sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Xenofobia e racismo português

Portugueses estão revoltados com a declaração do ministro da Justiça brasileiro, Flávio Dino, que sugeriu que Portugal "devolva o ouro" que roubou do Brasil ao comentar o ataque xenofóbico de uma mulher portuguesa a uma brasileira na última segunda-feira (6/11).

Durante solenidade de lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), em Brasília, Dino ironizou os insultos xenofóbicos de portugueses, como no caso da mulher portuguesa que disse que os brasileiros estão "invadindo Portugal".

"Tem um vídeo atual, de ontem, de uma portuguesa xingando uma brasileira no aeroporto de Lisboa, dizendo 'brasileira imunda, suja', alguma coisa desse tipo, e ela diz assim no vídeo: 'Vocês estão invadindo Portugal'. Bom, se for isso, nós temos direito de reciprocidade, né? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil", disparou o ministro. 

Na sequência, Dino ainda fez menção ao ouro roubado pelos portugueses no Brasil à época da chegada dos europeus no país e da colonização.

A declaração de Dino virou notícia em veículos de imprensa de Portugal e, nas redes sociais, portugueses passara a reagir com mais xenofobia. 

Uma publicação do site SIC Notícias sobre o assunto no X (antigo Twitter), por exemplo, está repleta de comentários de portugueses insultando o Brasil e brasileiros. 

"Podemos devolver a brasileirada favelada que está cá?? Até pago a viagem", escreveu um cidadão de Portugal, por exemplo.

"Devolvemos o ouro quando nos devolverem tudo o que conseguiram graças aos portugueses....hoje ainda Vivian na selva, nem língua tinham!", publicou outro. 

"Esse país, que parece um aterro, ainda não existia enquanto Portugal explorava o mundo, trazendo consigo riquezas diversas", disse uma internauta portuguesa. 

Os comentários ainda xenofóbicos ainda utilizam o termo "zuca" para se referir aos brasileiros, em referência a "brazuca", forma pejorativa de tratar os nacionais que vivem no exterior.

Há ainda reações de portugueses ainda mais graves, como um gif publicado por um deles que simula um cidadão de Portugal respondendo a um macaco que pede para que o ouro seja devolvido. "Bendito seja Deus! Um macaco falante", diz a animação. 

Um outro internauta, além de xenofóbico, se apoiou no machismo para reagir à declaração do ministro brasileiro. "Gastamos o ouro com vinho verde e brasileiras", escreveu.

Fonte, citado parcialmente: https://revistaforum.com.br/global/2023/11/7/portugueses-reagem-fala-de-dino-sobre-portugal-ter-roubado-ouro-do-brasil-com-mais-xenofobia-147320.html

Nota: essa é uma doença típica dos países europeus. A xenofobia e o racismo são parte dos discursos dos conservadores e da direita. Não espere que um racista e xenófobo saiba ou tenha estudado antropologia, história ou sociologia. O português (como todo europeu) é prepotente e arrogante. Acha que civilização e cultura só existe na Europa. Mas esquece da história. Portugal, por exemplo, antes conhecido como Lusitânia, morava em palafitas e não tinham língua escrita. Portugal deve muito à civilização Romana, Ostrogoda e Árabe. Portugal deve muito de sua riqueza a nós.

Nenhum comentário: