sábado, 3 de julho de 2021

A escada de Jacó

“There's a lady who's sure

All that glitters is gold

And she's buying a stairway to heaven”.

Primeira estrofe da música Stairway to Heaven, do Led Zeppelin.

“Essa escadaria pode ser relacionada com a escada de Jacob, que, segundo a Bíblia, é o meio pelo qual os anjos sobem e descem do céu. São degraus que trilham do profano para o divino”.

https://www.letras.mus.br/blog/stairway-to-heaven-significado/

Luíza Peres, analisando a letra.

 “A simbologia da escada está profundamente ligada à intermediação entre o Céu e a Terra, à ascensão e à evolução de natureza espiritual. Os seus degraus são as várias etapas a ultrapassar para se atingir o divino, associadas a metais diferentes ou a vários tipos de exercícios espirituais ou a provas de iniciação esotérica.

Sinónimo de verticalidade, reatando uma harmonia que foi quebrada pela separação na génese do mundo, a escada é um meio ou instrumento de evolução pessoal e de ascensão espiritual. Este sentido, associado ao de Árvore do Mundo, é praticamente universal, desde Jacob a Buda, Amaterasu e Maomé”.

https://www.infopedia.pt/$escada-(simbologia)

O trecho do texto sagrado pode ser visto aqui:

“E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.

E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela”. Gênesis 28:11,12.

A pergunta, que beira a provocação é evidente. Se há uma “escada” ligando o Mundo Humano e o Mundo Divino, há alguma ligação entre o Mundo Humano e o Mundo dos Mortos?

A resposta, no mesmo texto sagrado, está na história do rei Saul que foi consultar a sacerdotisa de Endor e veio Samuel falar-lhe. [1 Samuel, 18]

Os cristãos, evidentemente, tentam negar, mas a análise textual deixa claro que Samuel, morto, fala diretamente ao rei Saul. O texto fala em “fazer subir” o espírito, indicando que, então, há uma ligação entre o Mundo Humano e o Mundo dos Mortos, semelhante à escada de Jacó.

A existência de diversos mundos, estando conectados de alguma forma, está presente nos mitos dos povos antigos, estando esses mundos [ou dimensões] relacionados geralmente à uma Arvore do Mundo, ou Axis Mundi, senão Árvore da Vida, cujo conceito remonta aos mitos babilônicos, imitado e copiado na Cabala. A Árvore da Vida, tal como é imaginada na Cabala, com as Sephirotes, tem origens na Árvore da Vida Assíria, onde a Deusa reina e governa soberana e absoluta.

As bruxas também tem a sua escada. Em Wellington, Somerset, Inglaterra, uma escada de bruxa foi encontrada em uma casa. O artefato era constituído de cordas, nas quais estavam atados pedaços de pano, penas e ossos. Evidente que o achado foi considerado maligno, nós ainda vivemos em um mundo repleto de preconceito. Só quem fez tal ofício poderia dizer o intento.

Se for uma escada para entender os mistérios do Ofício, eu vou correndo usar. Se vai descer ou subir, tanto faz. Eu só quero entrar no Santo dos Santos, que fica entre as pernas daquela que eu não ouso dizer o Nome.

Nenhum comentário: