quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O drama do Deus – exílio


Nos Mistérios da Wica Tradicional pouco ou nada se fala da infância e da adolescência do Deus, o mesmo ocorre nos mitos clássicos.

O Mistério do Deus podem ser resumidos em cinco fases:
a) nascimento
b) exílio
c) conflito
d) coroação
e) morte

Iconograficamente, o Deus aparece apenas ou como a Criança da Promessa ou como o Senhor do Mundo. Qualquer imagem ou iconografia retratando a infância ou a adolescência do Deus não pertence à tradição. Isso pode ser entendido fazendo uma analogia com o crescimento e maturidade humana.
Quando nós somos crianças, nós estamos vulneráveis e dependentes, propriedades que seriam fatais para se viver no exílio. Quando nós somos adolescentes, nosso corpo está em formação, os meninos começam a sair da infância e a adquirir as características sexuais próprias do gênero o q, muitas vezes, nos dá um aspecto andrógino, o que tiraria a potência e a virilidade do Deus.
Por analogia, a infância e adolescência do Deus podem ser reveladas pelas sagas de heróis, reis e semideuses, como nos mitos de Jasão, Ulisses e Enéas. Joseph Campbell resumiu bem a questão do arquétipo do herói, enquanto papel encenado. Esses mitos têm em comum que o herói vai em busca de algo, ou para realizar algum feito, desafiar os Deuses. Sem a busca, sem a missão, o herói é mais um mortal, a busca se torna a razão de ser e a justificação do herói.
O mito do herói revela de forma exuberante os processos de crescimento e maturidade que os humanos passam. Sem a busca, não há desafio, não há aprendizado, não há crescimento. Ao longo do caminho, o herói adquire conhecimento, objetos mágicos e segredos com aqueles que estão no caminho; como também entra em lutas, conflitos e mortes que irão ser cruciais para cumprir sua missão principal.
No final, o herói realiza sua missão e se torna um modelo. No drama do Deus, o desafio será o de destronar o Deus primordial, para que o ciclo se cumpra, mas este é um outro mito.

Nenhum comentário: