sexta-feira, 7 de julho de 2023

O enigma da esfinge.

Na história de Édipo , a deusa Hera enviou a Esfinge para atormentar o povo da antiga cidade de Tebas . Esta foi a punição por um crime antigo, possivelmente a falha em expiar os crimes de um ex-rei de Tebas.

(https://www.worldbook.com/behind-the-headlines/Mythic-Monday-The-Riddle-of-the-Sphinx)

Tebas era originalmente chamada de Cadméia e estava localizada na região da Beócia. Foram os reis Anfião e Zeto quem renomeou a cidade depois de uma expansão.
A sua história e suas dinastias estão cheias de violência e guerras, o castigo dos Deuses pode ser por causa do rei Labdacus que se opôs ao culto de Dionísio ou pode ser porque Niobe (esposa de Anfião) ofendeu a mãe de Apolo e Ártemis, Latona.
Curiosidade - Anfião e Zeto construíram sete portas durante a expansão da cidade, cada qual nomeado com os nomes das filhas de Anfião. Outra cidade antiga que tinha sete portas era Babilônia.

Mas a origem da esfinge é outro enigma. As fontes dizem que ela é descendente da Equidna ou é descendente da Quimera. Em perspectiva, ela é descendente de Gaia, mãe dos Deuses, cuja terceira geração deu forma à civilização ocidental.

Eu devo lembrar de que os mitos antigos foram compilados e escrito a partir de inúmeras tradições orais, então existe uma grande possibilidade de que esses mitos demonizam deuses primordiais.

No Egito, a figura da esfinge tem uma consideração mais favorável, ela é considerada protetora de templos e túmulos. A estátua mais conhecida, que está ao lado da pirâmide de Gizé, foi uma adaptação posterior, não se sabe qual era sua aparência original.

Na Mesopotâmia, ela é mais conhecida como Lamassu, era considerada uma divindade tutelar e era colocada diante de palácios.

Paradoxalmente, sua presença na trilogia trágica de Sófocles deu palco para Édipo, cujo personagem foi apropriado e assimilado por Freud para nomear o complexo de sua teoria da psicanálise. Na verdade, Freud precisava de um nome para dar forma e força a uma fantasia pessoal. Esse drama de que nosso subconsciente precisa matar a figura paternal e que sente atração sexual pela figura maternal nomeu uma das causas de nossas neuroses, mas nunca teve comprovação científica.

A esfinge pode muito ser uma representação da própria vida, que se apresenta diante de nós e nós desafia a solucionar o enigma da existência.

Nenhum comentário: