A solicitação ocorreu por meio de um texto ainda provisório de emenda ao orçamento anual de Defesa dos EUA (NDAA, na sigla em inglês) junto de outras 1.471 propostas de parlamentares. Não há garantia de que será aprovado.
No ano passado, alguns deputados democratas tentaram aprovar uma emenda para investigar se as Forças Armadas do Brasil estavam interferindo nas eleições brasileiras, o que acabou não entrando no texto final.
A deputada, que é representante da ala mais à esquerda dos democratas, quer um relatório do secretário de Estado, Antony Blinken, sobre o envolvimento dos EUA no golpe de 1964 ou conhecimento prévio das possibilidade de os militares tomarem o poder.
Ela pede que o eventual documento contenha informações de inteligência entre os anos de 1964 e 1985 sobre o envolvimento dos militares brasileiros em assassinatos, torturas, desaparecimentos e prisões arbitrárias, bem como sobre a morte de indígenas por violência direta ou negligência.
O relatório ainda deve conter, conforme o pedido, uma análise da parceria militar entre americanos e brasileiros durante a ditadura, “incluindo qualquer apoio para a implementação da doutrina de segurança nacional do Brasil nesse período”, com detalhes sobre treinamento, logística e transferência de armas.
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/deputada-democrata-pede-que-eua-libere-documentos-sobre-a-ditadura-brasileira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário