quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Ensaio sobre a liberdade

Isso é falado no rádio, na televisão e você leu isso em um panfleto distribuído na rua. Querem te vender a falsa promessa da salvação. Nisso o ateu está certo - a religião é imposta na base do medo. Essa é a impressão que a mulher que me abordou na saída da estação Lapa deixou.
A ameaça da vida além no Inferno. Para evitar isso, é vendida a libertação. A liberdade da morte pelo pecado. Resumindo, você corre o risco de ser condenado pela eternidade por agir segundo a natureza com a qual você foi criado.
O Deus do monoteísmo, das religiões abraâmicas, é ciumento, vingativo, cruel e sádico. Pior são seus capangas.

Então eu não fico surpreso com o discurso homofóbico dessa gente. Medo e ódio fazem parte do pacote. Tal como cesta básica, o pacote não pode ser aberto, não se pode escolher nem substituir os itens nele.
As mitologias mostram que condenados têm uma chance de reparar seus erros. Eu fico espantado que âncoras de telejornais possam defender publicamente a prisão perpétua e a pena de morte. Existe um interesse político e social nessa mensagem que estimula e encoraja a vingança. Os erros judiciais estão aí apontando que nós precisamos encontrar uma sociedade e uma justiça melhores.

Tente imaginar o que é estar na prisão. Toda a sua vida virada do avesso. Coisas comuns se tornam confortos inacessíveis. Você não sabe se vai acordar no dia seguinte, nem se vai sobreviver até o fim do dia.

Então você volta para casa, se sentindo um lixo, tentando reconstruir a vida, tentando achar um trabalho decente, o que é muito difícil. A reincidência é resultado da falta de oportunidades.

Então nós somos livres?

Você tem que trabalhar de 30 a 35 anos para ter direito à aposentadoria. Você tem que cumprir 8 horas de trabalho por cinco dias. Você tem que usar um uniforme ou seguir as normas da empresa. Você tem que usar transporte público que vive lotado, atrasado e caro. Onde você mora tem grades no portão, nas portas e janelas. Quando participamos de uma eleição, votamos em gente que representa apenas os ricos, os banqueiros e os empresários. Em busca de alívio ou de esperança, enchemos a audiência dos pastores (padres) que só falam de pecado e Inferno. Vivemos nossa curta vida em medo e culpa.

Eu estava mal humorado. Então eu recebi outro folheto.

-Venha para o próximo sabá. Nós fazemos os rituais em skyclad e realizamos o hierogamos.

O único lugar onde eu me senti livre foi naquele círculo, no meio da floresta, debaixo da luz da Lua. Você pode vir também.

Nenhum comentário: