sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Terra, elemento da manifestação

Sem o Mundo, não haveria a manifestação da Vida, a Vida não manifestaria a Consciência, a Consciência não entenderia o Mistério da Existência. O sentido de nossa espécie seria completamente impossível de ser entendido, assimilado e transcendido sem a formação do mundo e de nosso corpo pelo elemento terra.
De todos os planetas que existem no sistema solar, apenas nosso mundo desenvolveu vida. Existe a versão científica, altamente evidenciada e explicada, mas para fins de ilustração, a vida tornou-se possivel aqui porque os Deuses Antigos encontraram aqui as condições necessárias para manifestar físicamente o Mistério da Existência. Os Deuses Antigos não são Demiurgos que operam fora da experiência, em uma atitude arrogante e presunçosa, como se fossem superiores, os fatores que formam nosso mundo são formados pelos Deuses Antigos, são o corpo, o sangue e o espírito dEles.
Por causa disso, nós, pagãos e bruxos, procuramos ver o sagrado na natureza, no solo, no nosso corpo. Assim, é fundamental para o pagão e o bruxo manter um contato com a terra de alguma forma, como andar de pés descalços em ocasiões especiais.
Embora os pés sejam nosso contato mais direto com a terra, no corpo humano o elemento terra está localizado na base da espinha, próximo dos órgaõs reprodutores e das saídas excretoras. Ali está igualmente a base da Kundalini, por isso que para o pagão e o bruxo é tão importante a digestão e o sexo.
Nas cerimônias, o elemento terra está representado pelo sal, pelo cristal e pelo pentagrama. O sal se mistura com a água para a consagração dos celebrantes, o cristal é colocado no quadrante do Guardião do Norte (posição mais usual, tradicional) e o pentagrama ocupa a parte central do altar. O sal é símbolo da conservação, o cristal é símbolo da estabilidade, o pentagrama é símbolo da comunhão. O círculo é feito sobre o solo, o altar é montado sobre o solo, os quadrantes são marcados no solo, o Grande Rito é realizado no solo! O caldeirão também pode ser considerado um símbolo do elemento terra, uma vez que ali a água é contida, como os mares e oceanos repousam dentro do caldeirão formado pelo elemento terra, no nosso planeta.

Nenhum comentário: