segunda-feira, 1 de junho de 2009

A caixa de Pandora

Este tópico não irá falar do mito de Pandora e sua caixa, mas de uma situação que se parece muito com tal mito. Desde 2004 eu comecei a me interessar por Paganismo e Wicca, cheguei a participar do forum da Abrawicca no Yahoo e na comunidade Sociedade Wicca no Orkut, sendo banido de ambas, por motivos diversos, mas correlatos aos assuntos que exponho nesse blog.
Pois bem, qual não é minha surpresa ao ver na comunidade de onde eu fui banido alguns textos que são emblemáticos porque se parecem com os textos de minha autoria e que foram os motivos de meu banimento.
Antes, um texto pequeno falando de sexo (!): "Sexo é sagrado, TODO ATO SEXUAL QUE ENCERRE PRAZER É UM RITUAL DA DEUSA, TODO ATO DE AMOR É UM RITUAL DA DEUSA. MAS ACHAR QUE SOMENTE ATOS SEXUAIS COM AMOR SÃO "BONS" PARA BRUXAS É NEGAR A PROPRIA ESSENCIA DA BRUXARIA.TODOS OS ATOS DE AMOR E/OU PRAZER são rituais da Deusa".
Curiosamente eu fui expulso do forum da Abrawicca no Yahoo acusado de patrocinar a pedofilia. Minha postura diante do sexo é muito mais liberal e não-convencional do que o de muitos pagãos, bruxos e wiccanos, isso não deve ser novidade aos meus eventuais leitores, mas o texto indica uma certa hipocrisia. Se todos os atos de amor e prazer são um ritual à Deusa (o que eu concordo), como fica a questão da idade, do consentimento, do estupro, da violência sexual?
Agora eu vejo esse texto, de autoria da mesma pessoa:
"AVISO IMPORTANTE: pessoas inescrupulosas e diversos ignorantes sobre a religião Wicca costumam fazer ritos de inciação em massa, para dezenas ou até - absurdo! - centenas de pessoas. Esses ritos não sósão perigosos, porque conduzidos por leigos ou pessoas de má fé, como produzem uma auto-ilusão em novatos que acreditarão ter sido iniciados sem que isso tenha qualquer respaldo mágico, energético, nem espiritual.
Não criticamos pessoas que pratiquem outras modalidades de paganismo, mas criticamos veementemente quem usa indevidamente o nome Wicca e ensina a pessoas práticas esotéricas misturadas que nada têm a ver com nossa religião pagã e iniciática.
Uma iniciação de verdade é um processo que demora. Ela precisa ser um marco de transformação na vida. Ela só pode ser feita se seu Iniciador conhecer vc intimamente, seconviver no seu dia a dia e acompanhar sua vida. Ninguém pode ser iniciado por uma pessoa que só vai conhecer ou ver rapidamente em um falso rito de iniciação.
Para que alguém seja iniciado de verdade, precisa muitas coisas, entre elas:

- Aprender e vivenciar rituais com os Deuses antigo por diversas Rodas do Ano;
-Saber se comunicar com os Deuses e estar intimamente conectado com eles;
- Saber a história da bruxaria;
- Ter aprendido técnicas magicas complexas e magia dos elementos;
- Saber conquistar e criar aliados magicos e guardiões;
- Ter vivido um profundo processo de auto-conhecimento e ser umapessoa madura, livre e equilibrada em quaisquer circunstancias;
-Ser usado pelos Deuses como seu instrumento consciente no mundo;
- Amar a Deusa e Seu Consorte o suficiente para ser seu Sacerdote ou Sacerdotisa para o resto da vida.
NÃO ACEITE UM FALSO RITO DE INICIAÇÃO!
Se vc deseja aprender a religião Wicca de verdade e não ser enganado, a Abrawicca está à disposição com cursos, esclarecimentos e indicações de pessoas idôneas para ajudá-lo.
ABRAWICCA - ATIVISMO WICCANIANO NO BRASIL
"Diga "NÃO" à banalização da religião Wicca".
Mavesper Cy Ceridwen
Sacerdotisa Wiccaniana [sic] há 16 anos
Presidente Nacional da Abrawicca".
Igualmente emblemático, uma vez que eu fui banido da Sociedade Wicca exatamente por defender a Wicca contra a sua banalização e por combater certas imposturas, criticando "veementemente quem usa indevidamente o nome Wicca e ensina a pessoas práticas esotéricas" que pouco têm a ver com a Wicca (como no caso da autoiniciação).
A postura da Sociedade Wicca tem mudado aos poucos depois que eu fui banido. Tem adotado uma postura de seriedade (embora de fachada), defendendo em muitos textos certas posturas "tradicionalistas", abandonando inclusive alguns epítetos (como o epíteto de "pioneiro da Wicca" para o Pavão). Ou seja, como Pandora, depois que abriu a caixa, quer desfazer a lambança (para não usar outra palavra) que provocou, mas é impossível deter os efeitos daquilo que começou. Eu vou ficar assistindo o circo pegar fogo.

Um comentário:

Anônimo disse...

posso me sentar aqui com vc?
quer pipoca?

Nana