quinta-feira, 8 de julho de 2021

A religião como ferramenta do Ego

Por Jayaram V

O ego ama a religião e finge ser religioso por causa das aparências. Ela se orgulha de suas crenças religiosas e se apega profundamente à sua identidade religiosa. Ama o drama, o mistério e a aura associada à religião, que segue, e o poder e autoridade que decorre dela. Para pessoas egoístas, a religião é apenas mais uma ferramenta para propagar suas próprias identidades e promover seus interesses adquiridos. Por meio da atividade religiosa, o eu egoísta tenta equilibrar sua culpa e vergonha com a ilusão de ser piedoso.

Os aspectos superficiais, ritualísticos e supersticiosos de cada religião são invenção de pessoas egoístas, que encontram nelas uma grande oportunidade de estender sua influência e estabelecer sua autoridade. A religião dá aos indivíduos egoístas a oportunidade de se protegerem de seus próprios pecados, sem fazer grandes sacrifícios ou evitar seus interesses vitais. Eles seguem a religião de acordo com suas necessidades, aspirações, conveniências e crenças, falando em nome de Deus ou contra Ele, em nome de Deus ou em nome das escrituras e a favor de símbolos de autoridade ou contra eles. Eles podem aceitar ou rejeitar suas crenças religiosas, de acordo com sua conveniência e agendas pessoais. 

Resumidamente, porque nossos egos estendem tanta influência sobre nossa atitude em relação às religiões e moldam suas crenças e práticas, nenhuma religião neste mundo está livre da poluição causada por nosso pensamento distorcido e comportamento irracional. Nossas religiões não representam Deus tanto quanto nosso egoísmo e ignorância. Eles não revelam a verdade, mas a verdade que queremos perseguir. Eles não representam Deus, mas o Deus em quem queremos acreditar. Embora sejamos ignorantes, vivemos e agimos como se estivéssemos certos sobre nossas crenças religiosas e nossas noções do que Deus é e do que Ele não é. Usamos a religião para impulsionar nossos egos, aprimorar nossas identidades e proclamar nossa autoridade e superioridade sobre os outros. Sob a influência de nossas crenças religiosas, temos orgulho de nossas identidades religiosas, nas escrituras que lemos e nos profetas e mestres que veneramos. Usamos a religião para compensar nossas deficiências e falhas pessoais e esconder nossos medos e inseguranças. Invocamos a autoridade da religião para infligir dor e sofrimento aos outros. Usamos a religião para restringir a liberdade de cada pessoa, onde, na verdade, a religião deve nos libertar de todas as amarras. Quando pessoas ignorantes e egoístas usurpam a autoridade religiosa, você não pode esperar muito delas. onde, na verdade, a religião deve nos libertar de todas as amarras. Quando pessoas ignorantes e egoístas usurpam a autoridade religiosa, você não pode esperar muito delas. onde, na verdade, a religião deve nos libertar de todas as amarras. Quando pessoas ignorantes e egoístas usurpam a autoridade religiosa, você não pode esperar muito delas.

No mundo de hoje, a religião é mal utilizada para muitos fins egoístas. Em quase todas as religiões, encontramos pessoas que desejam ajudar a Deus, em vez de buscarem Sua ajuda para sua própria salvação. Eles falam por Ele e tentam ajudá-lo a cada passo do caminho, como defensores da fé e soldados de Deus, como se Deus fosse uma espécie de líder político que deseja que Seu povo fale por Ele e defenda Sua reputação e ideologia.

Servir a humanidade em nome de Deus é uma coisa. Mas se entregar a atos de violência e destruição em nome de Deus é totalmente diferente. É a ignorância e o orgulho que fazem as pessoas se entregarem aos atos mais hediondos e travarem guerras religiosas em nome de Deus, como se Deus tivesse criado este mundo para encenar Suas guerras santas e violentas cruzadas. Tal ignorância e arrogância degradam o próprio objetivo que nossas religiões pretendem servir, que é espalhar o ideal de unidade e fraternidade universal.

Quantas vezes você já ouviu: "Meu Deus é um Deus ciumento?" Ele é? Você já o conheceu e conversou com Ele? Como Deus pode ter ciúme de si mesmo? A sua mão esquerda pode ter ciúme da sua mão direita? Seu cérebro direito pode ter ciúme do seu cérebro esquerdo? Somente mentes ciumentas podem inventar um Deus ciumento.

O mundo material é parte integrante e inseparável do corpo universal de Deus. Você o prejudica e está apenas prejudicando uma parte do corpo de Deus. Você o corrompe e está apenas contaminando uma parte da forma universal de Deus. Alguns podem presumir que Deus vive apenas no céu e o governa. Eles podem dizer a você que toda a divindade, santidade e moralidade vêm do céu ou de algum Deus invisível e sem forma. É estupidez e profunda ignorância acreditar que Deus não se encontra aqui na terra, mas apenas no céu ou apenas em alguns lugares sagrados onde você pode abrir sua loja e fazer seus negócios.

Quando as pessoas falam umas com as outras de forma egoísta sobre Deus e religião, nada mais sai disso, exceto ódio, má vontade, ceticismo, raiva e violência. Quando as religiões ficam sob a influência de nossos egos individuais e coletivos, elas se tornam responsáveis ​​por grande parte do derramamento de sangue e da violência na terra e desencadeiam o mal que todos desejam evitar em primeiro lugar. Mesmo depois de séculos de má vontade e ódio religioso, não aprendemos com nosso passado. Continuamos a dividir a humanidade em nome de Deus e da religião, denegrindo os próprios valores morais e espirituais que pregam. A imagem de Deus que nossas religiões promovem é descolorida e desfigurada por nossa estreiteza mental e condicionamento social.

Embora saibamos que Deus está além de todas as limitações e condicionamentos, comunicamos vários níveis de condicionalidade e personalidade a Ele e nos engajamos em debates intermináveis ​​para provar ou refutar nossas respectivas crenças e teorias sobre ele. Deus e o ego têm uma relação peculiar. Este último é uma sombra, uma formação, que só pode existir em relação com Deus ou o Eu. Não pode existir independentemente sem ele. Também não pode coexistir com Ele como Seu igual. Mas se esforça para usurpar Seu papel, falar por Ele e se envolver em atos que desafiam Sua lei. O papel tradicional atribuído ao self egoísta é o de seguidor ou devoto. Mas muitas pessoas agem egoisticamente como se fossem Seus porta-vozes e guardiães. O ego é realmente um inimigo de Deus.

Original: https://www.hinduwebsite.com/divinelife/essays/egoandreligion.asp
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: