domingo, 15 de agosto de 2021

Raça na Antiguidade - respostas rápidas

Os antigos gregos e romanos tinham um conceito de raça?

Não como o entendemos hoje. Eles pensavam principalmente nas populações humanas definidas pelo idioma, cultura, família e status legal. Embora estivessem cientes dos tipos de variações naturais no tom da pele, formato do rosto, tipos de cabelo e outras características físicas que normalmente usamos para categorizar a raça hoje, eles geralmente não consideravam essas variações como marcadores de identidade.

A cor da pele importava na sociedade grega e romana?

Sim, mas não como indicador de raça. Em grande parte do antigo mundo mediterrâneo, havia um ideal cultural (pelo menos entre os níveis de elite da sociedade que nos deixaram evidências escritas) de que os homens deveriam trabalhar ao ar livre, de preferência como fazendeiros ou soldados, e as mulheres deveriam trabalhar dentro de casa, especialmente na produção têxtil . Como resultado, a pele escura era valorizada nos homens - um sinal de que eles haviam passado muito tempo trabalhando ao sol - e a pele clara era valorizada nas mulheres. Homens de pele clara e mulheres de pele escura eram freqüentemente desprezados por não cumprirem esse padrão social. Os julgamentos sobre a cor da pele resultaram de preconceitos relacionados a gênero e classe, não raça.

Havia alguma pessoa negra na Grécia ou Roma antigas?

Sim. A negritude é uma identidade moderna baseada não apenas em características físicas, mas na experiência histórica e que não podemos simplesmente aplicar às pessoas no passado; no entanto, em termos biológicos simples, pessoas cujas características hoje associaríamos à negritude foram identificadas em contextos gregos e romanos desde o século XIII AEC até o século IV EC. À medida que as evidências genéticas se tornam mais disponíveis na pesquisa arqueológica, o número de exemplos conhecidos certamente aumentará, mas as evidências literárias e artísticas já são abundantes.

Havia algum povo do Leste Asiático na Grécia ou Roma antigas?

Sim. Contatos de comércio e diplomacia em toda a Eurásia são bem documentados e pessoas do leste e sudeste da Ásia foram identificadas em contextos gregos e romanos, no extremo norte e oeste da Londres romana.

Havia algum povo indígena americano, australiano ou oceânico na Grécia ou Roma antigas?

Não que eu saiba, mas o desenvolvimento da pesquisa genética ainda pode nos surpreender nesse aspecto. Pelo que as presentes evidências nos levarão, podemos dizer que a Grécia e Roma estavam conectadas a redes de comércio, viagens e migração que abrangiam a Eurásia e a África, mas esse parece ser seu limite.

Os negros e os asiáticos que viviam na Grécia e em Roma eram vistos como diferentes?

É difícil dizer. Autores antigos não gastavam muito tempo escrevendo sobre o assunto, o que por si só pode sugerir que esse tipo de diferença não importava, mas é difícil confiar nos argumentos do silêncio. Porém, como a cultura grega e romana não tinha um conceito de raça, parece improvável que esse tipo de variação tenha muita importância. Assim como notamos o cabelo e a cor dos olhos das pessoas hoje, mas geralmente não atribuímos muito significado a isso, gregos e romanos podem muito bem ter notado se alguém tinha um tom de pele ou formato facial diferente, mas eles não necessariamente achavam que isso importava Muito de.

Os negros e os asiáticos que viviam na Grécia e em Roma eram também gregos e romanos?

A maioria deles provavelmente estava. A definição de quem poderia ser considerado grego ou romano era flexível e dependia das circunstâncias. Em algumas épocas e lugares, as linhas de identidade eram rigidamente policiadas e os recém-chegados não eram bem-vindos; em outras épocas e lugares, as definições eram expansivas e novas pessoas eram facilmente incorporadas. Muitas pessoas que vieram de outras partes do mundo para o Mediterrâneo se estabeleceram e formaram famílias. Mesmo que os imigrantes originais não fossem aceitos como gregos e romanos, há uma boa chance de que seus filhos e netos pensassem em si mesmos e fossem considerados pelos vizinhos como sendo tão gregos ou romanos quanto qualquer outra pessoa.

A Grécia e a Roma antigas eram civilizações brancas?

Não. A maioria das pessoas que se identificavam como gregos e romanos em qualquer época e lugar eram provavelmente, em termos modernos, brancos, mas isso não significa que as culturas grega e romana fossem, elas mesmas, “brancas” ou tivessem qualquer conexão necessária com a brancura. A categoria de “branco” não existia na cultura grega ou romana, nem os gregos e romanos acreditavam que sua cultura estava inerentemente ligada à sua ancestralidade. Na verdade, eles geralmente ficavam muito felizes em apontar de onde haviam tirado ideias e influências culturais de outros povos. A ideia de uma “civilização branca” soaria muito estranha aos ouvidos gregos e romanos.

Original: https://co-geeking.com/2019/01/21/race-in-antiquity-short-answers/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: