quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Como [não] escolher uma Deusa

Procurando por ideias e textos na internet através do Oráculo Virtual [Google] eu me deparei com um texto falando sobre como escolher uma Deusa.

Citando a parte interessante:

“Paris é um príncipe troiano (secreto) que vive como um cowboy em uma adorável ilha do Mediterrâneo, passando seus dias encenando touradas e saltitando com ninfas. Paris é conhecido por sua boa aparência, corajoso e por seu grande discernimento. Quando as três grandes deusas gregas discutem sobre qual delas é a mais bonita, até mesmo Zeus se recusa a dar um veredicto para que as duas deusas rejeitadas se voltem contra ele. A decisão é delegada a Paris.

Paris não foge da tarefa perigosa, ele saboreia isso. Ele avalia Atena, Hera e Afrodite, depois faz as deusas se despirem e desfilarem nuas diante dele, e finalmente pede-lhes suborno. Eu disse que o cara era corajoso.

Hera oferece a Paris um grande império que se estende por todo o continente. Atena oferece a ele habilidade e sabedoria. Afrodite oferece a ele Helena. Vamos entrar na cabeça de Paris por um segundo e anotar uma lista rápida de prós e contras.

Contras:

Por não escolher Hera ou Atenas, Paris perde o império, a habilidade e a sabedoria.
Paris já está casado.
Ele é casado com Oenone, uma ninfa sexy com poderes mágicos de cura. E eles têm um filho.
Helena já é casada.
Helena é casada com Menelau, rei de Esparta, cidade conhecida por guardar rancores e resolvê-los com violência.
Menelau tem 44 reis e senhores da guerra gregos que juraram apoiá-lo se alguém mexer com ele ou sua esposa, até e incluindo a declaração de guerra à cidade natal de Tróia, em Paris.
Entre os gregos está Aquiles, um guerreiro invencível, sobre o qual está profetizado que, se ele entrar na guerra, Tróia será derrotado. Isso significa uma provável morte violenta para Paris, toda sua família e sua cidade.

Prós:

Helena é muito quente”.

Original: https://putanumonit.com/2017/03/12/goddess-spreadsheet/

Traduzido com Google Tradutor.

O autor é criativo, mas comete o pior equívoco: oferece fórmulas matemáticas e o uso de planilhas para encontra uma solução. Por favor, caro e eventual leitor, NÃO use Excel para decidir sua vida amorosa, nem para escolher a sua Musa/Deusa.

Mas o que Paris tinha que decidir?

Vejamos o mito:

“...Zeus deu um banquete em comemoração ao casamento de Peleu e Tétis (pais de Aquiles). No entanto, Eris, deusa da discórdia não foi convidada, pois ela teria feito a festa desagradável para todos. Irritada com essa afronta, Eris chegou à festa com uma maçã de ouro do Jardim das Hespérides, que ela lançou na mesa, sobre o qual estava escrito καλλίστῃ (kallistēi, "para a mais bela").

Três deusas reivindicaram a maçã: Hera, Atena e Afrodite. Elas pediram a Zeus para julgar qual delas era mais merecedora, e eventualmente ele, relutante em favorecer qualquer uma, declarou que Páris, um mortal de Troia, julgaria o caso, pois ele havia recentemente mostrado sua lealdade exemplar em um concurso em que Ares em forma touro tinha derrotado o próprio touro premiado, e Páris, o pastor-príncipe, sem hesitação, galardoado com o prêmio para o deus”.

Então se trata do provável primeiro Concurso de Miss Universo da história. Ou será que não?
“Kallistēi é a palavra da língua grega antiga inscrita na maça de ouro de Éris. Em grego, a palavra é καλλίστῃ (o dativo singular do feminino superlativo de καλος, bonita). Seu significado pode ser traduzido para ‘a mais merecedora’".

Trechos do original: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamento_de_P%C3%A1ris

Hum, na Era Contemporânea, no meio corporativo/empresarial/profissional, o que mais se fala é nessa tal de Meritocracia. A decisão de Paris causou a Guerra de Tróia. A cultura da meritocracia também tem consequências desastrosas. Se eu estivesse em uma sinuca dessas, eu cortaria a maçã e dava um pedaço para cada uma. E ia para a cama com as três.

Nenhum comentário: