segunda-feira, 1 de junho de 2009

Promoção, aceitação ou confusão

Eu faço pesquisas pela internet atrás de textos interessantes e deparo-me com um movimento entre os Católicos em torno do Oitavo Dogma, que é a "promoção" da Virgem Maria ao cargo de "Corredemptrix", para o desespero dos Evangélicos que vêem nisso (com certa razão) uma forma de Paganismo.
Evidentemente os Católicos negam, dizem que venerar não é o mesmo que adorar, mas há um culto a Maria (mariologia). Essa personagem mítica cristã foi anteriormente "promovida" a Santa, a Mediatrix e a Rainha do Céu, eu creio que será dificil a tarefa de incluir Maria como Co-redentora, pois isso é meio passo para torná-la uma divindade. Se bem que a Igreja não deve ter nenhum escrúpulo em transformar a Santissima Trindade em uma Quatríssima Trindade.
Como se isso não fosse o suficiente, temos no meio Pagão os movimentos Diânicos e agora me deparo com um movimento chamado Aristasia que é bem parecido com o Dianismo radical, propondo o "retorno ao matriarcado primievo e à religião da Deusa", vista como a divindade única, criadora de tudo. Um Monoteísmo Feminista. Não vejo em que pode ser diferente de um Monoteísmo Machista. Foi dessa forma de entendimento da Realidade Divina focado em uma divindade absoluta que a humanidade tem tentado se libertar, os males do patriarcado não podem ser sanados através de um matriarcado.
Discutir de forma razoável com pessoas imbuídas de uma crença, especialmente quando essa crença nega fatos históricos e antropológicos mais básicos, não é uma tarefa fácil e eu não estou falando apenas dos Cristãos, eu tenho dificuldades em debater até entre Pagãos. Simplesmente porque debaixo do que hoje se chama Paganismo pode se encontrar uma diversidade enorme de crenças, Panteístas, Politeístas, Panenteístas e até mesmo Monoteísmo. Mas uma vez que falei dos primos, os Cristãos, eu imagino se algum dia irão (como os outros primos monoteístas, os Judeus e os Muçulmanos) aceitar ou adotar Maria como uma Deusa.
Nisso, Católicos e Aristasianos parecem concordarem: Maria é Janua Coeli, a "Porta do Firmamento", semelhante ao Axis Mundi, equiparada a Cristo como Mediadora e Redentora.
Citando o texto de um site Aristasiano: "Os dois solstícios, são chamados Janua Coeli ou 'Porta do Firmamento'; pois eles são dois pontos de entrada e saída do mundo-caverna no qual existimos. Os solstícios de inverno e verão são conhecidos como os Portões de Dea ou os Portões da Donzela e isso corresponde exatamente com os mistérios solsticiais".[Mother God]. Citando o texto de um site Católico: "Maria é chamada Porta do Céu porque foi o caminho que o Senhor escolheu para do céu descer à terra. Convinha que, como pela mulher começou a destruição do mundo, também fosse pela mulher que começasse a reconstrução; e como Eva abriu o caminho à obra fatal de Adão, também Maria abrisse o caminho à obra prima do segundo Adão, Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio salvar o mundo morrendo na Cruz".[Deus lo Vult]
No primeiro texto, nota-se um certo sabor Gnóstico, maniqueísta mesmo, ao definir este mundo como estando em uma "caverna" - na escuridão - como se isso fosse algo ruim, maligno. No segundo texto, temos a boa dicotomia cristã que proveio do Maniqueísmo e do Judaísmo, onde o mundo jaz no pecado e precisa ser salvo. Em ambos, parece, ao meu ver, que é uma tentativa de transformar Deuses masculinos (como Janus) em Deusas, ou transformar manifestações divinas masculinas em femininas.
Para os Pagãos em geral, em especial os wiccanos tradicionais, os solstícios são parte da Roda do Ano e parte dos mitos do Deus e da Deusa, juntos, em cooperação. Com exceção dos Diânicos radicais, não faz o menor sentido para nós falar na Deusa como absoluta, a divindade única, criadora de tudo, nós não adoramos a Santa Ameba ou, como disseram alguns pagãos, a Jeovulva, muito embora consideremos a mulher o templo sagrado e sua yoni o portal sagrado.
Mas, enfim, cada um no seu quadrado, cada louco com sua mania. Tentar dialogar com Pagãos tem sido difícil, tentar debater com Cristãos tem sido um desperdício. Melhor eu cuidar das minhas coisas.

Nenhum comentário: