quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Vistam-se de céu

Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou
Com que roupa eu vou
Pro samba que você me convidou

-Noel Rosa, Com que Roupa Eu Vou?


Caturo, aquele português pagão esquisito, publicou essa imagem enigmática. Ele, por acaso, está dizendo que a herança étnica é como uma roupa, que pode ser vestida e trocada facilmente?

Felizmente (ao contrário do Caturo) eu estudei e reconheço esse traje como típico do leste europeu. Mas o leste europeu é vasto, ocupado por diversos povos, de diversas origens.

Esse traje é bem parecido com o chamado traje típico português, mas os portugueses tem origens bem distintas dos povos do leste europeu. Será que isso é suficiente para o Caturo se dar conta da idiotice e estupidez em falar de "estirpe"?

Mesmo se considerarmos Portugal, o "traje típico" varia conforme a região e o propósito do traje. 

Eu encontrei o seguinte texto no Quora:
"Isso não deveria ser surpreendente, historicamente todos povos circum-mediterrâneos (o que inclui os atuais árabes) tinham basicamente a mesma cultura, a "europa" como pseudo-continente ou pseudo-etnia é uma invenção recente que não faz sentido algum na história antiga ou na antropologia.

Povos ibéricos e Norte Africanos tem várias similaridades na cultura, história, fenótipo e até genótipo."

Roupa, linguagem e crenças. Tudo que é cultural pode ser aprendido, assimilado e copiado, independente de sua origem. Mesmo os Gregos e Romanos adotaram e cultuaram os Deuses de outras Terras, de outros povos. Não existia racismo na Antiguidade.

A aberração do Cristianismo se deve à imposição de crença. E na negação de suas origens vindas das crenças antigas. E na absurda prepotência da Igreja. Quando e se o Cristianismo (o monoteísmo ou as religiões abraâmicas) deixar de ser uma imposição e superar o fundamentalismo, talvez a humanidade tenha paz.

Nenhum comentário: