sexta-feira, 27 de agosto de 2021

A Deusa-Mãe armênia

Nane (armênio: Nanė; georgiano: Nana; búlgaro: Nanė; russo: Nanė) era uma deusa-mãe pagã armênia. Ela era a deusa da guerra, sabedoria e maternidade, e filha do deus supremo Aramazd.

Aramazd deslocou Vanatur no topo do panteão depois que a interação com os persas levou os armênios a identificarem Ahura Mazda dos zoroastrianos como sua divindade principal.

Aramazd era considerado o pai de todos os deuses e deusas, o criador do céu e da terra. As duas primeiras letras em seu nome - AR - são a raiz indo-européia para sol, luz e vida. Ele era a fonte da fertilidade da terra, tornando-a fecunda e abundante. A celebração em sua homenagem era chamada de Amanor, ou Ano Novo, que era comemorado em 21 de março no antigo calendário armênio (também o equinócio da primavera).

Aramazd era uma divindade sincrética, uma combinação da figura lendária armênia autóctone Ara e do iraniano Ahura Mazda. No período helinístico, Aramazd na Armênia foi comparado ao Zeus grego. O principal templo de Aramazd ficava em Ani (Kamakh na moderna Turquia), um centro cultural e administrativo da antiga Armênia.

Nane parecia uma bela jovem com roupas de guerreiro, lança e escudo nas mãos, como a Atenas grega, com quem se identificava no período helênico. Seu culto estava intimamente associado ao culto da deusa Anahit. O templo da deusa Nane ficava na cidade de Thil. Seu templo foi destruído durante a cristianização da Armênia:

“Então eles cruzaram o rio Lycus e demoliram o templo de Nane, filha de Aramazd, na cidade de Thil.” “Gregório então pediu permissão ao rei para derrubar e destruir os santuários e templos pagãos. Drtad prontamente emitiu um édito confiando a Gregory essa tarefa, e ele mesmo saiu da cidade para destruir santuários ao longo das rodovias. ”

Na Armênia e em outros países, o nome Nane e suas variações continuam a ser usados ​​como um nome pessoal. Agora, os armênios geralmente chamam sua avó de “Nane” (Nan), o que significa que Nane era uma deusa influente na vida espiritual dos antigos armênios.

Na Armênia, o rei tomaria uma decisão sobre a guerra somente depois de se encontrar com a mulher mais velha da dinastia real. Na família armênia, a mulher mais velha era considerada o epítome de Nane e, portanto, gozava de grande influência.

É interessante notar semelhanças em outras línguas: o grego “nanna” (tia), “nonna” em latim medieval, “nyanya” em russo. Em muitas partes do Paquistão e da Índia, os avós maternos são chamados de Nana e Nani. Em inglês Nan, Nana, Nanan, Nannan, Nanna são usados ​​para avó.

Nanaya (sumério, NA.NA.A; também transcibido como Nanâ, Nanãy ou Nanãya; em grego: Nαναια ou Νανα; aramaico: ננױננאױ) é o nome canônico de uma deusa adorada pelos sumérios e acadianos, uma divindade que personificava “volúpia e sensualidade ”. Seu culto era grande e se espalhou até a Síria e o Irã. Mais tarde, ela se tornou sincretizada com o babilônio Tashmetum, a consorte do deus Nabu.

Nabu (em hebraico bíblico Nebo) é o deus assírio e babilônico da sabedoria e da escrita, adorado pelos babilônios como filho de Marduk e sua consorte, Sarpanitum, e como neto de Ea. O consorte de Nabu era Tashmetum.

Inanna (suméria, INANNA; acadiano: Ištar) é a deusa suméria do amor sexual, fertilidade e guerra.

O nome de Inanna deriva de Rainha do Céu (Suméria: nin-anna). O signo Cuneiforme de Inanna; no entanto, não é uma ligadura dos signos senhora (suméria: nin) e céu (suméria: um). Essas dificuldades levaram alguns dos primeiros assiriólogos a sugerir que originalmente Inanna pode ter sido uma deusa possivelmente relacionada à deusa-mãe hurrita Hannahannah, aceita apenas recentemente no panteão sumério, uma ideia apoiada por sua juventude, e que, ao contrário das outras divindades sumérias, no início, ela não tinha esfera de responsabilidades.

Hannahannah (de Hurrian hannah “mãe”) é uma deusa-mãe hurrita relacionada à deusa pré-suméria Inanna. Hannahannah também foi identificada com a deusa hurrita Hebat, um título de Hannahannah. Hebat, também transcrita Kheba ou Khepat, era a deusa mãe dos hurritas, conhecida como “a mãe de todos os viventes”. Ela também é uma Rainha dos deuses.

Na área hurrita, Hebat pode ser identificado com Kubaba. Os santuários em homenagem a Kubaba se espalharam pela Mesopotâmia. Kubaba se tornou a deusa tutelar que protegia a antiga cidade de Carquemis no alto Eufrates, no final do período hurrita - primeiro hitita. Abdi-Heba era o prefeito do palácio, governando Jerusalém na época das cartas de Amarna (1350 AC).

De acordo com Mark Munn (Munn 2004), seu culto mais tarde se espalhou e seu nome foi adaptado para a deusa principal dos reinos sucessores hititas na Anatólia, que mais tarde se desenvolveu na matar (mãe) ou matar kubileya frígia, cuja imagem com inscrições aparecem em esculturas cortadas na rocha.

Cibele (Frígio: Matar Kubileya / Kubeleya “Mãe Kubeleyana”, talvez “Mãe da Montanha”; Lydian Kuvava; Grego: Kybele, Kybebe, Kybelis) foi uma deusa-mãe originalmente da Anatólia. Pouco se sabe sobre seus cultos mais antigos na Anatólia, além de sua associação com montanhas, falcões e leões. Ela pode ter sido a divindade estatal da Frígia; seu culto frígio foi adotado e adaptado pelos colonos gregos da Ásia Menor e se espalhou de lá para a Grécia continental e suas colônias ocidentais mais distantes por volta do século 6 AC.

Cibele pode ter evoluído de uma Deusa Mãe da Anatólia de um tipo encontrado em Çatalhöyük, datado do 6º milênio AC. Esta Deusa Mãe corpulenta e fértil parece estar dando à luz em seu trono, que tem dois apoios para as mãos com cabeça de felino. Na arte frígia do século 8 AC, os atributos de culto da deusa-mãe frígia incluem leões acompanhantes, uma ave de rapina e um pequeno vaso para suas libações ou outras oferendas.

Original: https://aratta.wordpress.com/2013/08/15/nane-the-armenian-pagan-mother-goddess/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: