terça-feira, 6 de julho de 2021

Debaixo da pele

Caturo é um pagão português esquisito. Vive falando conceitos sobre estirpe e nacionalismo o que, combinando com seu discurso anti-imigração e racista, o identificaria facilmente como um supremacista branco.

O conceito de "raça" para o Caturo dever ser provavelmente esse:

"Qualidade de indivíduo que se supõe ser própria de origem ilustre, como a coragem, a distinção, a elegância, etc".

Lamento, Caturo, mas isso é idealismo romântico.

Eu desmistifiquei o romantismo sobre a "estirpe" no texto "Progenitores Lendários".

O nacionalismo está desmistificado em algum texto aqui mesmo, mas relembrando rapidamente, o nacionalismo é uma invenção da Era Moderna, não existia "nacionalismo" na Era Antiga.

"Ah, mas os Gregos se uniram contra os Persas". Os Helênicos constituíram uma liga para lutarem contra um inimigo comum [que, curiosamente, tem a mesma origem]. As polis gregas eram autônomas e soberanas, era frequente haverem contendas entre elas. Se existisse esse tal "nacionalismo" entre os Helênicos, nunca teria acontecido a Guerra do Peloponeso. Se existisse esse tal "nacionalismo" entre os Latinos, nunca teriam acontecido as inúmeras guerras entre Roma e seus "vizinhos".

O conceito de "raça humana" é um completo absurdo.

"Os antropólogos, durante a época colonial do século XVI (após os europeus terem notado a existência de seres humanos bem diferentes dos europeus, como índios ou bosquímanos, nos novos continentes recém-descobertos e terem começado a estudar essas "criaturas") até o final do século XX, acreditavam que existiam raças humanas diferentes, mas, desde que o Projeto Genoma Humano analisou a genética de diferentes raças, os resultados apontaram que as diferenças genéticas entre as raças eram muito pequenas, e que o determinismo ambiental e o neodarwinismo, como justificativas das diferenças genéticas entre os seres humanos do Velho Continente, do Novo Continente e do Novíssimo Continente, revelaram-se irrelevantes e mostraram que as diferenças genéticas entre uma pessoa negra e um caucasiano não existem. O próprio conceito biológico de raças humanas se tornou bastante desacreditado e condenado entre os biólogos e entre os antropólogos".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a

"Raça pode ser entendida como um constructo social, usado para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas. Em outras palavras, raça é uma categoria usada para se referir a um grupo de pessoas cujas marcas físicas são consideradas socialmente significativas. Desse modo, raça é um importante instrumento analítico para a sociologia, pois entende-se que as percepções e concepções de raça podem afetar e organizar a vida social das pessoas, sendo responsável principalmente pela criação e manutenção de um sistema de desigualdade social".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a_(categoriza%C3%A7%C3%A3o_humana)

Quando falamos em nossa origem indo-europeia, nos referimos a diversos grupos, diversas tribos, por que não dizer, diversas etnias, que surgiram e ocuparam a região do rio Indus, região que fica entre a Índia e o Paquistão (em suma, eram imigrantes). Os Celtas, dos Romanos, os Helênicos, os Iberos e os Lusitanos também, eram grupos diversos, compostos por diversas tribos, diversas etnias. Os europeus em geral são uma bela mistura de diversas etnias, se analisarmos a história.

Se isso não é suficiente, vamos pensar no Homo Sapiens. Nossa espécie pode ter diversas origens e nossos ancestrais copulavam com Neandertais. Eu vou além, os primeiros Britânicos e Irlandeses tinham pele escura. Existiram Romanos de pele escura.

Fala-se muito dos Arianos [especialmente Caturo, que nem se dá conta que esse termo e conceito foi difundido e popularizado pelos nazistas], mas a aparência dos Arianos está completamente distante desse ideal romântico do branco europeu, como podem ver na imagem.

A pele branca é apenas uma adaptação tardia de nossa espécie, debaixo da pele, nós somos e continuamos a ser a mesma espécie ( a mesma "estirpe"). A violência é mais um resultado político, econômico e social do que da cor da pele. O Caturo insiste nesse idealismo romântico provavelmente porquê não aceita sua verdadeira descendência.

Nenhum comentário: