quarta-feira, 28 de julho de 2021

O Banquete das Castanhas

Na noite de 30 de outubro de 1501, Johann Burchard percorreu as ruas ventosas de Roma e seguiu o cheiro de carne de porco assada e castanhas aquecidas que emanava do Palácio do Vaticano.

Como Mestre de Cerimônias, Burchard deveria comparecer a todas as festas promovidas pelo Papa Alexandre VI e seu filho Cesare Borgia. Mas ele estava cansado das festas intermináveis. Noite após noite, os Borgias celebravam o futuro casamento entre a filha do papa, Lucrécia, e seu noivo, Alfonso d'Este.

Quando Burchard entrou nos apartamentos mal iluminados, os sons baixos de veludo o envolveram enquanto cinquenta belas cortesãs o chamavam para dentro. Pérolas, rubis e esmeraldas enroladas em seus pescoços e descendo em seus vestidos decotados, como vinhas crescidas estrangulando uma árvore.

Esfregando os olhos cansados, Burchard reconheceu a loira suntuosamente vestida, conhecida como Fiammetta, dedilhando seu alaúde acima da mesa do banquete. Ela era amante de Cesare e, segundo os rumores, era tão rica que encomendou um afresco inteiro para pintar na igreja de S. Agostino.

Do outro lado da sala, uma beleza rechonchuda de cabelos dourados com lóbulos das orelhas avermelhados cantou diante de sua multidão admirada, baixando os olhos recatadamente para ver quem estava observando. Ela era conhecida como Imperia La Divina , a mulher mais bonita que ele já tinha visto e a querida musa de Raphael.

O resto das mulheres estava aninhado nos cantos flertando com o melhor nobre de Roma, ocasionalmente levantando a cabeça para permitir que sua risada de sino de prata enchesse a sala.

Essas mulheres não eram meretrici (prostitutas) típicas , mas membros de uma classe dominante chamada cortigiana (cortesãs).Cortesãs não eram apenas belos ornamentos, mas educadas em arte, música, dança, poesia e, o mais importante, conversação.

A seguinte descrição foi retirada do relato da noite de Joannes Buchard. Nas páginas mais sombrias de seu diário, Burchard escreve:

“Depois da ceia, os candelabros acesos que estavam sobre a mesa foram colocados no chão e castanhas jogadas entre eles, que as prostitutas deviam apanhar enquanto se arrastavam entre as velas. O Papa, o duque e Lucrécia, sua irmã, estavam presentes olhando. No final, exibiram prêmios de mantos de seda, botas e outros objetos que foram prometidos a quem deveria ter feito amor com essas prostitutas o maior número de vezes. Os prêmios foram distribuídos aos vencedores de acordo com o julgamento dos presentes ”.

Prostitutas nuas catando castanhas do chão?

Compreensivelmente, o papa não conseguiu chegar à missa no dia seguinte.

Burchard (que não era amigo dos Borgia) é a única pessoa a transmitir detalhes tão grosseiros. Naturalmente, os historiadores há muito se perguntam se o famoso “Banquete das Castanhas” talvez seja um pouco exagerado.

O pesquisador do Vaticano, reverendo monsenhor Peter de Roo (1839–1926), questionou o diário de Burchard por causa de uma carta contando o evento do condottiere italiano Silvio Savelli.

Nessa carta, Savelli afirma que as prostitutas "jantavam" com os Borgias, mas não mencionavam nenhuma colheita de castanha nua. Esta carta afirma que os cortesãos foram recebidos com 'uma visão das mais chocantes'.

Uma visão chocante poderia ter sido bobos da corte nus pulando de tortas.

Ainda assim, podemos imaginar que sua típica reunião de Borgia provavelmente não tinha alfinetes nos jogos de festa do tipo burro. Sem mencionar que orgias de bêbados tendem a não ser registradas na história. Eles geralmente só aparecem em diários, como o de Burchard.

Uma coisa é certa, qualquer festa do diabólico Cesare Borgia teria sido o assunto da Europa.

Original: https://historyofyesterday.com/the-banquet-of-the-chestnuts-the-popes-halloween-party-turned-orgy-c22e88fe25f9

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: