terça-feira, 30 de junho de 2009

Julho, o mês de Julio César

Julho foi nomeado devido a Julio César, que nasceu nesse mês. Antes era chamado de Quintilis, uma vez que era o quinto mês no calendário romano antigo.
Festas em Julho:
Dia 5 – Poplifugia, festival em honra a Jupiter.

A poplifugia ou populifugia, foi um festival em comemoração da fuga dos romanos quando os habitantes da Ficuleae e Fidenae [cidades antigas] apareceram em armas contra eles, pouco depois da cidade ter sido queimada pelos gauleses. A vitoria tradicional dos romanos, que seguiu era comemorada no dia 7 (chamado de Nonae Caprotinae como uma celebração a Juno Caprotina), e no dia seguinte era o Vitulatio [o Dia do Jubilo, um dia de celebração em honra a Vitula, a Deusa do jubilo e da vitória].
Dias 6 ao 13 – Ludi Apollinares, jogos em honra a Apollo.

Os Ludi Apollinares foram jogos solenes que aconteciam anualmente pelos romanos em honra ao Deus Apollo.
Dia 7 – Nonae Caprotinae Juno [Festa dos figos] ; os sacerdotes publici sacrificavam ao [Deus] Consus. O Deus Consus era o protetor dos grãos e silos de estocagem e era representado por uma semente de milho.
Dia 9 – Caprotinia.

Festivais dedicados a Juno em favor das mulheres escravas. Uma ocasião solene durante a qual elas [as escravas] corriam e se batiam. Apenas mulheres participavam dos sacrifícios oferecidos nessa celebração.
Dia 19 – Lucaria.

Uma antiga festa romana, celebrada nas florestas, aonde os romanos, vencidos e perseguidos pelos gauleses, se retiraram e se esconderam.
Dia 23 – Neptunalia celebrada em honra a Netuno.

Um festival obscuro e arcaico de dois dias celebrado na metade do verão mais seco em honra a netuno, provavelmente celebrado com jogos e banquetes.

Nenhum comentário: