terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O drama do Deus – nascimento


Nos Mistérios e mitos celebrados na Wica, o nascimento do Deus como a Criança da Promessa ocorre em Beltane.
Nos mitos clássicos, muitos Deuses são filhos de Deusas primordiais, mas em circunstâncias suspeitas. Deuses como Enlil, Marduk, Hórus, Zeus e Júpiter são escondidos de seu padastros (os Deuses que esposaram as Deusas que seriam sua mães) e crescem no exílio, como bastardos, criminosos, banidos.

Nas teogonias de outros povos observa-se um comportamento comum entre os Deuses primordiais que, para se manterem no poder, muitas vezes se uniam com suas meia-irmãs ou mesmo filhas, porque a majestade era conferida ao consorte da Deusa ou à sua descendente direta. Para os Deuses Anu, Cronos, Seth e Saturno a existência de um herdeiro da Deusa que não fosse de sua semente seria uma ameaça ao seu poder, pois o novo herdeiro poderia desposar sua mãe, ou sua meia-irmã e ser o herdeiro do trono.
As lendas em que estes Deuses devoram seus filhos ou manda matar seus apadrinhados revelam essa ligação oculta entre o trono e a Deusa. Essa perseguição se manifesta na mudança das estações do ano, quando o verão dá lugar ao outono e inverno. Na cerimônias wiccanas se encena a batalha entre o Rei Azevinho e o Rei Carvalho, o Ano Velho lutando contra o Ano Novo, o Caos resistindo à Ordem.
Muitos heróis e patriarcas das culturas pagãs originaram de um nascimento misterioso de alguma Deusa, seu banimento e criação no exílio pelas mãos, ora de um animal totem, ora de uma sacerdotisa anciã. Rômulo e Remo, Castor e Pólux, Teseu, Herácles, Mithra, Attis e Cristo se encontram nesses mitos.
Oculto e seguro em terras estranhas, Enlil, Marduk, Hórus, Zeus e Júpiter crescem em sabedoria e poder. No momento certo, os Deuses Antigos recorrem a eles para lutar contra um monstro, geralmente um gêmeo, um outro filho bastardo da Deusa, quando não uma manifestação terrível da própria Deusa primordial que vem cobrar pelo sangue de seus filhos. Neste momento, estes Deuses ressurgem, cheios da Antiga Sabedoria, prontos para reconquistar o trono que, por direito, lhes pertence, mas este é um outro mito.

Nenhum comentário: