sábado, 21 de agosto de 2021

Os nove tipos de amor

Como você define o amor? É algo que o faz cantar e dançar de felicidade, sentir um frio na barriga ou fazer você se importar com a outra pessoa? E aqueles momentos em que tudo o que você quer é arrancar a roupa do seu parceiro? Ainda é amor? E se você pudesse descobrir a “receita” para isso?

Não tenha medo, os filósofos da Grécia Antiga já fizeram o trabalho árduo e definiram diferentes tipos de amor. Aqui estão nove palavras gregas para amor que o ajudarão a entender como esse sentimento pode ser complicado e como cada tipo de amor pode ser diferente e como eles podem se combinar.

Eros - desejo sexual

Na mitologia grega antiga, Eros (ἔρως) era um deus travesso da paixão e da fertilidade, que atirava flechas nos corações das pessoas e imortais e os fazia sentir um desejo repentino e avassalador um pelo outro. Embora esse desejo possa ser interpretado como amor, é principalmente atração física. É daí que vêm os termos “erótico” e “erótica” que hoje em dia descrevem a sexualidade humana.

É comum confundir luxúria - ou desejo sexual - com amor romântico. A atração sexual pode ser uma sensação potente e avassaladora, e até mesmo enganar o cérebro, levando-o a uma tomada de decisão questionável. No entanto, embora o desejo sexual não seja um tipo de amor em si, é freqüentemente um componente essencial do amor, especialmente entre casais românticos.

Philia - conexão com a alma

Em contraste com a natureza física e sexual de Eros, Philia (φιλία) é um sentimento platônico. Esta palavra grega para amor implica conexão espiritual, confiança e compartilhamento dos mesmos valores. Philia geralmente cresce entre amigos ou familiares. Embora não seja tão opressor, eufórico ou excitante quanto Eros, costuma ser mais gratificante e gratificante a longo prazo.

Philia não é relegada a relacionamentos não sexuais e não românticos, no entanto. É um componente vital do amor romântico entre casais, e qualquer conexão sem ele provavelmente não durará. Um amor que caracteriza Eros, mas não Philia, costuma ser um amor possessivo e egocêntrico.

Os filósofos gregos antigos (assim como muitos psicólogos hoje) acreditavam que os dois funcionam melhor lado a lado, fortalecendo um ao outro e o vínculo entre duas pessoas. Adicionar Philia a Eros transforma um amor possessivo em um amor construído em torno de objetivos compartilhados e felicidade. O filósofo grego Platão acreditava que a combinação de Filia e Eros levava à forma mais elevada de amor - uma "amizade entre amantes".

Storge - amor devotado

Storge (στοργή) pode ser classificado como uma variação de Philia e geralmente se relaciona com o amor dentro de uma família. Embora o cuidado e a devoção de Storge sejam parte integrante da conexão de Philia, também podem ser unilaterais. Um excelente exemplo de Storge é quando um pai cuida de um filho, faz com que ele se sinta seguro, confortável e seguro e não espera nada em troca.

Embora Storge possa parecer um antídoto para Eros, ambos tendem a ser altamente naturais, biológicos e instintivos. Storge geralmente ocorre entre casais que estão criando uma família juntos. Essa forma de amor é valorizada na cultura ocidental, especialmente na fé cristã.

Pragma - amor maduro

Embora provavelmente o tipo de amor menos excitante, Pragma (πράγμα) é um componente essencial para fazer os relacionamentos funcionarem a longo prazo. Pragma é amor baseado no dever, na razão e nos objetivos compartilhados. Como Philia, Pragma não se limita a parcerias românticas, embora seja uma parte vital do amor romântico. É essencial nas famílias e até mesmo nas amizades íntimas. Exemplos de manifestação de Pragma são sacrifícios pessoais em benefício de seu parceiro, fazer escolhas de vida e carreira que sejam melhores para seu relacionamento do que apenas para você, e realizar as tarefas diárias e tarefas necessárias para manter um lar feliz.

O amor pragma é talvez o mais difícil de desenvolver e manter, pois requer esforço contínuo, dedicação e, muitas vezes, abnegação. No entanto, os resultados geralmente valem muito a pena no longo prazo. Até mesmo casamentos arranjados foram sustentados e tornados satisfatórios por meio do Pragma, e muitos relacionamentos fracassados ​​foram salvos.

Esse tipo de amor pode ser visto como o “admin” do dia-a-dia para manter um relacionamento, mas as parcerias sem Pragma dificilmente resistirão aos desafios do tempo.

Ludus - amor lúdico

Ludus (Παιχνίδια) é outra palavra grega para amor que talvez seja o oposto de Pragma. Enquanto Pragma é duradouro, cerebral e baseado em responsabilidades, Ludus é um amor despreocupado e brincalhão.

Imagine um relacionamento casual hedonista que tem como foco a diversão e a vivência do momento, e você terá um excelente exemplo de Ludus. Muitas vezes é expressa por meio de flertes e provocações, sedução e sexo casual. Embora a emoção da conquista sexual seja uma forma de Ludus, esses relacionamentos não são necessariamente egoístas ou superficiais - eles podem ser gratificantes para ambas as partes se o respeito mútuo for mostrado, e vêm com menos responsabilidade e compromisso do que outros tipos de amor.

Ludus compartilha muitas qualidades com Eros, mas não se limita às relações físicas ou sexuais. O amor ludus também pode incluir atividades não sexuais, como dançar, beber e outros prazeres sensoriais de que se possa desfrutar.

Mania - amor obsessivo

Você já conheceu alguém obcecado por um determinado indivíduo a ponto de parecer doentio? E talvez você até os chamou de maníacos? Os filósofos gregos rotularam esse tipo de amor como Mania (μανία).

Pode ser combinado com Eros e Ludus sexuais e hedonísticos, mas dificilmente acompanhará Pragma ou Philia. A mania geralmente se manifesta por meio de ansiedade, instabilidade emocional, ciúme e possessividade.

Hoje em dia, “mania” e sua derivação “maníaca” são usadas no campo da psiquiatria para descrever componentes de certas doenças mentais, bem como em ambientes menos formais para definir hiperobsessão ou fixação.

Embora uma leve obsessão possa ser bastante comum durante os primeiros estágios de um relacionamento, a longo prazo, o excesso de Mania que é desequilibrado por outras formas de amor pode levar à dependência e até perseguição ou violência.

Meraki - esforço criativo

Uma palavra grega moderna, derivada do turco “Merak” (μεράκι), significa fazer algo com amor, criatividade e devoção quando você se coloca de todo o coração no que está fazendo.

Meraki é freqüentemente usado para descrever expressões criativas ou artísticas, como pintar, cantar ou compor música. Além disso, pode se manifestar na culinária, na decoração de uma sala ou na arrumação de uma mesa.

Você não precisa pintar um lindo retrato de seu parceiro ou compor uma peça musical impressionante para que ele expresse seu amor. Fazer um bom jantar é uma manifestação perfeita da Meraki!

Philautia - amor próprio

O filósofo grego Aristóteles acreditava que o amor-próprio ou Philautia (φιλαυτία) é um pré-requisito para amar os outros. O amor-próprio saudável é benéfico para todos os aspectos da vida, incluindo os relacionamentos, e as pessoas que se amam geralmente são mais capazes de dar e receber todos os tipos de amor.

Muitos comportamentos destrutivos em um relacionamento podem muitas vezes estar enraizados na falta de amor-próprio. No entanto, o amor-próprio pode rapidamente se transformar em uma forma doentia quando uma pessoa se ama mais do que qualquer outra pessoa. O amor próprio doentio pode ser expresso por meio de um ego inflado e geralmente depende de status social, habilidades ou realizações, em vez de virtudes genuínas.

O amor próprio saudável é definido pela auto-estima que não depende de status ou competição com os outros. Em vez disso, é baseado mais no perdão e na aceitação de si mesmo.

Pessoas com um nível saudável de amor-próprio não são arrogantes e não se consideram superiores aos outros, mas são resilientes e aceitam suas limitações sem sentir vergonha delas. Essas pessoas são menos propensas a buscar validação externa por meio de comportamentos compulsivos e, como resultado, podem se dedicar melhor aos relacionamentos.

Ágape - amor incondicional

Ágape (ἀγάπη) é um amor incondicional que não depende de nenhum fator externo. Atos de caridade e altruísmo geralmente nascem do amor Ágape. Parece justo argumentar que uma sociedade sem Ágape seria incapaz de funcionar, visto que somos dependentes uns dos outros como espécie.

Ágape é a forma menos egoísta de amor e não exige nada em troca. No entanto, muitas vezes também resulta em imensos benefícios para quem o pratica - não apenas em termos de pessoas retribuindo com amor ou recompensas, mas benefícios para o bem-estar mental e emocional do praticante. Praticar o amor ágape muitas vezes pode aumentar o amor-próprio, e níveis mais elevados de amor-próprio saudável geralmente resultam em um aumento da capacidade de sentir e demonstrar ágape - é um ciclo!

O grego é uma das línguas mais ricas do mundo, com um extenso vocabulário. No entanto, o amor costuma ser mais complicado do que qualquer palavra pode descrever.

Embora os filósofos gregos tentassem classificar diferentes tipos de amor, na realidade, suas formas e manifestações tendem a se confundir e se misturar em várias combinações. Felizmente, existem muitas maneiras de nutri-los e cultivá-los, levando a conexões mais felizes e saudáveis ​​e a uma vida mais plena.

Saber palavras gregas para amor e reconhecer diferentes tipos de amor pode ajudá-lo a melhorar a si mesmo e a seu relacionamento. E tenho certeza de que seu parceiro vai gostar daquela xícara de chá que você prepara com Meraki.

Original: https://www.greecehighdefinition.com/blog/9-different-types-of-love-according-to-the-ancient-greeks
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: