Ele é o novo fenômeno da Igreja Católica Apostólica Bolsonarista. Defendido por Nikolas Ferreira, e pelo futuro presidiário Jair Bolsonaro, o sacerdote que faz os fiéis acordarem às 4 da manhã para rezarem com ele, polemizou no Dia Internacional das Mulheres fazendo uma pregação machista (bíblica, diga-se de passagem), na qual diz às “degradáveis filhas de Eva” presentes na igreja que elas não nasceram para mandar em nada, apenas para auxiliarem os homens como Deus assim determinou.
O Frei de festa junina da extrema direita evocou o livro do Gênesis para colocar as mulheres "em seus devidos lugares", lembrando-as de que o criador as fez para curar a solidão do homem, como havia prometido a Adão. O curioso é que os padres e frades católicos estão liberados para curtirem a solidão, sem um auxílio feminino ao seu lado. O frade carmelita também alerta para o perigo do "empoderamento" feminino, demonizando as mulheres que querem "poder", ao invés de obedecerem aos homens que, segundo o religioso, foram feitos naturalmente para liderar.
O monge "Olavista" é o garoto propaganda do catecismo fascista da "Brasil Paralelo", uma organização quase criminosa de ensino que atenta contra a história do país e contra a nossa inteligência, promovendo revisionismo histórico sob a égide da "verdade não contada". Frei Gilson considera que a “guerra dos sexos” é algo “diabólico”, mas não manifesta opinião sobre os inúmeros assassinatos diários cometidos contra mulheres. Talvez, com receio de que possamos refletir que a defesa da submissão feminina pelo fundamentalismo cristão, fomenta violência doméstica e crimes de feminicídio.
Eu fico imaginando como deve estar se sentindo a Virgem Maria, após ouvir um sacerdote da religião que a venera como exemplo de mulher a ser seguido, sugerir que a existência das mulheres é insignificante e que elas não passam de auxiliares de homens na sociedade. Logo Maria, que quando foi visitada pelo anjo Gabriel, foi perguntada se aceitaria dar à luz ao filho de Deus, segundo a própria Bíblia relata. Em nenhum momento o anjo disse que ela não tinha escolha, e que deveria apenas obedecer às ordens superiores porque estava no mundo apenas para auxiliar os homens e fazer as suas vontades. Já pararam para pensar o porquê de as religiões nos apresentarem Deus como um homem? Pergunte ao teólogo mais contorcionista que você conhecer.
Em um outro vídeo que encontrei nas redes sociais, Gilson mostra todo o seu alinhamento com o politicamente incorreto, e defende o direito de fazer piada com "gordinhos", "negros", e outros grupos minoritários, como forma de manifestação carinhosa. E quem reclama, segundo ele, faz parte da geração "dodói" que fica de "mi mi mi" por qualquer coisa. Eu já vi gente postando vídeos e mensagens em apoio ao Frei, alegando que ele está sofrendo perseguição da esquerda por defender os valores cristãos. My eggs! O que Frei Gilson está sofrendo é um choque de realidade, ao perceber que não está mais na idade média onde mulheres eram queimadas na fogueira, acusadas de bruxaria por se recusarem a ser submissas e obedientes aos homens.
Instrumento (consciente ou não) do segmento fascista da Igreja Católica, Frei Gilson, que tem milhões de seguidores nas redes sociais, é a grande aposta do bolsonarismo para sequestrar o catolicismo, assim como é feito nas igrejas evangélicas, quando líderes manipulam a mente de seus fiéis para aceitarem o projeto de poder bolsonarista como a salvação oferecida por Jesus para o país. Sobre o seu poder mobilizador e “evangelizador”, capaz de fazer os devotos acordarem ao primeiro cantar do galo para rezarem junto com ele, é importante frisar que todo projeto de dominação possui uma etapa onde a doutrinação e a conquista da confiança do alvo são fundamentais. Os coaches fazem isso, quando convence seus mentorados a tomarem banho frio de madrugada como fórmula para obter prosperidade e sucesso.
Espiritualmente falando, com respeito a quem não crê na espiritualidade, a madrugada é um período mais propício para termos um contato espiritual com as nossas crenças, porque existem menos energias despertas circulando. Ao fazer milhões de pessoas acordarem nesse período, Frei Gilson “polui” a atmosfera espiritual da madrugada, imergindo a todos que o acompanham nas vibrações difusas da multidão que o assiste. Como eu posso provar isso? Da mesma forma que ele pode provar que Deus fez a mulher apenas para curar a solidão do homem. Eis um recorte de como a fé não pode ser padronizada por essa ou aquela religião, e Deus não pode ser monopolizado por nenhuma delas. Tenha a sua fé, mas não tenha a pretensão de julgá-la superior às demais em nome de uma verdade que você não detém.
Como homem e ex-católico, sinto vergonha de falas como as de Frei Gilson, que reduz as mulheres à uma insignificância existencial para defender a sacralidade de textos escritos por homens limitados à visão de mundo de suas épocas, atribuindo à Deus as suas vontades, maldades, preconceitos e desejo de poder sobre os demais. Será que todas as mulheres cristãs concordam em serem apenas auxiliares de seus companheiros? E o livre arbítrio, que a Bíblia que Frei Gilson defende como a palavra de Deus nos apresenta como oferecimento divino, onde fica? Por que a igreja não se manifesta contra o feminicídio e a violência doméstica? Nossa Senhora vai precisar aparecer para alguma jovem camponesa europeia, para alertar aos católicos sobre essa criminosa realidade diária?
Para finalizar, aos que acreditam que criticar Frei Gilson por uma fala absurda e desrespeitosa às mulheres, é dar-lhe engajamento, ou alçá-lo à condição de perseguido como Cristo, lembremo-nos de que foi graças às vozes que se levantaram contra a opressão, que grupos historicamente violentados em sua existência e direitos, hoje podem se posicionar e lutar contra o conservadorismo daqueles que os desejavam ver, ainda hoje, na sub humanidade. Assim como Frei Gilson, sacerdotes conservadores de outrora também alertaram para o perigo da libertação dos escravizados e do poder “diabólico” que seria dado a eles para se vingarem daqueles que os escravizaram por séculos.
Tudo que se torna independente da opressão tradicionalmente imposta, é diabólico, é imoral ou engorda. Uma pena que milhões de pessoas ainda não tenham se libertado do jogo, e do jugo do santo ofício político-religioso dos deuses humanos travestidos de Deus do universo. Que sejamos luz sobre as trevas do fundamentalismo.
Fonte: https://www.brasil247.com/blog/frei-gilson-e-o-conto-das-aias-catolicas
Nota: eu peço às mulheres católicas que de manifestem. Que Frei Gilson seja destituído de suas funções. Ou que reneguem a ICAR e escolham outro caminho para sua espiritualidade. O Paganismo Moderno é muito mais receptivo e empoderador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário