quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Raça na Antiguidade - os Gregos

Como já discutimos, as categorias raciais modernas não são fáceis de aplicar ao antigo mundo mediterrâneo . Povos antigos como os gregos e romanos tinham ideias complicadas sobre suas próprias identidades, mas essas ideias não se alinham prontamente com a maneira como nós, modernos, definimos raça. Se quisermos entender melhor a identidade dos gregos antigos - em termos antigos ou modernos - primeiro temos que saber de quem estamos falando. Isso pode soar como uma pergunta boba. A resposta não é óbvia? Os gregos! Mas quem era grego?

Esta é uma pergunta mais difícil do que pode parecer. No mundo moderno, as nações têm leis de cidadania para regular quem é, digamos, um americano, um canadense, um belga etc. Mesmo hoje, porém, a identidade de todos não é facilmente definida. Imigrantes, expatriados, refugiados e outras pessoas que viajam entre as nações podem ter relações complicadas com os lugares de onde vêm e os lugares em que vão. Os sentimentos individuais e as atitudes da sociedade nem sempre estão de acordo com a letra da lei.

A situação era ainda mais complicada na Grécia antiga. O povo da Grécia Antiga nunca foi politicamente unificado por sua própria iniciativa. Cidades-estados individuais como Atenas, Esparta, Corinto e Tebas tinham suas próprias leis de cidadania, mas essas regulamentações variavam amplamente entre as cidades e mudavam em resposta a pressões políticas. Os espartanos que fugiram da batalha podem perder sua cidadania. Em Atenas, desafiar o status de cidadão de um rival era uma tática comum na luta de rixas políticas e familiares. Novos cidadãos foram emancipados para servir às necessidades políticas e militares. O que havia de mais próximo de um árbitro central da Greekidade era o Hellanodikai, os juízes que supervisionavam os Jogos Olímpicos, nos quais apenas gregos podiam competir. Os julgamentos que eles fizeram, porém, foram individuais e aplicados apenas aos atletas. As decisões também podiam ser influenciadas por considerações políticas: os Hellanodikai julgaram o rei Alexandre I da Macedônia (trisavô de Alexandre o Grande) como grego, embora sustentassem que o próprio povo da Macedônia não o era. (Heródoto,Histórias 5.22)

Os padrões usados ​​para discutir sobre o caráter grego também podem mudar com o tempo e as circunstâncias. No sexto século AEC, a maioria das discussões sobre a identidade grega foi enquadrada em termos de descendência, especificamente descendência de ancestrais míticos específicos. A figura crucial era Helen (um filho do deus Zeus e de uma mulher humana, Pirra, ou Pirra e um homem humano, Deucalião - e não deve ser confundida com a bela Helena, que deu início à Guerra de Tróia). Aqueles que reivindicaram descendência da Helen foram contados entre os gregos, enquanto aqueles que não o fizeram foram excluídos. Uma das versões mais completas dessa tradição está no poema conhecido como Catálogo de Mulheres, um poema do século VI conhecido hoje apenas em fragmentos, que apresentou um relato da era heróica grega estruturada em torno das genealogias, casamentos e descendência de certas mulheres. Este poema identificou vários grupos de gregos com três filhos de Hellen: Dorus, Xuthus e Éolo.

O Catálogo , no entanto, não foi a palavra final sobre o grego. Como tradição basicamente oral, o mito grego não tinha textos canônicos, e as linhagens familiares de deuses e heróis sempre estavam em debate. Outras fontes reorganizaram as árvores genealógicas para mudar a determinação de quem contava ou não como grego. (Tucídides, História 2.80.5-6; Pausânias, Descrição da Grécia 1.11.1) Nem a ancestralidade permaneceu a única forma de afirmar a identidade grega. No século V, muitos escritores também começaram a referir-se à língua, cultura e modos de vida compartilhados como definidores de quem era grego. (Heródoto 8.144) No século IV, encontramos o orador ateniense Isócrates rejeitando explicitamente a ancestralidade comum como forma de determinar quem era grego ou não:

[Atenas] fez com que o nome “grego” não se aplicasse a uma tribo, mas a um modo de pensar, de modo que aqueles que são chamados de gregos são aqueles que compartilham nossa educação, e não aqueles que compartilham nossas origens.

- Isócrates, Panegyric 50

(Todas as traduções são minhas)

Nos Reinos Sucessores da era helenística (os remanescentes do império de Alexandre no Egeu, Egito e sudoeste da Ásia), o caráter grego assumiu novos significados. No Egito, sob os reis ptolomaicos, “grego” era uma designação administrativa, e não étnica, aplicada a qualquer pessoa que não fosse egípcio nativo. Assim, não apenas os imigrantes da Grécia e da Macedônia foram classificados como “gregos”, mas também, por exemplo, judeus, sírios e persas. Ser designado grego trazia certos benefícios legais e fiscais, então até mesmo membros da aristocracia egípcia nativa que apoiavam o regime ptolomaico recebiam o status de grego. No reino selêucida, centrado na Mesopotâmia e na Síria, a condição de grego era mais comunal do que individual. Certas cidades fundadas por imigrantes da Grécia e da Macedônia foram reconhecidas como “gregas,

Muitas pessoas diferentes viviam com identidades que eram mais complexas do que simplesmente "gregas" ou "não gregas". Do sétimo século AEC em diante, muitos indivíduos com habilidades especiais deixaram as pequenas cidades economicamente subdesenvolvidas do Egeu para encontrar emprego em outro lugar, incluindo mercenários, médicos, cortesãos, artesãos e atores. Esses emigrantes se estabeleceram em lugares que vão da península ibérica ao planalto iraniano e se integraram às sociedades locais. Seus descendentes tendem a adotar nomes, línguas e culturas locais, como Wahibre-em-Akhet, filho de dois pais de nome grego que foi enterrado no Egito em um sarcófago egípcio tradicional. Grupos maiores de emigrantes fundaram colônias ao redor do Mediterrâneo e do Mar Negro. Enquanto algumas dessas colônias afirmavam um forte senso de identidade grega, muitas tinham culturas mais complexas, como os Geloni das estepes do Mar Negro, uma fusão de colonos gregos e povos locais que falavam uma língua crioula greco-cita. (Heródoto 4.108)

Muitas pessoas do grande mundo mediterrâneo também se estabeleceram nas cidades gregas do Egeu. No quarto século AEC, havia comunidades de imigrantes egípcios e trácias em Atenas que eram substanciais o suficiente para solicitar com sucesso o direito de construir templos para suas próprias deusas, Ísis e Bendis. (Inscriptiones Graecae II2 337) O filósofo cartaginês Asdrúbal mudou-se para Atenas e, em 129 aC, tornou-se chefe da Academia de Platão. Como Wahibre-em-Akhet no Egito, Asdrúbal se adaptou à cultura local adotando o nome grego Clitomaco. (Cícero, Academica 2.31; Diógenes Laércio, Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes4.10) No outro extremo da escala social, as cidades do Mar Egeu de Delos e Rodes eram os principais centros do comércio de escravos. Pessoas cativas de origens que vão da Gália à Pérsia e da Cítia ao Egito são registradas passando por seus portos. Mais longe, os judeus da era helenística afirmavam ter provas de que compartilhavam uma ancestralidade comum com os espartanos e que os filhos do patriarca judeu Abraão haviam acompanhado o herói grego Hércules em suas aventuras. (1 Macabeus 12,5-23; Josefo, Antiguidades Judaicas 1.240-41, 12.225-27)

A cultura e a identidade gregas não existiam sozinhas e distantes das outras. O senso de interconexão cultural e flexibilidade foi expresso no Egito por um poema escrito em grego, mas dirigido à deusa egípcia Ísis, que identificou explicitamente Ísis com as deusas de vários outros povos:

Os sírios chamam você de Astarte, Artemis e Nanaia,

o povo da Lycia se dirige a você como Rainha Leto,

os homens da Trácia a chamam de mãe dos deuses,

e os gregos chamam a sua tronada Hera, doce Afrodite,

boa Héstia, Rhea e Demeter,

mas os egípcios chamam você de O Único, pois você é aquele que é tudo

outras deusas nomeadas pela humanidade.

- Supplementum Epigraphicum Graecum 8.584.18-24

A multiplicidade de maneiras pelas quais o grego pode ser reivindicado pode ser melhor exemplificada pela comparação de dois exemplos. Por um lado, havia descendentes de colonos helenísticos na Índia nos últimos séculos AEC e primeiros séculos EC que haviam se assimilado à cultura indiana, mas ainda se identificavam como “Yavana”, a palavra grega no idioma local. Este termo aparece em inscrições em ofertas feitas aos deuses indianos em templos locais. Em termos de cultura, língua e modos de vida, esses Yavana haviam se tornado totalmente indianos; era apenas por meio de sua ancestralidade que ainda se identificavam como gregos. Por outro lado, o filósofo Favorinus, no segundo século EC, argumentou que era considerado grego, apesar de sua ascendência gaulesa, porque havia adotado uma cultura, língua e modo de vida gregos. (Favorinus,Oração Coríntia 25-26)

A condição de grego nunca foi uma identidade racial; era uma identidade cultural aberta a muitas interpretações diferentes, nem todas compatíveis umas com as outras. Qualquer pergunta que fizermos sobre a identidade racial dos gregos antigos terá respostas complexas. Nem estamos, como pessoas modernas, em posição de contestar as identidades vividas e sentidas pelos povos antigos. Impor nossas próprias regras sobre quem é grego era legítimo e quem não era seria simplesmente uma petição de princípio. A ideia de que as pessoas podem ser categorizadas em grupos étnicos coerentes com fronteiras bem definidas e estáveis ​​ao longo do tempo e a grandes distâncias é uma invenção da imaginação imperialista e nacionalista romântica. Se levarmos a sério a investigação da identidade dos gregos antigos, devemos estar preparados para as complexidades desnorteadoras e irredutíveis envolvidas na definição exata de quem queremos dizer.

Original: https://co-geeking.com/2018/05/14/race-in-antiquity-who-were-the-greeks/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: