“Que raça eram os antigos gregos e romanos?”
Por mais simples que possa parecer, quase todas as palavras nesta questão escondem camadas de suposições. Assume que raça é uma categoria válida para descrever os seres humanos e é igualmente aplicável às sociedades antigas e modernas. Assume que podemos reconstruir informações demográficas antigas de uma forma abrangente. Ele assume que “Gregos e Romanos Antigos” são grupos definíveis de pessoas, e que sabemos quem entendemos por essa designação.
Essas não são questões triviais e as abordarei em postagens futuras, mas hoje quero abordar uma suposição ainda mais fundamental e persistente: a de que a identidade racial dos antigos gregos e romanos é importante.
Bem, eu sou um historiador antigo e um geek. Passei minha vida inteira, tanto no trabalho quanto no lazer, ouvindo as pessoas que as coisas que me importam não importam. (O título da minha área, "história antiga", é até usado como sinônimo de " irrelevante "). Isso nunca me impediu de tentar descobrir as coisas e não deveria nos impedir de pensar sobre raça na antiguidade, mas deve nos fazer recuar e perguntar: Por que queremos saber?
Quando fazemos perguntas sobre a raça dos povos antigos, não as colocamos no vazio. Na verdade, há uma longa história de pessoas discutindo sobre a resposta e, se não entendermos seus raciocínios e motivações, podemos cair nas mesmas armadilhas e cometer os mesmos erros que eles.
Podemos começar por volta de 1500 dC, quando o conceito ocidental de corrida estava assumindo seus contornos modernos. Variações nas características físicas e genéticas - da cor da pele ao tipo de sangue - fazem parte da realidade da biologia humana, mas a crença de que essas características podem ser usadas para dividir a humanidade em categorias distintas e significativas, mais ou menos nos termos que reconhecemos hoje , foi um produto do imperialismo e colonialismo europeu . As potências europeias que estavam ocupadas conquistando e colonizando o resto do mundo tinham que se definir como superiores às pessoas que estavam deslocando, explorando ou massacrando. A ideia de uma raça “branca” - uma raça “branca” superior, nada menos - começou com a necessidade de justificar as atividades europeias no exterior.
Depois que os europeus se definiram como brancos e superiores, a história teve de se alinhar. Por um lado, as raízes da superioridade branca tiveram que ser encontradas nas profundezas da história; por outro lado, quaisquer grandes realizações na história tiveram que se tornar propriedade dos brancos. Qualquer evidência que pudesse ser interpretada como sugerindo que os brancos haviam feito conquistas significativas antes de qualquer outra pessoa ser celebrada, como o Homem de Piltdown, uma farsa que saiu do controle porque se conformava perfeitamente com o que os arqueólogos esperavam: os primeiros passos cruciais em direção aos humanos modernos aconteceu no noroeste da Europa. As conquistas de povos não europeus foram negadas ou reivindicadas para os europeus sempre que possível, como a " teoria da raça dinástica " no Egito ou a afirmação de que os principais centros da civilização africana, como O Grande Zimbabwe deve ter sido construído por colonos brancos (ou brancos). Civilizações que não podiam ser negadas nem reivindicadas pela brancura, como as da Índia, China e Mesoamérica antigas, foram denegridas ou rejeitadas .
A cultura cristã européia há muito idolatrava a civilização da Grécia antiga, um hábito que remontava à República Romana. Os romanos tinham um relacionamento difícil com seus vizinhos e súditos gregos, pois tendiam a enaltecer as grandes obras literárias, artísticas e filosóficas do passado grego clássico, enquanto zombavam dos gregos contemporâneos como indignos de seus ancestrais. Após a queda do Império Romano ocidental, à medida que o grego e o latim se tornaram mais aprendidos do que as línguas vernáculas, a literatura grega e latina adquiriu coletivamente uma aura de autoridade cultural. Essa aura de autoridade foi ainda apoiada pela associação do aprendizado do grego e do latim com a autoridade religiosa na igreja cristã.
Na era imperial, quando as nações europeias afirmavam sua superioridade racial sobre seus súditos coloniais e escravos, as antigas civilizações grega e romana passaram a ser percebidas como o auge da cultura intelectual, filosófica e artística. A defesa da superioridade europeia exigia, portanto, a afirmação de uma ligação direta com a Grécia e Roma. Uma vez que a raça era a moeda aceita de identidade, esse vínculo teve que ser definido em termos raciais. Portanto, tornou-se essencial que os antigos gregos e romanos fossem brancos.
Várias estratégias existiam para argumentar que os antigos gregos e romanos eram brancos, mas uma das mais influentes foi o modelo de invasão ariana. De acordo com esse modelo, os arianos eram uma raça branca superior primordial, cujas origens estavam em algum lugar do norte ou nordeste da Europa. Em vários momentos da história, ramos individuais desta raça explodiram para fora, atravessando grandes distâncias e conquistando todos os povos "inferiores" em seu caminho, eventualmente colonizando uma faixa da Eurásia que se estendia da Inglaterra ao norte da Índia. Esses invasores arianos poderiam ser creditados com realizações culturais em qualquer lugar que fossem, mas o mais importante, eles foram saudados como os ancestrais dos gregos clássicos.
Não bastava que os antigos gregos e romanos fossem brancos. Visto que os europeus olhavam para trás para a cultura greco-romana como uma fonte de autoridade, aqueles que queriam validar os projetos imperiais exigiam que as opiniões dos grandes autores antigos deveriam apoiar seu senso de superioridade racial. Os estudiosos pesquisaram textos antigos em busca de passagens compatíveis com o impulso imperialista e as elevaram como as verdadeiras crenças dos Grandes Pensadores da Antiguidade. Quaisquer passagens que expressassem uma perspectiva diferente foram rejeitadas ou reinterpretadas. Ao longo dos séculos dessa atividade acadêmica, os antigos gregos e romanos se tornaram não apenas “brancos”, mas os próprios fundadores da supremacia branca.
Os estudos modernos reconhecem que a “raça ariana” foi uma invenção da imaginação (o termo “ariana” está agora reservado para certos povos históricos do norte da Índia). Tanto a identidade étnica dos antigos gregos e romanos quanto suas opiniões sobre essa identidade são agora vistas como questões muito mais complicadas, sem respostas fáceis, mas os insights das últimas décadas de estudos estão apenas lentamente chegando à consciência pública mais ampla. As relíquias do modelo de invasão ariana determinado racialmente ainda estão ao nosso redor, algumas delas despojadas do racismo mais óbvio da bolsa de estudos mais antiga, mas ainda baseadas no desejo de afirmar a brancura fundamental do antigo Mediterrâneo.
Quando fazemos perguntas sobre a raça dos antigos gregos e romanos, este é o contexto do qual devemos estar cientes. Muitos estudos mais antigos estão repletos de suas ideias, e mesmo as discussões populares mais recentes sobre o assunto tendem a estar inconscientemente alinhadas com o modelo ariano.
Os erros do modelo ariano e outros argumentos que afirmavam a brancura dos antigos gregos e romanos surgiram do desejo de fazer o passado refletir as preocupações do presente. O passado não existe para nos fazer sentir melhor sobre nós mesmos ou validar nossa política contemporânea. Essa é a suposição contra a qual devemos nos precaver com muito cuidado em qualquer pesquisa histórica. Se presumirmos que os gregos e romanos são uma medida de civilização e que quaisquer semelhanças que possamos encontrar entre nós e eles provam nosso próprio valor, nossos argumentos ficarão irremediavelmente tortos.
Em vez disso, se há alguma utilidade em examinar a identidade étnica grega e romana, é como parte da obra mais ampla da história: ajudar-nos a compreender melhor nossa própria sociedade, dando-nos exemplos úteis para comparação. Não provaremos nosso próprio valor mostrando que os gregos e romanos eram como nós, mas podemos compreender melhor as complexas forças em ação na formação de nossas próprias identidades, entendendo como eles eram diferentes de nós.
Original: https://co-geeking.com/2017/10/23/race-in-antiquity-the-question/
Traduzido com Google Tradutor.
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