sábado, 10 de julho de 2021

Arjuna

Eu não escrevi esse texto somente por que Arjuna [do anime] é supersexy.[A quem eu acho que eu estou enganando?]

Eu vou explorar esse personagem que, originalmente, é o protagonista do Bhagavad Gita, um pequeno trecho da imensa obra Mahabharata. Eu creio ser desnecessário lamentar a criação de uma religião [Hare Krishna] tendo por base um pequeno trecho dessa imensa e bela obra. Sigamos com Arjuna.

"Arjuna era um dos cinco irmãos Pandava do épico Mahabharata. Ele nasceu para Kunti e seu rei Pandu com a energia de Indra, o líder dos deuses. Em uma idade muito jovem, ele foi aclamado por sua sinceridade e habilidade no arco e flecha. Ele era conhecido por sua firmeza e obstinação na busca de seus objetivos.

Ele tinha um arco poderoso chamado Gandiva, que o ajudou enormemente a matar seus inimigos. Ele o obteve de Varuna, o deus védico da chuva, por meio de Agni, o deus do fogo. Ele também recebeu uma carruagem dourada divina deste último como um presente que o ajudou a travar batalhas com Indra, seu padrinho e mais tarde com os Kauravas seus primos.

Durante o exílio, quando todos os irmãos Pandava tiveram que deixar para trás seu reino e vagar nas florestas por doze anos como parte de seu acordo com os Kauravas, Arjuna teve um estranho encontro com o Senhor Shiva, de quem obteve Pasupatha. Durante o mesmo período, ele se encontrou com Indra e outros deuses nos céus de quem recebeu treinamento e também os ajudou matando alguns asuras.

Em virtude de sua pureza interior e lealdade ao Senhor Krishna, Arjuna teve a sorte de receber o conhecimento divino do Bhagavad-Gita. Na guerra do Mahabharata, ele desempenhou um papel crucial matando guerreiros como Bhishma, Karna, Dronacharya e Jayadhrata. O caráter de Arjuna simboliza pureza, integridade, lealdade e valor".

[https://www.hinduwebsite.com/hinduism/concepts/arjuna.asp] - Traduzido com Google Tradutor.

Como otaku e viciado em anime, eu não posso deixar de apontar e recomendar assistir "Earth Maiden Arjuna". Entretanto Arjuna tem aqui outro aspecto:

"Earth Girl Arjuna (no Brasil, Arjuna: A Deusa do Tempo) é um anime criado pelo Shoji Kawamori (Escaflowne, Macross), sendo uma crítica à destruição do meio ambiente, e a vida rotineira das pessoas que mais parecem robôs. Além das críticas o anime traz uma história envolvente, sobre uma jovem que tenta se entender para entender como ajudar o planeta.

A crítica em defesa ao Meio Ambiente inclui Poluição, uso abusivo de pesticidas, energia nuclear, pesquisas genéticas realizadas sem princípios morais, alimentação errada, dependência química, entre outros. Revelando não só a forma como as pessoas agridem o meio ambiente individualmente, mas também, mostrando como esqueceram o que realmente é viver".

[https://pt.wikipedia.org/wiki/Earth_Girl_Arjuna]

O anime viaja nos temas que hoje estão em moda [aquecimento global, ambiente ameaçado, tecnofobia, imposição do vegetarianismo, idealização da natureza como "bondosa", etc]. Mas o anime é mais complexo, afinal, Arjuna recebe os poderes de Chris, aquele quem também invocou Raja para salvar o planeta da destruição causada pelo Homem. Arjuna faz seu papel de heroína, aparentemente tendo prazer em matar Raja, bem diferente do Arjuna original. O problema, se eu posso dizer isso, é que aquilo que é apontado como "maligno" não é tão ruim. O "problema" é o ser humano e sua dúbia moral dualista [especialmente aqui no ocidente, dominado pela espiritualidade judaico-cristã].

Eu tenho que admitir que eu sempre torço pelo monstro nos filmes de terror, afinal, aquilo acaba sempre tendo uma história triste, sempre sendo resultado de alguma ocorrência trágica, geralmente provocada pela maldade que existe dentro de nós.

Nenhum comentário: