quarta-feira, 8 de abril de 2015

O arcano do Papa

O cargo máximo na Igreja é chamado comumente de Papa, mas podemos falar também em Sumo Sacerdote, Pontífice Máximo e Hierofante.
Em diversas organizações religiosas existe uma hierarquia, sendo sacerdote o cargo básico, então fica claro que o Sumo Sacerdote é o cargo acima dos demais sacerdotes. Todo sacerdote é um pontífice, que significa “construtor de ponte”, assim o Pontífice Máximo é o “construtor de ponte” responsável por aproximar as pessoas de uma congregação e o de aproximar esta com o divino.
Hierofante: 1) Sacerdote de Elêusis, na Grécia, a quem cabia a iniciação dos neófitos e a interpretação dos mistérios e coisas sagradas. 2) Indivíduo que se inculca conhecedor de ciências ou de mistérios. 3) O grão-pontífice, na antiga Roma. [Dicionário Michaelis Online]
O cargo de Sumo sacerdote está presente em outras organizações religiosas, mas curiosamente o titulo de Pontífice Máximo era anteriormente conferido ao rei ou imperador de Roma, visto que, nas sociedades pagãs, os reis também serem sacerdotes.
A figura central no arcano denota claramente o cargo. O homem tem uma coroa tríplice, tem um báculo de três cruzes, está sentado entre dois pilares. Sua posição colocada em perspectiva acima das figuras menores, secundárias, mostra que o homem assume uma posição de superioridade.  A postura sentada tem uma proximidade com o discurso de cátedra, ou o discurso doutrinário, discurso acadêmico, onde quem fala o faz com conhecimento. A postura das mãos ressalta que o homem fala do alto de sua cadeira, cargo, posição, eu até diria pedestal. O arcano também mostra que as figuras secundárias o procuram, seja para assuntos espirituais ou seculares. Então aquele que ocupa tal cadeira deve ter a capacidade, a autoridade e o preparo para atender as pendências de sua congregação.
No caminho iniciático, o sábio não é aquele que tem o conhecimento de cátedra, não é aquele que dita normas, mas aquele que conquistou a iluminação e faz de si mesmo um exemplo, praticando o que apregoa.

Nenhum comentário: