quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Entrevista com Astarte

De um leitor: "o bem e o mal existem, e aqui não é o Paraíso da deusa Astarte, aqui é a Terra".

Eu costumo dizer que não existe coincidência. O comentário citando Astarte foi feito depois que eu recebi a sugestão dos leitores para falar de Baal.
Então foi estranho e suspeito eu receber um convite:
 
"Você falou de como Baal foi demonizado. Ele não foi o único. Venha em minha residência. Eu vou te conceder uma entrevista"
- Astarte.
 
O endereço, que evidentemente não vou divulgar, fica em algum lugar da Mooca. Um sírio mal encarado abre a porta, me revista e acena na direção da varanda, onde uma pessoa parece me aguardar, sentada em uma mesa guarnecida com uma toalha simples e uma taça de cristal repleta de tâmaras.
Eu me sento e observo a mulher diante de mim. Cabelos cacheados de cor caramelado. Olhos de tom azul turquês. Pele acobreada, bem ao estilo mediterrâneo. Assim que eu tomo o assento, ela se apruma, tentando esconder com um xale seus seios que teimam em aparecer no decote generoso.
Se eu estou diante de Astarte, uma Deusa do Sexo, ela demonstra a mesma preocupação de uma mulher comum, ao tentar cobrir a exposição dos talentos que a mesma deliberadamente quer expor em roupas curtas ou reveladoras.
Eu fico sem jeito e acanhado, afinal, eu estou diante de uma Deusa que pode ser considerada parente de Inanna, Ishtar, Vênus e Afrodite.
 
- Eu li o seu texto sobre Baal.
- Quer contar a sua história, Astarte?
- Eu começo declarando que eu sou fenícia, a mesma origem de Europa.
- Fenícia tem conexões com a Filistéia, Canaã e Assíria?
- São civilizações com regiões em comum. Pode-se dizer que eu e Baal somos parentes.
- Eu escrevi que Belzebu e Belphegor tem em comum Baal como origem de seus nomes.
- O meu nome deu origem a Astaroth que, pela demonologia, é um arquidemônio.
- Quais os seus vínculos com Inanna, Ishtar, Vênus e Afrodite?
- Inanna é descendente de Anu. Uma dinastia anterior à minha. Ishtar é meio que irmã de Inanna e é meio que minha tia. Se você disser a ela que eu disse isso, eu te mato.
- Eu jamais faria isso. Mas e Vênus e Afrodite?
- Afrodite é uma esnobe. Ela aceitou trabalhar para Zeus no Olimpo e fica dizendo que é helênica. Nem os Gregos são helênicos.
- Conhece as origens dela?
- Todo mundo sabe. Ela nasceu em Chipre. Uma ilha humana que, como em toda Gaia, foi ocupada por diversos povos, de diversas etnias e origens.
- E a Deusa romana?
- Considerando que os fundadores de Roma foram os sobreviventes de Tróia, Vênus pode muito bem ser parente nossa.
- O que tem a dizer do mundo humano e do predomínio das religiões abraãmicas?
- Desde que os humanos adotaram o monoteísmo, tudo que eu vejo é guerra, contendas, conflitos, ódio, pobreza e miséria. Algum dia vão descobrir que adoram um Deus que não tem qualquer vínculos com suas origens, suas raízes ou seus ancestrais. Yahweh sempre foi, desde que nasceu, um babaca, vingativo, ciumento e violento.
- A minha espécie tem muitas perguntas. O que tem a dizer sobre o Bem e o Mal?
- Sinceramente? Sua gente quer encaixar forças cósmicas dentro de uma pequena, finita e instável expectativa moral.
- Muitos de nós espera ir para algum tipo de Paraíso após a morte. Existe um Paraíso? Qual seria o seu Paraíso?
- A minha espécie vive outro tipo de realidade. Alguns assistem, impressionados, com o mundo que vocês criaram. Alguns querem "consertar", como se tivesse algum defeito, mas a vida, a natureza e a existência são abençoadas. Viver inclui dor e sofrimento, sua gente é a única que choraminga e piora, por atos e palavras. Eu não tenho um lugar especial, mas eu visitei o reino de Hades. Independente de quem você acredite ser ou ter, vai para o mesmo lugar, o Mundo dos Mortos.
- Não há reencarnação?
- Se você entende como "reencarnação" a sucessão de corpos que uma alma veste ao longo do tempo, eu devo dizer que vocês se preocupam demais com o vasilhame. A existência da alma é eterna e vocês vão seguir vivendo em diferentes clusters de espaço/tempo.
- Então há alguma possibilidade de nossa alma seguir existindo em algum tipo de Paraíso?
- Sinceramente? O planeta em que vivem pode ser um Inferno ou Paraíso. Façam aqui e agora.
- Muitos de nós sonha em morar junto aos Deuses. Isso é possível? Você aceitaria conviver com um vizinho humano?
- Eu estou morando aqui, não estou? Os Deuses e Deusas que sua espécie adorou na antiguidade estão vivendo entre vocês, observando, aprendendo, registrando, trabalhando. Eu não sei exatamente qual o objetivo disso tudo, eu só quero aproveitar minhas férias.
- Existe alguma chance dos Deuses e as religiões antigas voltarem?
- Talvez. Alguns querem. Eu estou muito ocupada como executiva chefe de uma famosa marca mundial de produtos de beleza.
- O tem a dizer para o ser humano?
- Vivam e cultivem um mundo justo para todos. Saibam de uma vez: Amor é o Todo da Lei.

2 comentários:

Bruna disse...

Poxa você pegou todos os meus comentários desde Baal até as últimas que enviei ontem à noite e fez uma postagem... pena que você não deu sua opinião sobre Baal ser comemorado no verão, pois é a época das chuvas 😊

Bruna disse...

E não é coincidência mesmo, Baal e Astarte, são o casal de deuses que admiro, cultuo e rezo todos os dias 😉