quinta-feira, 29 de julho de 2021

Elena dos Caminhos

Lendo os artigos do Patheos Pagan, Jason Mankey citou o mito da Elen dos Caminhos como um mito conectado com o Deus Hastado.

Eu tenho que reforçar o aviso: mitos não são verdades, textos não são divinamente inspirados. Elen dos Caminhos não é uma Deusa Corça, sua representação [imagem] portando galhadas é um retrato da Era Moderna.

A referência que existe da Elen dos Caminhos vem de Mabinogion, um texto da Idade Média. As linhas do texto podem ser lidas neste link: https://www.sacred-texts.com/neu/celt/mab/mab28.htm

Utilizem o Google Tradutor para ler e entender o texto.

Em nenhum lugar do texto Elen é descrita portando galhada ou de ter a aparência de uma corça.

Em nenhum lugar do texto Elen está associada à Herne.

O mito de Herne, o Caçador, o coloca como portando galhadas. Na mitologia céltica e europeia, a figura do cervo é constante, associado à espíritos, entidades ou divindades, seres que estão conectados com o Mundo dos Mortos. Nas lendas medievais, cervos são retratados como criaturas sobrenaturais envolvidos em buscas empreendidas por reis e cavaleiros. A corça branca é um tema frequente em lendas de cavalaria e foi associado à Herne, o Caçador. O cervo branco foi utilizado como símbolo heráldico pelo rei Ricardo II.

A imagem de um cervo branco foi igualmente apropriado pelo Cristianismo nas lendas de Huberto e Eustáquio, “santos” patronos dos caçadores. Esses “santos” patronos dos caçadores tiveram um encontro com um cervo branco que, evidente, apareceu com um crucifixo entre a galhada, o que os fez se converterem ao Cristianismo. O rótulo do Jagermeister se originou destas representações cristianizadas da antiga mitologia vinculada aos cervos.

De acordo com a página “Folklore Thursday”:

“Historicamente, Elen dos Exércitos era uma mulher real que viveu no século 4, mas na lenda britânica e na mitologia galesa e celta, pode ser ainda mais antigo. Ela parece ter sido uma mulher de muitos papéis que cresceram e evoluíram ao longo dos séculos até os dias atuais.

Embora hoje se saiba muito pouco sobre ela com certeza, pode-se ver no sonho que Elen não era uma mulher comum. Hoje ela é conhecida por muitos nomes. Ela é Elen Luyddog em galês ou em inglês, Elen dos anfitriões e também conhecida como Elen dos caminhos, Elen das estradas e Elen Belipotent em referência às suas habilidades de liderança militar. Ela também é conhecida como Santa Elen ou Helena de Caernarfon, às vezes sendo chamada de Helena em vez de Elen, e ainda há mais nomes. Elen era considerada filha de Eudav, ou Eudaf Hen, um governante romano-britânico do século 4 que se tornou a esposa de Macsen Wledig, também conhecido como Magnus Maximus, um imperador romano ocidental de (383-388AD). Ela era mãe de cinco filhos, incluindo um filho chamado Constantine, também conhecido como Cystennin ou Custennin. Ela introduziu na Grã-Bretanha, proveniente da Gália, uma forma de monaquismo celta e fundou várias igrejas. Existem também muitos poços sagrados e nascentes com o seu nome e ainda existem estradas com o seu nome, como Sarn Elen.

Ela também era uma rainha guerreira. De acordo com David Hughes em seu livro, The British Chronicles, Volume 1 , depois que Macsen foi derrotado e executado, Elen reinou sobre os britânicos. Ela liderou a defesa do país contra invasores pictos, irlandeses e saxões. Depois de uma luta longa e difícil, ela expulsou os invasores, ganhando o nome de Elen Luyddog, ou Elen dos Exércitos e Elen Belipotent, que significa “poderosa na guerra”. Nas Tríades Galesas, Elen dos Hosts e Macsen Wledig, ou em algumas versões Cynan seu irmão, lideram um exército para Llychlyn, que alguns estudiosos como Rachel Bromich vêem como uma corrupção de Llydaw, ou Armórica que se encaixa melhor com o que é conhecido.

Há uma linha de pensamento que vê os personagens do Mabinogion como versões cristianizadas de deuses muito mais antigos. Algumas pessoas também a veem como uma fusão de várias mulheres e, em última análise, derivada de uma antiga deusa celta da soberania. O tema da soberania de uma forma ou de outra aparece no sonho e ela aparece como o catalisador que pode fazer isso acontecer ou tirá-lo.

Hoje, muitas pessoas vêem Elen como derivada de uma deusa da soberania e atribuem a ela atributos divinos. Às vezes, ela é retratada como uma deusa com chifres e alguns estudiosos acreditam que ela pode ser rastreada por toda a Europa. Caroline Wise, autora de Finding Elen: The Quest for Elen of the Ways, vem pesquisando Elen há mais de 25 anos e desenvolveu algumas idéias fascinantes a respeito dela. Ela vê Elen como uma divindade ancestral que tem muitas faces e que evoluiu e se transformou com o tempo. Como Elen dos Caminhos, ela é a protetora de estradas, caminhos e as energias que fluem pela terra, incluindo subterrâneos e sobre cursos de água subterrâneos e linhas ley. Ela também tinha as rotas de migração que os animais usavam em seus cuidados e está associada aos veados, especialmente renas que morreram na Grã-Bretanha cerca de 8.300 anos atrás, o que dá uma ideia de sua história possível.

Muitos mitos e lendas estão centrados na terra e em sua fertilidade e bem-estar. Essas ideias remontam às primeiras épocas e nos fornecem uma conexão através do tempo até quando vagávamos por uma terra selvagem e intocada que nos deu vida e nos sustentou. Não estávamos abaixo ou acima, mas parte dele e era parte de nós. Muitas pessoas hoje sentem que a conexão foi cortada, esquecida ou perdida e anseiam por se reconectar. Talvez algumas pessoas vejam que Elen tem um meio de restabelecer essa conexão.

Também existe a ideia de que, como uma deusa da soberania, Elen concedeu a soberania da terra ao rei. A terra era considerada feminina, e foi o rei quem trouxe fertilidade e renovação à terra. Não poderia ser feito por uma mulher. Esses eram dois papéis distintos, mas simbióticos, que se acreditava garantir a fertilidade da terra e, portanto, o bem-estar da sociedade humana e de toda a vida vegetal e animal. O rei teve que dar, e a terra teve que receber, para manter a fertilidade e renovação. Isso não significava que uma rainha não pudesse governar. Elen governou e houve muitas grandes rainhas que governaram com eficácia, às vezes liderando seu povo na guerra como Elen fazia. No entanto, mais cedo ou mais tarde, um rei teria que ser encontrado para garantir a fertilidade e renovação da terra”.

https://folklorethursday.com/legends/british-legends-elen-of-the-hosts-saint-warrior-queen-goddess-of-sovereignty/

Traduzido com Google Tradutor.

Ressalte-se a importância da realização do hierogamos entre o rei [como sacerdote e representantre do Deus] e Elen, como sacerdotisa e representante da Deusa.

Como diz o velho ditado, cada um na sua.

Nenhum comentário: