Em uma indicação dada pelo Google Discovery (eu não estou ganhando um centavo com isso) eu vi uma notícia falando de um baixo relevo que inspirou um escritor e de como essa obra influenciou a arte surrealista e Sigmund Freud.
O escritor é Wilhelm Hermann Jensen e o nome da obra é Gradiva.
De acordo com o Wikipédia:
A Gradiva (do latim, "aquela que avança", feminização de Gradivus, um dos epítetos do deus romano Marte, Mars Gradivus, isto é, "Marte que avança") é uma figura mitológica moderna.
É, na verdade, um baixo-relevo neoático romano, da primeira metade século II, feito à maneira das obras gregas do século IV a.C., e representa uma jovem que dança e levanta a barra de seu traje. É parte do relevo das Aglaurides - as filhas de Cécrope, cuja mulher se chamava Aglauros ou Agraulos - e está no Museu Chiaromonti, no Vaticano.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gradiva_de_Jensen
A obra fala de sonhos (delírio? fetiche?) de um homem depois que ele viu o baixo relevo. Ele criou toda uma história em volta dessa imagem e até deu nome para a sua Musa. Tudo isso a partir do vislumbre do tornozelo da misteriosa dama.
Vejamos qual a base mitológica.
Segundo o Wikipédia:
O nome Cécrope ou Cécrops (em grego clássico: Κέκροψ) significa "face com cauda" e diz-se que este mítico rei grego, nascido da própria Terra, tinha a sua metade superior com forma humana e a sua metade inferior com forma de serpente ou com cauda de peixe.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9crope_I
O baixo relevo é, supostamente, uma imagem de Aglauro, que é o nome tanto da mãe quanto da filha.
Nem Jansen nem Freud se deram o trabalho de falar que são três figuras nesse baixo relevo.
As outras filhas são Herse e Pandroso.
Segundo o Wikipédia:
Segundo Pausânias, as três irmãs Aglauro, Herse e Pândroso receberam, de Atena, um baú, com ordens de não abri-lo. Pândroso obedeceu, mas Aglauro e Herse olharam; lá dentro estava Erictônio, e a visão dele as levou à loucura, pois elas foram até a acrópole e se jogaram de lá.
Segundo Pseudo-Apolodoro, Cécrope I casou-se com Agraulo, filha de Acteu, com quem teve três filhas, Herse, Pândroso e Agraulo, e um filho, Erisictão. Tanto Agraulo quanto Herse tiveram filhos com deuses: Alcipe foi filha de Agraulo com Ares, e Céfalo foi filho de Herse com Hermes; Céfalo foi levado por Eos.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Herse
Nenhum comentário:
Postar um comentário