terça-feira, 20 de julho de 2021

Ibéria cartaginesa

Eu fico feliz por ter lido os três livros sobre os generais cartagineses. Cartago foi a cidade dos Fenícios depois da queda de Tiro e chegou a ser equiparada com Roma. As duas civilizações entraram em conflito e o resultado das Guerras Púnicas definiu muito a nossa história.
O que se pode encontrar em livros de história e deve deixar muito pagão moderno contrariado é saber que os Fenícios tiveram colônias na Europa, influenciando e muito a cultura europeia.

Eu vou citar alguns verbetes do Wikipédia:

"Os fenícios do Levante , os gregos da Europa e os cartagineses da África colonizaram partes da Península Ibérica para facilitar o comércio. Durante o século 10 aC, foram feitos os primeiros contatos entre os fenícios e a Península Ibérica (ao longo da costa do Mediterrâneo). Este século também viu o surgimento de vilas e cidades nas áreas do litoral sul do leste da Península Ibérica.

Os fenícios fundaram a colônia de Gadir (moderna Cádiz ) perto de Tartessos. A fundação de Cádis, a cidade mais antiga continuamente habitada da Europa Ocidental, é tradicionalmente datada de 1104 aC, embora, em 2004, nenhuma descoberta arqueológica datasse do século IX aC. Os fenícios continuaram a usar Cádis como entreposto comercial por vários séculos, deixando uma variedade de artefatos, principalmente um par de sarcófagos de cerca do século 4 ou 3 aC. Ao contrário do que se diz no mito, não há registo de colónias fenícias a oeste do Algarve (nomeadamente Tavira), embora possam ter havido algumas viagens de descoberta. Influência fenícia no que hoje é território português era essencialmente através do intercâmbio cultural e comercial com os Tartessos.

Durante o século 9 aC, os fenícios, da cidade-estado de Tiro, fundaram a colônia de Malaka (moderna Málaga ) Cartago (no norte da África ). Durante este século, os fenícios também tiveram grande influência na Península Ibérica com a introdução do uso do Ferro , da roda do oleiro , da produção de azeite e do vinho . Também foram responsáveis ​​pelas primeiras formas de escrita ibérica, tiveram grande influência religiosa e aceleraram o desenvolvimento urbano. No entanto, não há evidências reais para apoiar o mito de uma fundação fenícia da cidade de Lisboajá em 1300 aC, sob o nome de Alis Ubbo ("Porto Seguro"), ainda que neste período existam povoações organizadas em Olissipona (Lisboa moderna, na Estremadura portuguesa ) com influências mediterrânicas.

Houve forte influência e povoamento fenício na cidade de Balsa (atual Tavira no Algarve ), no século VIII aC. A influência fenícia de Tavira foi destruída pela violência no século VI AC. Com a decadência da colonização fenícia da costa mediterrânea da Península Ibérica no século 6 aC, muitas das colônias estão desertas. O século 6 aC também viu o surgimento do poder colonial de Cartago , que lentamente substituiu os fenícios em suas antigas áreas de domínio".

[https://en.wikipedia.org/wiki/Prehistoric_Iberia]

"Após a derrota de Cartago na Primeira Guerra Púnica , o general cartaginês Amílcar Barca esmagou uma revolta mercenária na África e treinou um novo exército formado por númidas junto com mercenários e outra infantaria. Em 236 aC, ele liderou uma expedição à Península Ibérica, onde esperava ganhar um novo império para Cartago, a fim de compensar os territórios perdidos nos recentes conflitos com Roma e servir de base para a vingança contra os romanos".

[https://en.wikipedia.org/wiki/Carthaginian_Iberia]

"A primeira medida de Aníbal ao assumir o comando da Hispânia foi aumentar e consolidar os ganhos territoriais alcançados por seu irmão Asdrúbal e por seu pai. Durante o primeiro ano, 221 a.C, dominou as tribos na região do Tejo, no ano seguinte, capturou Salamanca.

Utilizou na Hispânia, e mais tarde na Gália e Itália, a cavalaria com duas unidades básicas, a brigada pesada e a ligeira e os fundibulários baleárides, que arremessavam pedras arredondadas ou projéteis de chumbo, os quais Roma incorporou posteriormente aos seus exércitos".

[https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%ADbal_e_o_governo_da_Hisp%C3%A2nia]

Nenhum comentário: