domingo, 31 de maio de 2009

Junho, mês de Juno

Junho é o quarto mês do calendário romano. O nome do mês é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter. A primeira metade de Junho era um período de purificação religiosa e era a época mais favorável para casamentos.
Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de Junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.

Festivais em Junho:
1º de Junho: Consagrado a Juno Moneta, o aspecto de Juno que impede desastres e danos.
1º de Junho: Consagrado a Marte. O aniversário da dedicação do templo de Marte próximo ao portão de Capena.
1º de Junho: Tempestatibus, consagrado a Tempestates, Deusa do Clima e tempestades em particular.
1º de Junho: Carna, consagrado a Carna, Deusa das dobradiças das portas bem como da saúde do corpo. Ela tinha o poder de proteger os bebês que eram deixados sozinhos em seus berços dos [ataques de] vampiros. Nesse dia as orações eram oferecidas a ela para a saúde do fígado, coração e outros órgãos internos. Ela recebia nesse dia oferendas de feijão e toucinho.

Dia 3 – Festival em honra a Bellona.
Bellona era uma antiga Deusa romana da guerra. Ela pode ser um dos muitos Deuses sagrados romanos, possivelmente de origem Etrusca e supõe-se que seja a divindade primitiva da guerra dos romanos, antecedendo a identificação de Marte com Ares. Ela acompanhava Marte nas batalhas e era tida ora como sua irmã, esposa ou filha.
Dia 5: Consagrado a Dius Fidius, "Fé Divina". Ele estava associado com os juramentos e acordos.

Dia 7 ao 15 – Vestalia, em honra de Vesta.
Vesta era a Deusa Virgem do coração, da casa e família na mitologia romana. Ela tem um grande, porém misterioso, papel na religião romana. Pouco é conhecido sobre a Deusa uma vez que, ao contrário de outras divindades romanas, ela apareceu sem menções nos mitos. A presença de Vesta era simbolizada pelo fogo sagrado que queimava em seu coração e templos. O fogo de Vesta era guardado em seu templo por suas sacerdotisas, as vestais.
No primeiro dia das festividades, o penus Vestae (a cortina do santo do santo de seu templo) era aberto, apenas nesse momento durante o ano, para as mulheres oferecerem sacrifícios.
Dia 7 - Consagrado a Tiberinus, o Deus doo rio Tiber.
Dia 8 - Consagrado à Mens, Deusa do pensamento corrreto e a mente.
Dia 11 - As matronas celebravam Matralia, para honrar a Deusa Mater Matuta. As matronas ofereciam à Deusa bolos assados em potes de barro. As mulheres romanas carregavam as filhas de suas irmãs em seus braços e pediam por sua saúde.
Dia 11 - Consagrado a Fortuna, Deusa do destino, oportunidade, sorte e fortuna.
Dia 13 ao 15 – Quinquatrus minusculae, em honra a Minerva.
Tinha esse nome porque era celebrado no quinto dia após o Ides. Como esse festival era consagrado a Minerva, as mulheres costumavam consultar adivinhos neste dia.
Dia 19 - Consagrado a Minerva, Deusa dos ofícios e associações de comércio, relacionada com Atena.
Dia 20 – Festival em honra a Summanus.
Na mitologia romana, Summanus era o Deus do trovão noturno, oposto a Jupiter, o Deus do trovão diurno. O nome dele pode ter vindo do latim sub-manus, "predecessor da manhã". Há especulações que poossa ter vindo de Summus Manium "o maior dos Manes".
Dia 24 - Consagrado à Fors Fortuna, Deusa da boa fortuna. Seus festivais é um assunto espiritual com pessoas tanto a pé quanto em barcos decorados com flores. Plantadores traziam seus vegetais e flores ao mercado e cantavam hinos solenes à Fors Fortuna.
Dias 25 e 26 - Ludi Taurei Quinquenalles, jogos que aconteciam em honra das divindades do submundo. Os jogos aconteciam uma vez a cada cinco anos.
Dia 27 - consagrado a Jupiter Stator ("Jupiter o Protetor"), que ajuda os guerreiros em manter sua posição em uma situação adversa. Vinte e sete donzelas cantavam hinos a Juno enquanto a procissão seguia pela cidade.
Dia 29 - Consagrado a Hercules Musarum, "Hercules das Musas". Escribas ofereciam suas reverências ao aspecto mais pacífico de Hércules, bem como às nove Musas que governavam as artes.[Fontes: Wikipédia e Nova Roma]

Nenhum comentário: