quarta-feira, 14 de julho de 2021

Seis graus de separação



"A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram, que criou a teoria de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas".

[https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o]

Eu fiz uma análise do folclore japonês sobre Yokais e eu citei alguns textos sobre a filosofia asiática sobre espíritos e o mundo espiritual. Eu mesmo tenho uma hipótese sobre alma e espírito.

Tanto a alma quanto o espírito são formas de existência [sem forma física, mas com forma energética] que, como toda forma de existência, passa de "organismos simples" para "organismos evoluídos". Eu chamo de "lúmen" a forma mais básica [primitiva] da alma, Marcel Mauss deu o conceito de "mana", energia "espiritual" que está contida em todas as coisas [algo parecido com o conceito do Xintoísmo].

Então nesse "estágio" a "alma" ocupa uma forma mineral. Sem sentidos, sem consciência, sem pensamentos. Formas minerais são reorganizadas em substâncias mais complexas, aminoácidos, que formam o DNA das células e dos seres unicelulares. Seres unicelulares evoluem para plantas, insetos, peixes, aves, répteis e mamíferos. Dessas "formas físicas", o ser humano é uma das poucas espécies sencientes.

Considerando que todas essas formas de existências tem uma origem em comum, considerando que um ser humano pode muito bem ser a forma de um Yokai, quem sabe seres humanos e seres espirituais possam, um dia, conviverem juntos, coabitarem e até casarem-se?

O anime Demon Slayer mostra que os elos familiares são mais fortes do que tudo. Nezuko chan consegue conter sua fome e passa a proteger e acompanhar Tanjiro nas missões como caçador de Onis. Eu acredito que a minha forma verdadeira não é humana, mas outra coisa. Se eu estivesse no universo do Demon Slayer, eu certamente estaria em sério dilema e dúvida. Eu teria que lutar contra Tanjiro para garantir minha sobrevivência, mas não conseguiria lutar contra Nezuko chan. Eu teria que pensar em uma forma de conciliar isso.

Eu posso fantasiar com uma casa simples, em alguma região nas Pradarias da Eternidade. Quem sabe, até, sendo vizinho da Nezuko chan. Com alguma sorte [e a concordância de Tanjiro], eu posso sonhar em propor a mão dela.

Por favor, Nezuko chan, me morda, me coma [arf, arf, arf].

PS: o anime Kimetsu no Yaiba é ambientado em uma época anterior à 1930. Portanto, tecnicamente falando, Nezuko chan é mais velha do que eu.

Nenhum comentário: