sábado, 27 de julho de 2024

Sobre teologia e Deuses


Steven Posch escreveu dois textos que parecem complementares.

Eu vou citar e comentar.

"Os pagãos "fazem" teologia?

Refletindo sobre décadas de experiência em divulgação inter-religiosa, minha amiga e colega Macha Nightmare observou recentemente que, nesses contextos, os não pagãos frequentemente querem saber sobre teologia pagã."

Eu entendo o que ele diz. Vivemos no mundo ocidental, eurocêntrico, onde predomina o Cristianismo. Falar em teologia ou Deus ainda são reduzidos ao conceito cristão.

"Teologia é uma boa palavra e (um) conceito pagão antigo. Estou com David “New Polytheism” Miller nisso: sempre que falamos (e pensamos) sobre os deuses, estamos teologizando. Essa é a prisca teologia , a teologia primal, a teologia como ela era antes de ser abduzida e codificada em ortodoxias."

"Pagãos, eu diria, têm bastante teologia. O que, como pagãos, nos falta é uma teologia compartilhada."

Ao ler e estudar sobre a Antiguidade, existem inúmeros pensadores que falaram sobre os Deuses, portanto, falaram de teologia antes dis teóricos cristãos.

Para um pagão moderno, o que interessa é o que se faz, não o que se pensa. Nós estamos "vacinados" contra a doutrinação e contra a imposição de modelos.

"Eles não se lembram muito do seu deus.”

Frase atribuída a Gerald Gardner.

"'Eles estão por aí há tanto tempo que se esqueceram de muita coisa', ele (Gerald Gardner) sugere. Na verdade, como sabemos agora, a realidade da situação era um pouco mais complexa."

A crença de nossos ancestrais era baseada em tradições orais. Muita coisa se perdeu com o desenvolvimento da civilização.

"Os Kalasha do que hoje é o noroeste do Paquistão, o único povo de língua indo-europeia que pratica sua religião tradicional continuamente desde a antiguidade, perderam praticamente toda a sua mitologia, e seus deuses tendem a ser figuras obscuras, conhecidas principalmente por suas funções práticas."

"Por que os altares dos deuses apresentam quatro cabeças de cavalo de madeira esculpidas? Ninguém entre os Kalasha se lembra mais. Não sabemos por quê, eles dizem aos pesquisadores: sempre foi assim."

O fato que nenhum ateu consegue refutar. A humanidade existe há, pelo menos, 1,5 milhões de anos. Todos os povos, de diversas culturas e civilizações, reconheceram a existência dos Deuses. Por milhares de anos. Se fosse algo meramente imaginado, não teria durado tanto tempo. Nenhuma cultura surgiria do ateísmo.

Mistérios são celebrados e eu estou proibido de dizer o que eu sei.
Mas a imagem que eu escolhi, mais o costume de evocar os quadrantes, deve dar uma pista ao interessado.🤫😉

Nenhum comentário: