não precisamos e não devemos distorcer os fatos para transformar todas as dificuldades em lições.

A crueldade do “você pediu por isso”

Dizer às pessoas que sofrem que “você pediu por isso” é crueldade descarada. Eles estão sofrendo e você diz que é culpa deles?

Uma pessoa que diz “você pediu por isso” diz a uma pessoa que está sofrendo que “a culpa é sua”. Quando você diz “isso é uma lição”, você diz “eu não estou te ajudando a superar isso”. Você também pode dizer a eles que “pecaram em uma vida passada, então merecem tudo o que acontece com vocês”.

Mesmo que você não possa fazer algo para melhorar as coisas, ao menos você pode ouvir com compaixão e garantir que eles não sofram sozinhos.

Essa é uma lição que todos precisamos aprender.

Você ainda tem que sair de situações ruins

O único benefício possível que vem de pensar “eu escolhi isso” é que isso te leva a pensar sobre o que você pode fazer para consertar.

Aqui traçamos uma distinção clara entre o que é útil para você fazer por si mesmo e o que é antiético para você recomendar para outra pessoa. Ninguém tem maior capacidade de mudar sua vida do que você. As ações de ninguém terão mais impacto em sua vida do que as suas. Talvez você não possa fazer tudo sozinho, mas pode seguir na direção certa e procurar ajuda onde precisar. Essas são coisas boas e necessárias.

Mas o fato de que você pode fazer isso – ou o que você fez – não significa que todos podem fazer isso. Talvez você seja mais inteligente do que a maioria das pessoas – essa é uma vantagem que você tem e outros não têm. Talvez você esteja com boa saúde – muitos dos que estão em situação ruim não estão. E talvez você apenas tenha tido sorte.

Lembre-se de que às vezes você não consegue consertar. Às vezes você tem que ser como nossos ancestrais e viver heroicamente apesar de estar em uma situação sem saída.

Conserte o sistema

Se alguém está sofrendo, talvez a lição não seja para eles. Talvez seja para você.

Ninguém pediu para sofrer para que se pudesse aprender uma lição. Mas não há mal em agir como se tivesse uma tarefa para ser feita.

Tanto sofrimento no mundo é sistêmica. Eu não acredito que o sistema tenha sido feito para causar sofrimento – foi projetado para os ricos e poderosos continuarem ricos e poderosos. Se algumas pessoas sofrem com isso, eles estão bem com isso. Nós precisamos parar de aceitar isso.

Trabalhe para eliminar a pobreza. Trabalhe para garantir o acesso à educação e saúde de qualidade para todos. Trabalhe para acabar com o racismo, o sexismo, a homofobia, a transfobia, a xenofobia e o patriarcado.

A utopia não é possível – nós não podemos criar uma sociedade perfeita. Nós somos humanos e humanos são criaturas imperfeitas. Mas podemos melhorar as coisas. E isso é bom e necessário.

Nós não escolhemos nosso nascimento?

Esta é uma pergunta interessante, se for feita no sentido abstrato e desde que não haja a culpa da vítima incluída. Platão entendeu que nós fazemos, pelo menos até certo ponto.

Minha gnose pessoal é que alguns de nós temos alguma contribuição sobre as circunstâncias de nosso nascimento. Mas eu não acho que tenhamos um conhecimento prévio detalhado de nossa vida futura.

Eu acho que alguns de nós sabemos o que precisam realizar nessa próxima vida e tentam se colocar em uma situação em que se possa fazer isso.

Eu acho que muitos – a maioria – de nós não têm a menor ideia para onde vamos quando deixamos o Outro Mundo para vir aqui, mais do que quando partimos daqui para o Outro Mundo. Além disso, a maioria de nós está na primeira vida.

Mas isto é mais especulação do que revelação.

Mesmo se nós tivéssemos alguma ideia de onde e como entraríamos nessa vida, nós não pedimos por doenças, abusos e injustiças.

Nem nossa, nem de mais ninguém.

Autor: John Beckett

Original: https://www.patheos.com/blogs/johnbeckett/2021/07/no-you-didnt-choose-to-suffer.html

Traduzido, com edições e adaptações, com Google Tradutor.

Nenhum comentário: