No último post desta série, explorei a questão de quem entendemos por gregos antigos . É uma pergunta mais complicada do que parece e não oferece respostas fáceis. Quando nos voltamos para os romanos, descobrimos que, se alguma coisa, a identidade romana era ainda mais complicada do que a grega.
A história de Roma foi de expansão e contato com um mundo maior. A própria cidade de Roma estava localizada no ponto de cruzamento de duas importantes rotas de viagem: o rio Tibre, que ia dos Apeninos ao mar, e uma antiga rota comercial que corria ao longo da costa ocidental da península italiana. A Roma primitiva floresceu com o comércio que corria ao longo dessas rotas, e um certo grau de abertura para estrangeiros fez parte da identidade romana desde seus primeiros dias. Na verdade, a própria cidade de Roma foi formada por várias vilas originalmente independentes no topo da colina que se fundiram em uma cidade-estado à medida que cresciam. As pessoas da Roma antiga eram latinas e compartilhavam uma identidade étnica, lingüística e cultural com as pessoas de outras cidades latinas próximas.
O início do estado romano era governado por reis. A realeza romana não era hereditária; antes, com a morte de um rei, o povo de Roma elegeu um novo. Muitos dos reis registrados nas lendas romanas são provavelmente inteiramente míticos, mas os mitos têm implicações importantes para a forma como Roma primitiva se relacionava com o mundo exterior. Poucos reis eram de Roma. Em vez disso, a lista inclui sabinos (das colinas a leste de Roma), etruscos (das cidades prósperas ao norte) e latinos de outras comunidades. Na verdade, parece que os primeiros romanos podem ter escolhido forasteiros para seus reis, a fim de evitar conflitos entre as famílias aristocráticas da cidade sobre o cargo. (Tito Lívio, História de Roma 1.10-49; Dionísio de Halicarnasso, Antiguidades Romanas 2.36-58, 3.36-46, 4.1-28; Eutrópio, Compêndio de História 1.1-8)
Os romanos de idades posteriores continuaram a afirmar suas conexões com outros povos. Os sacerdotes romanos adotaram métodos etruscos de interpretação das mensagens dos deuses. Mesmo muito depois de Roma ter conquistado as cidades etruscas, os romanos continuaram a praticar o que chamavam de "método etrusco". A família Claudiana, um dos clãs nobres mais poderosos de Roma e parte da primeira dinastia de imperadores romanos, orgulhosamente declarou suas origens sabinas. (Suetônio, Os Doze Césares , "Vida de Tibério," 1; Valerius Maximus, Ações e provérbios memoráveis 1.1)
Estar aberto ao mundo não era apenas um hábito romano; foi a chave para o sucesso de Roma como um estado expansionista. Em vez de subjugar ou exterminar os povos que conquistaram, os romanos os incorporaram ao seu estado, estendendo direitos legais e políticos e criando incentivos para que os conquistados e seus descendentes se considerassem romanos. Os benefícios práticos para o império foram consideráveis. Provincianos que se sentiam parte do império eram menos propensos a se revoltar. Eles forneceram um fluxo praticamente inesgotável de novos recrutas para o exército romano. Os melhores e mais brilhantes gravitaram em direção à cidade de Roma, onde se tornaram as principais luzes da arte, literatura, estudos e direito romanos. Alguns dos grandes nomes da história romana vieram das províncias, incluindo o poeta cômico Martial, que veio da Espanha; o biógrafo dos primeiros imperadores Suetônio, do Norte da África; e o jurista Ulpiano, da velha cidade fenícia de Tiro. Até mesmo imperadores podiam vir das províncias. No final do terceiro século EC, Roma era governada por homens da Trácia, Ilíria, Arábia, Norte da África e Gália. (Martial, Epigramas 10,65, 10,103, 10,104; Herodiano, História Romana 7.1; Epitome de Caesaribus 31; Eutropius 13, 18; Zosimus, New History 1.13; L'anneé épigraphique 1953 73)
Muitas pessoas que permaneceram nas províncias também reivindicaram o romantismo como parte de sua identidade. Ser romano não excluía necessariamente outras identidades e podia significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Ser romano fazia parte do complexo conjunto de identidades que as pessoas podiam afirmar, adaptar, questionar e redefinir como bem entendessem, da mesma forma que as pessoas hoje que se identificam como americanas, britânicas ou húngaras podem ter maneiras muito diferentes de compreender e expressar essas identidades. Uma lápide na fronteira do Danúbio identifica o soldado para o qual foi armada como romano e franco. Um orador que veio da tribo eduense da Gália central declarou: "Que povo em todo o mundo é mais apaixonado pelo nome romano do que os edui?" Em todo o império, pessoas que falavam latim, mas não eram cidadãos romanos, ou quem tinha cidadania romana, mas se vestia no estilo britânico, ou quem usava roupas romanas, mas falava grego, podiam se chamar romanos com igual reivindicação a essa identidade. Ao mesmo tempo, nem todo mundo que viveu sob o domínio romano ou participou da cultura romana queria ser considerado romano. Houve quem rejeitou inteiramente a identidade romana, ou a abraçou apenas quando as circunstâncias o exigiam, como São Paulo, que afirmou sua cidadania romana apenas quando ameaçado de tortura. ( ou o abraçou apenas quando as circunstâncias o exigiram, como São Paulo, que afirmou sua cidadania romana apenas quando ameaçado de tortura. ( ou o abraçou apenas quando as circunstâncias o exigiram, como São Paulo, que afirmou sua cidadania romana apenas quando ameaçado de tortura. (Atos dos Apóstolos 22; Panegyrici Latini 8.2; Corpus Inscriptionum Latinarum III 3576)
Assim como o grego, o romanismo nunca foi concebido como uma identidade étnica ou racial. Nunca houve um momento na história romana em que aqueles que se diziam romanos acreditassem ser um povo geneticamente distinto, separado do resto do mundo por uma barreira intransponível. Embora o império de Roma tenha sido criado e sustentado por atos de violência contra estranhos, alguns deles possivelmente chegando ao nível de genocídio, a cultura romana não inventou ou impôs categorias raciais às suas vítimas da mesma forma que os impérios modernos fizeram. A questão de saber se alguém era romano ou não nunca foi respondida pelas características do corpo de uma pessoa ou pelo exame de suas origens e ancestrais.
Original: https://co-geeking.com/2018/06/11/race-in-antiquity-who-were-the-romans/
Traduzido com Google Tradutor.
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