segunda-feira, 12 de julho de 2021

Insira a moeda

Por falar em gostosas [quem, eu?] a garotada da subcultura geek/nerd deve se deliciar com as personagens do Darkstalkers [Morrighan e Felícia, entre outras candidatas a waifu dos games].

Consultando o Oráculo Virtual [Google] eu cheguei ao verbete "paganismo chinês" e, nos resultados, eu encontrei um artigo falando dos "talismãns Fu".

"Um talismã Fu é um ideograma que representa uma intenção. Consiste em desenhos e escrita, às vezes legíveis, mas muitas vezes não. Os ideogramas representam uma linguagem ou código sistemático que é usado para facilitar a comunicação entre o Céu, a Terra e o Homem. Então, por meio de artesanato ou rituais cerimoniais, o praticante acumula energia chi de fontes no ambiente e a canaliza de forma concentrada para o talismã Fu, usando a força do praticante para transmutar as propriedades desse objeto, o Fu.

A energia metafísica pode ser aproveitada e transmutada para capacitar, amplificar, fortalecer, enfraquecer, dissipar ou bloquear outra energia metafísica. Em suma, esse é o propósito de um Fu - acessar a energia metafísica de uma forma que possa retificar desequilíbrios percebidos no plano físico ou material".

[https://www.northatlanticbooks.com/blog/tao-craft-fu-talisman/]

Mas onde eu vi esse talismã antes? Além dos filmes asiáticos envolvendo espíritos e exorcismos, esse papelzinho desenhado está [literalmente] na cara de Hsien-Ko. Por essa conexão com o folclore chinês [e por ela ser gostosa] que eu escolhi explorar esse assunto.

O talismã Fu é conhecido também como ofuda:

"O ofuda é um talismã xintoísta, também conhecido como shinpu. Inscreve-se nele, por exemplo, o nome de um kami (ser com poderes que um ser humano comum não tem como: espíritos da natureza, protetores ancestrais, divindades relacionadas à prática religiosa do Xintoísmo), de um santuário xintoísta. Os ofudas também podem ser cartões ou pedaços de madeira, pano ou metal contendo a representação do kami no 1° sentido: significando nas palavras 'seishin' (mente, espírito) ou 'shinsen' (eremita chinês com poderes sobrenaturais)".

[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ofuda]

Mas o que podemos falar de Hsien-Ko?

"Hsien-Ko e Mei-Ling eram meninas gêmeas nascidas em um vilarejo de Senjutsushis [nota - magos]. Ambas foram criadas para serem Senjutsushis, pois foram ensinadas em sua arte por seu amado mestre. Elas eram ótimas garotas com quem as pessoas se preocupavam e respeitavam, e embora suas personalidades fossem diferentes (Hsien-Ko tinha um interesse muito forte por homens e artes marciais, enquanto sua irmã gostava mais de armamento e culinária), as duas eram próximas. Na noite cerimonial quando elas tinham dezesseis anos de idade que estavam perto de se tornarem Senjutsushi por seu mestre, sua vila e povo foram atacados por um grupo de seres sobrenaturais conhecidos como Darkstalkers. Depois que seu mestre foi assassinado, sua mãe deu sua vida para protegê-los, mas por causa disso, sua alma foi aprisionada nas trevas por seus poderes. Para libertar a alma de sua mãe da escuridão, Hsien-ko usa a técnica Igyo Tenshin para se tornar um Jiang-Shi. Mei-Ling, sua irmã mais velha, se transforma em uma protegida para garantir que Hsien-Ko não perca o controle de sua metade mais escura que está crescendo dentro dela".

[https://darkstalkers.fandom.com/wiki/Hsien-Ko] - traduzido [com nota e edição] pelo Google Tradutor.

O que é um Jiang-Shi?

"Um jiangshi, também conhecido como vampiro, fantasma, ou zumbi saltador, é um tipo de cadáver reanimado das lendas e folclore chinês. 'Jiangshi' é conhecido como goeng-si em cantonês, cương thi em vietnamita, gangshi em coreano, e kyonshī em japonês. Ele é geralmente descrito como um cadáver rígido vestido com Hanfu da Dinastia Qing, movendo-se aos saltos, com os braços estendidos. Ele mata os seres vivos absorvendo o seu chi, ou 'força vital', geralmente à noite, durante o dia, ele descansa em um caixão ou se esconde em locais escuros, tais como cavernas".

[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jiangshi]

O talismã que Hsien-Ko carrega em seu chapéu é o que lhe concede poderes sobrenaturais como "vampiro" ou "zumbi". Fora isso, ela é uma mulher normal que gosta de homens e artes marciais. Que tal um treino, Hsien-Ko?

Nenhum comentário: