domingo, 17 de fevereiro de 2008

Ar, elemento da comunicação

O elemento ar é fundamental para a manutenção da existência das espécies que necessitam de oxigênio para respirar. No elemento ar se manifesta o elemento éter, o meio da Comunicação, seja entre os humanos ou destes para com espíritos e entidades, tanto que se diz que quando um vidente ou sensitivo entra em contato com entidades ou espíritos, se diz que se ‘ouviu vozes’.
A manifestação mais bruta de espíritos, entidades e divindades ocorre no ar que nos circunda. As cerimônias ocorrem sobre o círculo, sobre um solo consagrado, mas as palavras sagradas são emitidas no domínio do elemento ar. Este também é necessário para a manifestação do elemento fogo em nosso mundo, sem isso o elemento fogo não poderia transformar a matéria, não poderia agir no incenso e o incenso não levaria nossas petições aos Deuses Antigos.
A palavra, vibração sonora, mantra ou runas, usada para alterar nosso estado de consciência e o 'estado vibratório' da realidade imediata, depende da transmissão dessa vibração pelo elemento ar. Sem essa propriedade, as cerimônias não teriam sentido ou efeito.
Em muitas religiões se fala em ser 'carregado pelo ar', ou na 'inspiração divina', no 'êxtase' e no 'arrebatamento', fenômenos que são ligados ao elemento ar e ocorrem neste meio. Por exemplo, a figura do anjo é simbolizado com asas não porque as possui físicamente, mas para simbolizar esse atributo espiritual. Em alguns casos, os Deuses são tidos como 'habitando em um trono no Céu' ou 'no alto do monte' exatamente por essa ligação entre o elemento ar e a espiritualidade.
O arrebatamento, o êxtase, a projeção astral, a sensação de estar livre do peso do corpo, são todas referências da transcendência da matéria em espírito que ocorrem dentro do elemento ar, mas costumeiramente acabam conduzindo o peregrino a renegar a matéria, o corpo, em troca de estranhos conceitos de ascetismo e virtude.
No Paganismo, na Bruxaria e na Wica, esse extremismo mental causado pelo domínio do elemento ar é equilibrado pelo trabalho com o corpo, com a matéria e com o nosso mundo fenomênico. Através da aceitação e da eliminação dessa separação entre matéria e espírito, o pagão, bruxo e wiccano consegue atingir a realização total e plena da humanidade, enquanto ente divino.

Nenhum comentário: