sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Outra entrevista: Shapash

Eu saí dali e o sírio mal encarado puxou meu braço antes de eu ir embora.

- Eu não tenho culpa alguma com as chuvas em Petrópolis.

Eu dou de ombros e imagino que essa inserção foi feita por causa dos comentários da "desconhecida", a leitora que inspirou e incentivou as postagens sobre Baal e Astarte.
As fontes que eu consultei dizem que ora Astarte é a filha, ora que é a consorte de Baal. Minha experiência com os Deuses e Deusas mostram que tudo é possível. Existem inúmeros mitos antigos mostrando Deuses casando (e trepando) com suas mães, irmãs, primas ou filhas.

Consultando a fonte que alimentou  a postagem sobre o ano sagrado cananeu-fenício, eu achei o seguinte trecho:

"Solstício de verão: 19, 20, 21 ou 22 de junho
Dia de Jejum - A MORTE DE BA'AL - 17º dia do mês, durante a lua minguante
Começam 3 semanas de luto intenso no pico do calor do verão, tempo de seca, tempo de pousio, quando não há agricultura ativa", o coração do verão : quente como uma fornalha, seco como um túmulo. A terra está ofegante em exaustão" Baal foi devorado por Mot."

"9º dia do mês - Dia de Jejum - Último Dia do Festival dos Mortos - fim de 3 semanas de luto
O último dia do tempo fúnebre inclui um jejum à luz do dia, e as pessoas são obrigadas a não usar couro. Judeus modernos incluem luto por refugiados, vítimas do holocausto, guerra nuclear, etc.

O retorno de Baal

Após o pôr do sol, o início de um novo dia sinaliza o fim do período de luto. Há uma bênção especial da lua crescente para trazer boa sorte e orvalho de verão. Os judeus leem no Cântico dos Cânticos: "A voz do meu amado! Lá vem ele, saltando pelas montanhas, saltando sobre as colinas! Meu amado é como uma gazela, como um jovem cervo. Aqui ele está atrás de nosso muro, olhando através as janelas, espiando pela treliça."

Por volta dessa época, os criadores de animais decidem quais animais oferecerão aos templos. Nem todos serão mortos, pois os templos mantêm rebanhos. É também a última vez no ano para colher madeira para levar aos templos para uso em sacrifícios antes do início da estação chuvosa. Também a época do último plantio do ano."

"Sexto mês

Elul (hebraico) Ululu (babilônico) (final de agosto-início de setembro)
Lua cheia - Casamento de Ba'al e 'Anat
Este importante evento foi provavelmente originalmente celebrado com ritos orgiásticos. Nos tempos mais modernos, as pessoas celebram casamentos que foram propostos durante o festival da uva do 5º mês."

"Décimo segundo mês

Adar (hebraico) Addaru (babilônico) (final de fevereiro - início de março)
Lua cheia - A Festa de Athtartu/Astarte
Para afugentar as chuvas do velho Ba'al Hammon e dar as boas-vindas à fertilidade da primavera, um banimento festivo do inverno e do ano velho é comemorado como o Mardi Gras com dois dias de folia, travessuras, alegria, fantasias, máscaras. Neste último mês de inverno, a magia é realizada para expulsar a chuva/inverno/espíritos malignos fazendo muito barulho, especialmente batendo os pés toda vez que o nome de Hammon é mencionado; então as pessoas batem, enforcam e queimam Hammon em efígie. Nos tempos antigos, este era outro festival orgiástico extático. As pessoas começam a preparar com dias ou até semanas de antecedência, especialmente fazendo doces. É comum comer bolos de sementes de papoula, dar comida aos amigos e dar caridade aos pobres. Os judeus o celebram como Purim, que significa o lançamento de sortes."

- Quer falar algo, Baal?
- Não.

Ele me empurra na direção da rua. Quase saindo do átrio de acesso do edifício, eis que eu sou puxado para o canto e uma figura feminina agarra meu pescoço e me beija.

- A desconhecida falou sobre mim. Eu acho que seria grosseiro não falar de mim.

Da mesma fonte:

"Shapash é a deusa do Sol. Chamada de Luminária das Divindades , a Tocha dos Deuses , Ela vê tudo o que acontece na Terra durante o dia e guarda as almas dos mortos no submundo à noite. Uma das principais divindades do panteão ugarítico, ela auxilia Anat em sua busca por Baal. Como o acadiano Shamash , ela é uma divindade da justiça, muitas vezes servindo para mediar as divindades em disputas. Ela está relacionada com Shamsh, Chems , uma deusa-sol árabe adorada ao nascer, meio-dia e pôr-do-sol. Ela também pode ter sido uma divindade proeminente em Ebla chamada Shipish . O deus do sol acadiano / babilônico Shamash ou Shemesh, também portadora de luz, defensora da lei e da ordem e oráculo profético, era originalmente uma deusa, como demonstrado em nomes pessoais Ummi-Shamash, que significa Minha Mãe é Shamash."

Shapash é a Deusa do Sol. Considerada filha de El, uma divindade antiga quase nos moldes de Anu e que pode ser considerado "pai" dos Elohim, a família de onde originou Yahweh. Ela aparece junto com Astarte em alguns mitos envolvendo Baal. Outra Deusa citada é Anat, que pode ser considerada parente de Asherat, a Deusa que era considerada consorte de Yahweh. Eu conheci Amaterasu, outra Deusa do Sol. Algo que deve causar confusão nas mentes dos pagãos modernos é que existem tanto Deusas quanto Deuses atribuídos aos corpos e fenômenos da natureza.

- Seja bonzinho e preencha meu ventre com sua essência. Astarte ficou estranha depois que veio morar com os humanos. Ela quer acreditar que é normal rejeitar ou negar a sexualidade, justo ela!

Eu tento raciocinar e protestar, mas minha consciência vai se desmanchando enquanto eu sou inserido no santo dos santos. Desconhecida, desculpe minha ousadia e atrevimento, mas eu vou desmaiar enquanto minha essência é vertida no ventre de Shapash que, acho eu, está com um enorme sorriso de satisfação.

Um comentário:

Bruna disse...

Ainda não cheguei numa conclusão sobre o Ciclo de Baal, mas mesmo assim obrigada por mais esta postagem Betoquintas ;)