sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Questionário

Algumas perguntas que eu encontrei enquanto procurava pelo Oráculo Virtual [Google] se existia alguma página de pagãos apologéticos. Eu só posso responder por mim mesmo, baseado em meus estudos e experiências.

1.) Os Deuses / Deusas / Senhor e Senhora amam seus seguidores?

Amor é uma palavra e sentimento que nós, humanos, estamos longe de compreender e praticar. Esse tipo de consideração geralmente conduz a outras questões existenciais, como, se os/as Deuses/as nos amam, por que nós sofremos, etc. Nós não podemos esquecer que todos os demais seres tem o mesmo direito de existir que nós. A crise ambiental é resultado direto desse antropocentrismo.

2.) Por que você acredita em Deuses não especificados como Criadores do mundo, em oposição ao Criador singular proposto pela Bíblia?

O modelo da Bíblia é uma cópia de outros mitos antigos. Então eu prefiro o original.

3.) Os Deuses são apenas imanentes, ou imanentes e transcendentes?

Essa parece ser uma pegadinha. Como a pergunta/piada sobre quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Enfim, pelos meus estudos, isso é inconcludente. Existem Deuses/as que são imanentes, outros transcendentes e tem aqueles que são ambos.

4.) É possível reconciliar o cristianismo com um caminho pagão?

Por uma necessária descrição de cada uma dessas religiões e comparando os valores e a história de ambos, [in] felizmente não é possível a [re] conciliação.

5.) O que acontece aos não pagãos após a morte?

Isso é variável, afinal, são muitos caminhos e crenças. Considerando somente as religiões abraãmicas, aqueles que acreditam nisso vão estar sujeitos às regras de suas crenças.

6.) O que acontece às pessoas que fizeram coisas ruins após a morte?

Segundo o princípio da magia, semelhante atrai semelhante. Por afinidade, sua estadia no Mundo dos Mortos será tendo pessoas com hábitos e costumes semelhantes aos seus. Você vai passar um bom tempo convivendo com gente que faz as mesmas coisas que você fez e isso pode ser um problema.

7.) O que significa honra e como você vive uma vida honrada?

Aqui existem alguns conceitos que podem e devem ser discutidos e questionados. Segundo o dicionário, honra é ter uma conduta virtuosa, segundo as regras da comunidade ou da sociedade em que se vive. Mas e quando a comunidade ou sociedade tem regras que são eticamente discutíveis? A honra tem mais a ver em ter a conduta certa diante dos Deuses, conforme o conceito de Eusebeia dos Gregos Antigos.

8.) Como os Deuses controlam os fenômenos naturais fora do país em que sua adoração se originou? (Por exemplo, por que um pagão nos EUA acredita que, se orar a Thor para mudar o clima, ele pode fazer isso quando era originalmente adorado na Escandinávia?)

Quando nós vamos a uma feira, diversas barracas dispõem seus produtos, provenientes de diversos fornecedores. Outros produtos que nós consumimos também. Imaginem então os Deuses como diretores executivos de uma enorme empresa. Então para a realização de “serviços” em áreas onde originalmente esses Deuses não estão associados, certamente terá algum representante local com as mesmas funções. Voilà.

9.) Você acredita que o Deus cristão Yahweh existe?

Eu imagino que isso seja uma pegadinha, pois eventualmente o ateu/descrente/transeunte coloca essa questão com frequência para “provar” que os Deuses não existem. O que eu posso dizer é que os seguidores das religiões abraãmicas acreditam em Yahweh, embora não concordem em muitos aspectos a respeito desse Deus. Ainda que Ele exista, simplesmente não é relevante e completamente indiferente para um pagão. Exceto se for um pagão israelita tentando restaurar a religião original de seu povo.

10.) Você acredita que toda religião contém verdade? Se sim, como você reconcilia sua religião como verdadeira com outras que a contradizem?

Outra pegadinha, pois “verdade” é um conceito tanto filosófico quanto uma noção utilizada no método científico. O que nós temos e podemos fazer é analisar os conceitos e opiniões que nós temos a respeito de certas questões existenciais e espirituais. Como nós somos humanos, nossos conceitos e opiniões são subjetivas, sujeitas a questionamentos, dúvidas, contestações e críticas. A verdade, se chegarmos a vislumbra-la, é auto-evidente e dissipa qualquer dúvida.

11.) Você acredita que evoluímos, ou que existe o Design Inteligente?

Eu creio que a pergunta é confusa e contraditória. Eu devo supor que essa pergunta possa estar conectada com a noção se os Deuses são imanentes ou transcendentes. Eu pessoalmente acho que os mecanismos da evolução, por serem eventos surgidos na natureza, necessariamente são manifestações do divino. Em termos gerais, aquilo que observamos na natureza aparenta alguma harmonia, até mesmo uma relação matemática nas formas que a vida assume, mas isso não descarta nem exclui eventos caóticos, pois a natureza também tende a ser destrutiva.

12.) As entidades dos Deuses são reais, faces de um único Deus e Deusa, ou meros símbolos através dos quais você concentra energias mágicas?

Aqui entra tanto teologia quanto mitologia. A Wicca é basicamente duoteísta, mas reconhece a existência dos outros Deuses, tornando-a, na prática, politeísta. Os povos antigos, a saber, Gregos e Romanos, de quem nós temos mais indícios, os Deuses e Deusas eram bem reais, seres existentes, com identidade e personalidade, não meros símbolos ou arquétipos, para utilizar uma palavra tão mal utilizada no Paganismo Moderno. Ao contrário do que ocorreu no mundo durante o domínio do Cristianismo [e outras religiões monoteístas/abraãmicas], havia tolerância e respeito aos outros povos e suas crenças. Os Gregos e Romanos antigos tinham conhecimento dos Deuses de outros povos e os interpretavam conforme os padrões que conheciam, então percebiam Deuses e Deusas de outros povos como outras manifestações dos Deuses e Deusas que conheciam, mas com outros nomes. Essa bela bagunça cultural [espiritual/religiosa] resultou, na Era Moderna, na declaração de Dion Fortune [Teosofia] de que todos/as os/as Deuses/as são o/a Deus/a. Os estudos de religião comparada e a antropologia excêntrica de Joseph Campbell deu a base para que Carl Jung estabelecesse o conceito de arquétipo, utilizando os Deuses antigos como modelos, o que infelizmente é mal compreendido por muito Pagão Moderno.

13.) Se os Deuses te amam, por que eles não morreram por você como Jesus morreu?

Essa é uma pergunta esquisita e contraditória. A historicidade de Cristo é discutida e, mesmo que ele tenha existido, por suas características, lendas e atribuições, o sacrifício de Cristo é simplesmente falho. Entretanto a figura do Rei Deus Sacrificado não é desconhecida pelas religiões antigas, nem a figura do Deus Morto que Ressuscita. Basicamente, muitos dos ritos conectados à inúmeras religiões de mistério consiste na morte sacrificial do Deus e sua ressurreição. Então não nos faltam Deuses que “morreram por nós” e ressuscitaram.

Nenhum comentário: