sábado, 9 de fevereiro de 2008

Identidade étnica

Identidade étnica é o conjunto de qualidades que torna um povo único e especial, diferente dos outros. Os Judeus, por exemplo, sobreviveram como povo durante o domínio Egípcio, Babilônico, Persa, Grego e Romano graças a uma firme identidade étnica.
Os Judeus mostram a força que um povo tem, graças a identidade étnica, mas que cai em desgraça quando essa identidade é esquecida. A identidade étnica dos Judeus existiu até a Diáspora. Agora, desprovidos dessa identidade étnica, os Judeus decaíram de suas qualidades enquanto povo, nas constantes guerras contra os Palestinos, Libaneses e Sírios.
Os Americanos estão passando por momentos de crise exatamente porque perderam sua identidade étnica. A América foi formada por pessoas que quiseram liberdade, igualdade e justiça, mas atualmente seus descendentes mostram estarem fechados aos novos imigrantes e mostram estarem mais interessados em guerras e torturas.
Os Europeus então, perderam sua identidade étnica desde que o Império Romano e o Império da Igreja Católica avassalou os povos e as culturas locais. Guerras civis como as que ocorreram na extinta Yugoslávia e ainda ocorrem em outras regiões em busca da formação de um País autônomo denotam exatamente uma busca desesperada por essa identidade étnica perdida.
Os Brasileiros então, os Deuses Antigos tenham piedade! Nós somos um caldo indiferenciado e indistindo de diversas culturas, cada grupo cultural forma um bolsão de uma identidade cultural desprovida de raízes ou localidade. Descendentes de Europeus se identificam como verdadeiros brasileiros querendo preservar a verdadeira cultura brasileira! Descendentes de Africanos ainda não se organizaram social e políticamente para se afirmar nessa sociedade colonial! Descendentes de Asiáticos ainda vivem em comunidades fechadas, ao estilo dos guetos Judeus da Idade Média! Descendentes de Judeus e Árabes estão compondo uma identidade étnica própria, mas ainda não como brasileiros.
A coisa fica ainda mais complicada quando eu penso na identidade étnica do pagão brasileiro. Muito mais complicada, principalmente quando o pagão brasileiro não aceita o fato de que a Wica é uma religião iniciática Britânica. O que não tira a possibilidade de construir uma Wica Brasileira, mas antes temos que resolver nossa identidade étnica, para então tentarmos entender a identidade religiosa da Wica.

Nenhum comentário: