segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Religião, magia e bruxaria

Bruxaria são métodos que visam a moldar a realidade para alcançar determinados objetivos. Para que a realidade seja moldada existem diversas práticas de magia que ativam determinados locais onde a vibração que compõe a realidade está mais acessivel ou instável. Como a magia é a técnica, bem como o objeto em operação, magia e a energia operada se confundem como uma coisa só e como a técnica é entendida como método, magia e bruxaria acabam se amalgamando como uma coisa só.
O/a bruxo/a sabe que ele/ela, seu corpo, é a parte carnal da realidade que o/a compõe, resultado não apenas de vetores vibracionais materiais, mas de vetores vibracionais espirituais. Entretanto, cada um de nós é um composto único e individual. Há uma diferença entre nós, a magia, a bruxaria e os Deuses Antigos.
Aqui entra a religião individual e, indiferente da religião que alguém escolhe, ali existirá alguma forma de magia, bem como de técnicas para ativar essa energia que cada um de nós tem dentro de si. Aqui entra também a diferença entre Bruxaria e Religião, pois ainda que a técnica requeira uma dose de crença, esta nem sempre requer a presença de um Deus ou Deusa no Ofício.
A Wica é uma religião que proveio de uma determinada prática de Bruxaria, resultado de uma tentativa de resgate dos cultos e práticas que existiam na Europa antes da dominação do Cristianismo.
Há uma choradeira sem fim de atuais bruxos quanto à época em que a Igreja dominava a Europa e muitos tentam 'purificar' a Bruxaria e a Wica das influências do Cristianismo e do Judaísmo, sem perceber que isto é uma forma hipócrita de maniqueísmo. Não há uma forma 'pura' e 'intocada' de Bruxaria e é delírio romântico querer recuperar uma 'Religião da Deusa' que nunca existiu no neolítico.
Grande parte dessa herança provinda do Cristianismo e do Judaísmo que tantos pseudo-bruxos reclamam de estarem 'distorcendo' o Ofício provém de fontes que são legítimamente antigas e parte da história da Bruxaria !
Um bruxo e uma bruxa autênticos jamais teria esse tipo de prurido. Muito do que herdamos veio de antecessores que viveram em clandestinidade com outras ordens iniciáticas, fraternidades e Judeus ! Mesmo na Igreja a Bruxaria foi praticada, distorcida e assimilada ! Então muito devagar com o andor. Não vamos cometer o mesmo erro que os Cristãos cometeram, não vamos começar a fazer Concílios, elegermos Papas nem sair por aí quebrando ícones.
Quem estuda algo de história perceberá que o Cristianismo tem ossos e raízes em mitologias pagãs, gnosticismo, neoplatonismo, mitraísmo e magia cerimonial. Muito dessa magia cerimonial tem origem no Judaísmo que, por sua vez, foi influenciado por práticas seguidas por Romanos, Gregos, Persas, Assírios, Egípcios, Caldeus, Sumérios...Em suma, as evocações, os pentáculos e as ferramentas que aparecem nos famigerados grimórios são, a despeito das distorções, registros dessa herança antiga. Aquilo que os puristas querem 'jogar fora' porque lidam com 'anjos' e 'demônios' foram praticados por nossos ancestrais e os ancestrais antes deles, muito embora com outros nomes e intenção, mas a técnica não pode ser descartada por inteiro por causa dessa neurose contra influências 'judaico-cristãos'.
O problema, como sempre, é a falta de leitura de outras fontes e a busca de outros recursos. Livros ditos de Bruxaria e Wicca não irá lhe mostrar o caminho, serão apenas fontes de informação, quando não apenas 'receitinhas de bolo' sem sentido.
O sentido de cada prática de Bruxaria só ficará clara com uma enorme e extensa leitura sobre outros povos, outros tempos, que devem ser respeitados e reverenciados, tanto como culturas individuais como culturas que contribuíram para o Ofício como o conhecemos hoje.
A outra forma de opção, menos divulgada por interesses políticos, está na busca de um bruxo ou bruxa que igualmente praticou e recebeu essa herança. Valores e princípios que não agradam aos propagadores da Wilka S/A e dessa bruxaria enlatada.
O Caminho do Sábio requer sabedoria, que requer conhecimento e prática. Dentro da religião da Wica, os pré-requisitos são mais restritos, mas não omitem outras formas de Bruxaria. Os wiccanos sérios preferem entender a técnica da prática em si do que descartá-la, preferem encontrar as palavras de poder ocultas nos grimórios do que descartá-los.
O Caminho do Sábio é uma longa caminhada, nós estamos apenas saindo do berço, primeiro temos que aprender as letras antes de soletrar, primeiro temos que balbuciar as palavras antes de poder discursar, primeiro temos que cair antes de levantar.

Um comentário:

Filipe Almeida disse...

muito pertinente meu caro, o seu texto. estou escrevendo um artigo com os meus irmaos de coven. Talvey pudessemos trocar umas figurinhas.
abraco

filipefox.multiplz.com
f3almeida*gmail.com